Aliança coparental e perceção do apoio parental em crianças do 1ºciclo do Ensino Básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Heldemerina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martinho, Rita, Beja, Maria João, Gaipo, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27617
Resumo: A coparentalidade ou aliança coparental é entendida como o tipo de relacionamento e entendimento recíproco entre os parceiros responsáveis pela educação de uma criança. E, o suporte familiar traduz-se na qualidade e quantidade dos cuidados e proteção que os pais proporcionam aos seus filhos. Entre outras variáveis, a literatura tem apontado estes elementos como fatores importantes para um desenvolvimento equilibrado em todas as áreas do desenvolvimento da pessoa. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a coparentalidade e a perceção do apoio parental numa amostra de crianças. Participam no estudo 166 crianças (N=166) com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos (M=8), (DP=1,2) e respetivos pais com idades que variam entre os 28 e os 57 anos (M=41) (DP= 5,1). Para a avaliação da coparentalidade utilizou-se a Escala de Coparentalidade de McHale-Tradução Portuguesa de Pires e Azinheiro, (2011). A perceção do suporte familiar foi avaliada utilizando-se o Questionário de Variáveis Contextuais-Suporte Familiar.
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