A narrativa audiovisual publicitária: a forma comercial e a forma social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/9770 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Audiovisual e Multimédia |
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A narrativa audiovisual publicitária: a forma comercial e a forma social659.148Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Audiovisual e MultimédiaA publicidade audiovisual é geralmente considerada uma forma de vender produtos ou serviços e, na sua maioria, é o que os anúncios estão dispostos a fazer. Temos, no entanto um outro tipo de anúncio, o institucional, que aqui chamamos publicidade social, feita para advertir o público de situações de risco ou fazer apelos para o melhoramento de assuntos pertinentes à sociedade em geral. O que se tentou fazer nesta investigação foi comparar dois exemplos destes dois tipos de anúncios, prestando atenção às semelhanças e diferenças formais entre estes na esperança de descobrir se o anúncio social tem um aspecto formal habitual ou não e em que se diferencia do anúncio comercial. Chegou-se assim à construção da hipótese de partida para esta dissertação, que procura entender de que modo é que a narrativa audiovisual publicitária social se aproxima ou distância da narrativa audiovisual publicitária comercial. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para enquadrar apropriadamente esta hipótese de estudo, definindo os vários aspectos que caracterizam ambas as narrativas. Como metodologia de trabalho optámos por proceder à análise comparativa entre os dois tipos de narrativa. Seleccionaram-se dois anúncios de cada género e seleccionaram-se os parâmetros de análise qualitativa. Analisamos em cada spot o ritmo, a pontuação, a cor, o som, e a estratégia persuasiva observada. Procurou-se assim descobrir se realmente estes dois tipos de produção audiovisual publicitária se distinguem em algo das diferentes estratégias de marketing pelo qual foram originados.Audiovisual advertising is generally considered a way to sell products or services, and the majority of these adds try to do just that. However we must also consider the Public service announcements, which in this investigation we call social advertising. This kind of advertising is made to warn the public of certain risks or as an appeal of public consciousness to certain subjects pertaining to the whole society’s welfare What we have tried to do in to do in this investigation was to compare two examples of this kind of adverts, paying attention to the formal similarities and differences between them, hoping to find out if the social advert as a formal formula or not and in which way it if any it is different from the commercial advert. So we arrived at the initial hypothesis of this dissertation, which is to understand in what way is Audiovisual social advertising different from commercial audiovisual advertising. A bibliographic research was made in order to properly fit this study hypothesis, determining the several aspects that characterize both narratives. As our work methodology, we chose to make a comparative analysis between both narratives. We selected 2 advertising each narrative of each type. We then selected the parameters of our investigation and decided on comparing the rhythm, the punctuation, the color, the sound and the persuasive strategy perceived in each film. We have, in this way, tried to discover if these two kinds of productions have more differences then just the marketing strategies behind them.Zagalo, NelsonUniversidade do MinhoVieira, Claúdia Virgínia Fernandes2009-09-112009-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/9770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-23T01:17:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:53.163775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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