O papel do/a educador/a na resolução de conflitos no modelo Highscope
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12946 |
Resumo: | Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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O papel do/a educador/a na resolução de conflitos no modelo HighscopePrática profissional supervisionadaConflitosHighScopeEquipa educativaConflictsEducational teamSupervised professional practiceRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada (PPSII), no contexto de jardim de infância, que decorreu entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Este relatório visa espelhar o percurso vivenciado com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, num contexto educativo em abordagem HighScope. A partir de uma observação participante, surgiu uma problemática de investigação que será abordada neste relatório – O papel do/a educador/a na resolução de conflitos no modelo HighScope. A investigação insere-se numa perspetiva de metodologia de estudo de estudo caso que partiu das características do grupo de crianças e da observação da existência de conflitos entre as mesmas. Com o presente estudo, pretende-se identificar e compreender a forma como o adulto intervém perante uma situação de conflito mobilizando as estratégias específicas do modelo HighScope. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: entrevistas semiestruturadas à equipa educativa, observação direta e análise documental. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: i) a abordagem HighScope apresenta 6 passos, definidos por Hohmann e Post (2011) para resolver conflitos; i) a intervenção do adulto fornece ferramentas às crianças para que estas possam, autonomamente; ultrapassar os seus problemas; ii) o adulto apoia na autorregulação das crianças; iii) o adulto promove, por parte das crianças, a capacidade de escuta e de respeito pelos outros; iv) um clima apoiante defendido e praticado pela abordagem HighScope evita muitos conflitos; v) na abordagem HighScope o papel do educador/a é de mediador que contribui para que as crianças adquiram mecanismos de resolução de problemas; e vi) os conflitos são causados, essencialmente por, brinquedos, atenção, diferentes opiniões, dificuldade em partilhar assim como de verbalizar sentimentos, centralização no “EU”, imaturidade, dificuldade em lidar com a frustração e de autorregulação.ABSTRACT This report appears in the context of the curricular unit Supervised Professional Practice (PPSII), in the context of kindergarten, which took place between October 2019 and January 2020. This report aims to mirror the path experienced with a group of children aged between 3 and 5 years, in an educational context using the HighScope approach. From a participant observation, a research problem arose that will be addressed in this report - The role of the educator in conflict resolution in the HighScope model. The investigation is part of a perspective of study case study methodology that started from the characteristics of the group of children and from the observation of the existence of conflicts between them. This study aims to identify and understand how the adult intervenes in a conflict situation by mobilizing the specific strategies of the HighScope model. The following data collection techniques were used: semi-structured interviews with the educational team, direct observation and document analysis. The results point to the following conclusions: i) the HighScope approach has 6 steps, defined by Hohmann and Post (2011) to resolve conflicts; ii) adult intervention provides children with tools so that they can autonomously; overcome their problems; iii) the adult supports children's self-regulation; iv) the adult promotes, on the part of the children, the ability to listen and respect for others; v) a supportive climate advocated and practiced by the HighScope approach avoids many conflicts; vi) in the HighScope approach, the role of the educator is that of a mediator who helps children acquire problem solving mechanisms; and vii) conflicts are caused, essentially, by toys, attention, different opinions, difficulty in sharing as well as verbalizing feelings, centralization in the “I”, immaturity, difficulty in dealing with frustration and self-regulation.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSimões, AnaRCIPLSilva, Marta Isabel Oliveira da2021-02-25T10:15:56Z2020-05-182020-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12946TID:202628450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.806487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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