Valores gerenciais, carreiras profissionais e inclusão social: O aprendizado de música clássica em comunidades carentes
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000200002 |
Resumo: | Baseado em experiências no Brasil, este artigo mostra como pessoas em desvantagem ou excluídas socialmente podem adquirir maiores chances de sucesso em carreiras profissionais em grandes organizações, pelo aprendizado de música clássica. A pesquisa focaliza a percepção de êxito e as transformações valorativas nos projetos brasileiros de ensino de música clássica para jovens de comunidades carentes. A análise é amparada nas percepções sobre o êxito dos projetos de música clássica direcionados a pessoas em desvantagem social em sua intenção de facilitar a ascensão social e reduzir o sentimento de exclusão. Os resultados revelam várias transformações valorativas importantes. Adicionam-se às crianças e jovens em desvantagem social (1) uma nova perspectiva sobre o «eu», valorizando a autoconfiança e a autoestima; (2) maior disposição em obter benefícios de longo prazo e redução da ilusão com os benefícios de curto prazo; (3) nova motivação para o aprendizado; (4) uma nova perspectiva sobre o conceito e a prática da disciplina; (5) um novo equilíbrio entre os valores da competição e da cooperação. |
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