Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarachucky, D.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sousa, L., Gomez, R., Menegazzi, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6094
Resumo: Uma marca de cidade é um instrumento que faz uso de elementos gráfico-expressivos para simbolizar situações vividas em determinado lugar ou então representar o estabelecimento de diretrizes adotadas para sua promoção e desenvolvimento. O presente artigo traz uma leitura semióca da marca “Floripa Inteligente” como representação gráfica de um projeto de city branding desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO/UFSC. Focase na apresentação da base teórica aplicada ao desenvolvimento da marca citada tendo em vista a comunicação de um pensamento e gestão de Florianópolis como smart city como eixo de construção de suas representações gráficas.
id RCAP_4bbda6675c896f904328081dc98aa4c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"SemióticaBranding de CidadeCidade InteligenteIdentidade visualFloripa inteligenteSemioticsCity brandingSmart cityVisual identityUma marca de cidade é um instrumento que faz uso de elementos gráfico-expressivos para simbolizar situações vividas em determinado lugar ou então representar o estabelecimento de diretrizes adotadas para sua promoção e desenvolvimento. O presente artigo traz uma leitura semióca da marca “Floripa Inteligente” como representação gráfica de um projeto de city branding desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO/UFSC. Focase na apresentação da base teórica aplicada ao desenvolvimento da marca citada tendo em vista a comunicação de um pensamento e gestão de Florianópolis como smart city como eixo de construção de suas representações gráficas.ABSTRACT : A city brand is a tool that makes use of graphic-expressive elements to symbolize situaons experienced in a certain place or advocate the establishment of guidelines adopted for its promoon and development. This paper presents a semioc reading of "Floripa Inteligente" brand as a graphic representaon of a city branding project developed by LOGO/UFSC. It focuses on the presentaon of the theorecal basis applied to the development of this brand in order to communicate a thought and management polics for developing Florianópolis as a smart city as a focus for building its graphical representations.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoTarachucky, D.Sousa, L.Gomez, R.Menegazzi, L.2018-06-10T18:06:11Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6094porTARACHUCKY, D. [et al.] (2003) - Análise semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente". Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, n.º 13.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:48.662403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"
title Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"
spellingShingle Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"
Tarachucky, D.
Semiótica
Branding de Cidade
Cidade Inteligente
Identidade visual
Floripa inteligente
Semiotics
City branding
Smart city
Visual identity
title_short Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"
title_full Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"
title_fullStr Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"
title_full_unstemmed Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"
title_sort Análise Semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"
author Tarachucky, D.
author_facet Tarachucky, D.
Sousa, L.
Gomez, R.
Menegazzi, L.
author_role author
author2 Sousa, L.
Gomez, R.
Menegazzi, L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarachucky, D.
Sousa, L.
Gomez, R.
Menegazzi, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Branding de Cidade
Cidade Inteligente
Identidade visual
Floripa inteligente
Semiotics
City branding
Smart city
Visual identity
topic Semiótica
Branding de Cidade
Cidade Inteligente
Identidade visual
Floripa inteligente
Semiotics
City branding
Smart city
Visual identity
description Uma marca de cidade é um instrumento que faz uso de elementos gráfico-expressivos para simbolizar situações vividas em determinado lugar ou então representar o estabelecimento de diretrizes adotadas para sua promoção e desenvolvimento. O presente artigo traz uma leitura semióca da marca “Floripa Inteligente” como representação gráfica de um projeto de city branding desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO/UFSC. Focase na apresentação da base teórica aplicada ao desenvolvimento da marca citada tendo em vista a comunicação de um pensamento e gestão de Florianópolis como smart city como eixo de construção de suas representações gráficas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-06-10T18:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6094
url http://hdl.handle.net/10400.11/6094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TARACHUCKY, D. [et al.] (2003) - Análise semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente". Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, n.º 13.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130829369114624