A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, João
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32545
Resumo: Tese de Mestrado em Ciências de Educação (Área de Especialização em Pedagogia do Ensino Superior), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, 2006
id RCAP_4c25ec3cbb6e5701dd1b8f0f57b783a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandosTeses de mestrado - 2006Avaliação de programasPrótese dentáriaQuestionárioEducação de adultosDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Mestrado em Ciências de Educação (Área de Especialização em Pedagogia do Ensino Superior), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, 2006Este trabalho constitui-se num estudo de caso de avaliação de programa, do tipo quantitativo, feito a partir das representações dos indivíduos que frequentaram o terceiro, quarto e quinto “Cursos Pós-laboral para Técnicos de Prótese Dentária", da Faculdade de Medicina Dentária - Universidade de Lisboa. O estudo apresentado visa obter informações sobre as mudanças percepcionadas pelos profissionais após a frequência do curso, bem como as alterações susceptíveis de serem introduzidas no modelo de formação a partir da representação que os indivíduos têm sobre a sua frequência. Para dar resposta a este desafio foi feita uma reflexão sobre os conceitos relativos à avaliação de programas, ao ensino de adultos e ao enquadramento do ensino destes no ensino superior. A construção, aplicação e análise, de um questionário, para dar resposta aos desafios de investigação, é descrito nas várias etapas do percurso metodológico. Dos dados obtidos pelo questionário é feita uma análise e discussão em torno da caracterização dos indivíduos, das dificuldades por eles sentidas, da organização e do plano curricular do curso, das mudanças percepcionadas pelos indivíduos após a formação e, ainda, sobre a validade do curso. Destaca-se dos resultados a ideia de que a motivação e expectativa inicial para a frequência do curso era em grande parte resultado da necessidade de obtenção de um documento de autorização de trabalho, mas que após a formação, que é considerada como um passo importante para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional, se registaram mudanças ao nível da linguagem técnica, da aplicação de conhecimentos teóricos, da utilização de meios de protecção pessoal, da auto-estima e valorização pessoal, bem como ao nível da ética profissional. Da avaliação feita ao currículo do curso não emerge a necessidade de proceder a alterações significativas na estrutura do mesmo.This study sets itself as a case study of program evaluation, quantitative type, held upon the representations of the individuals that frequented the third, fourth and fifth after-work courses for dental technicians at the Dental School - University of Lisbon. The presented study aims to get information about changes as percepted by the dental technology professionals after the course was hold as well as the eventual changes to be introduced in the curriculum and structure based upon their perception after course frequency. To give response to this challenge it was held a reflexion on the concepts related with program evaluation, adult education and its integration at the higher education level. The construction, application and analysis of a questionnaire, developed to ensure the response to the investigation questions, are described according to its methodological steps. Based on the results of the questionnaire the analysis and discussion is held on the individuals characterization, difficulties percepted by them, course and curriculum organization, changes percepted after course and finally on the course validity. Highlighted from the results is the idea that motivation and expectation to course frequency was based on the necessity of a work permit document, but it resulted in the after course the percept changes in technical language, theoretical knowledge application, individual protection means application, self-esteem and personal valorisation and finally on professional ethics. From the curriculum evaluation it didn’t emerge any significant changes to be made to.Peralta, Maria Helena, 1947-Repositório da Universidade de LisboaRoque, João2018-04-02T15:15:18Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:49.522761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos
title A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos
spellingShingle A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos
Roque, João
Teses de mestrado - 2006
Avaliação de programas
Prótese dentária
Questionário
Educação de adultos
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos
title_full A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos
title_fullStr A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos
title_full_unstemmed A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos
title_sort A percepção de mudança a partir da avaliação do curso pós-laboral de prótese dentária : representações dos formandos
author Roque, João
author_facet Roque, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peralta, Maria Helena, 1947-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, João
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 2006
Avaliação de programas
Prótese dentária
Questionário
Educação de adultos
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de mestrado - 2006
Avaliação de programas
Prótese dentária
Questionário
Educação de adultos
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de Mestrado em Ciências de Educação (Área de Especialização em Pedagogia do Ensino Superior), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, 2006
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2018-04-02T15:15:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32545
url http://hdl.handle.net/10451/32545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134405865766912