Bienais e artistas em Cerveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Idalina
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/968
Resumo: O aparecimento das Bienais de Arte, recente em Portugal, é expressivo de um novo modo de espacialização do campo artístico nacional pelo qual se vieram a constituir, progressivamente, pequenos centros regionais vocacionados para a exposição e consagração da arte moderna. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada sobre quatro das edições da Bienal Internacional de Arte Moderna de Vila Nova de Cerveira, pioneira neste processo. Trata-se, por um lado, da análise da conversão de um movimento cultural numa das instituições crescentemente importante no cenário artístico e, por outro, da composição dos seus participantes - organizadores, júris e artistas. Um trabalho deste tipo levanta específicos problemas metodológicos, centrais na abordagem empírica da sociologia da arte, nomeadamente no que respeita à recolha e tratamento da informação sociográfica dos artistas e do recenseamento da produção estética. Esse é igualmente um dos pontos de reflexão do trabalho.
id RCAP_4c1e797e552e607cb930bb6b4c2cba0f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bienais e artistas em CerveiraSociologia da arteCampo artísticoAtores sociaisBienal de CerveiraSociology of artArtistic fieldSocial actorsBienal de CerveiraO aparecimento das Bienais de Arte, recente em Portugal, é expressivo de um novo modo de espacialização do campo artístico nacional pelo qual se vieram a constituir, progressivamente, pequenos centros regionais vocacionados para a exposição e consagração da arte moderna. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada sobre quatro das edições da Bienal Internacional de Arte Moderna de Vila Nova de Cerveira, pioneira neste processo. Trata-se, por um lado, da análise da conversão de um movimento cultural numa das instituições crescentemente importante no cenário artístico e, por outro, da composição dos seus participantes - organizadores, júris e artistas. Um trabalho deste tipo levanta específicos problemas metodológicos, centrais na abordagem empírica da sociologia da arte, nomeadamente no que respeita à recolha e tratamento da informação sociográfica dos artistas e do recenseamento da produção estética. Esse é igualmente um dos pontos de reflexão do trabalho.The recent appearing in Portugal of the Art Biennais expresses a new way of placing the national artistic field, through which little regional centres turned towards the exhibition and consecration of modern art have been growing. Here are presented the results of a research on four of the editions of the International Modern Art Biennal of Cerveira, pioneer of this process. On one side it is the analysis of the conversion of a cultural movement into one of the most important institutions in the artistic field and, on the other side, it is the composition of its participants - organizers, jury and artists. This kind of work raises several specific methodological problems, of great importance when making an empirical approach of the sociology of art, mainly in what concerns the gathering and treatment of sociological information of the artists and the survey of aesthetic production. That is also one of the reflexion points of this work.L"apparition des biennales d"art est un phénomène récent au Portugal qui exprime un nouveau mode d"utilisation de l"espace du domaine artistique national à partir duquel se sont progressivement constitué des petits centres régionaux voués à l"exposition et à la consécration de l"art moderne. Cet article présente les résultats d"une recherche réalisée à propos de quatre biennales internationales d"art moderne, tenues à Vila Nova de Cerveira, pionnière dons ce genre d"événement. Il s"agit d"une part, de l"analyse de la conversion d"un mouvement culturel au sein d"une des institutions choque fois plus importants dons le panorama artistique et d"autre part, de la composition de ses participants, organisateurs, jurys et artistes. Un travail de ce genre soulève des problèmes spécifiques, essentiels à l"approche empirique de la sociologie de l"art, notamment en ce qui concerne le recueil et le traitement de l"information sociographique des artistes et du recensement de la production esthétique qui constitue également l"un des sujets de réflexion de ce travail.La aparición de las Bienales de Arte, recientemente en Portugal, es la expresión de un nuevo modo de espacialización del campo artístico nacional por el que se han constituido, progresivamente, pequeños centros regionales, vocacionados para la exposición y consagración del arte moderno. En este artículo se presentan los resultados de un estudio realizado sobre cuatro de las ediciones de la Bienal Internacional del Arte Moderno de Vila Nova de Cerveira, pionera en este proceso. Se trata, por un lado, del análisis de la conservación de un movimiento cultural en una de las instituciones más importantes de la escena artística, y por otro lado, de la composición de sus participantes-organizadores, jurados y artistas. Un trabajo de este tipo levanta problemas específicos metodológicos, centrales en el abordaje empírico de la sociología del arte, sobre todo en lo que respecta a la recogida y tratamiento de información sociográfica de los artistas y del censo de la producción estética. Ese es uno de los puntos de reflexión del trabajo.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-12T14:17:22Z1988-05-01T00:00:00Z1988-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/968por0873-6529Conde, Idalinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:50.536933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bienais e artistas em Cerveira
title Bienais e artistas em Cerveira
spellingShingle Bienais e artistas em Cerveira
Conde, Idalina
Sociologia da arte
Campo artístico
Atores sociais
Bienal de Cerveira
Sociology of art
Artistic field
Social actors
Bienal de Cerveira
title_short Bienais e artistas em Cerveira
title_full Bienais e artistas em Cerveira
title_fullStr Bienais e artistas em Cerveira
title_full_unstemmed Bienais e artistas em Cerveira
title_sort Bienais e artistas em Cerveira
author Conde, Idalina
author_facet Conde, Idalina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Idalina
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da arte
Campo artístico
Atores sociais
Bienal de Cerveira
Sociology of art
Artistic field
Social actors
Bienal de Cerveira
topic Sociologia da arte
Campo artístico
Atores sociais
Bienal de Cerveira
Sociology of art
Artistic field
Social actors
Bienal de Cerveira
description O aparecimento das Bienais de Arte, recente em Portugal, é expressivo de um novo modo de espacialização do campo artístico nacional pelo qual se vieram a constituir, progressivamente, pequenos centros regionais vocacionados para a exposição e consagração da arte moderna. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada sobre quatro das edições da Bienal Internacional de Arte Moderna de Vila Nova de Cerveira, pioneira neste processo. Trata-se, por um lado, da análise da conversão de um movimento cultural numa das instituições crescentemente importante no cenário artístico e, por outro, da composição dos seus participantes - organizadores, júris e artistas. Um trabalho deste tipo levanta específicos problemas metodológicos, centrais na abordagem empírica da sociologia da arte, nomeadamente no que respeita à recolha e tratamento da informação sociográfica dos artistas e do recenseamento da produção estética. Esse é igualmente um dos pontos de reflexão do trabalho.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-05-01T00:00:00Z
1988-05
2008-12-12T14:17:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/968
url http://hdl.handle.net/10071/968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134831230058496