O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penafria, Manuela
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/4218
Resumo: O texto aqui apresentado é uma parte da tese de Doutoramento realizada na Universidade da Beira Interior. O documentário foi o tema dessa investigação e a filmografia de António Campos (1922-1999) constitiu-se como nosso estudo de caso. Trata-se de um realizador que a História do cinema português tem como principal referência quando está em causa a realização sistemática de documentários. Apesar de termos explorado as opções de criação cinematográfica de António Campos é nossa maior convicção que a documentação (em especial, depoimentos e entrevistas ao realizador) recolhida no decorrer desta investigação poderá ser de grande utilidade a todos quantos se interessam pelo documentário português. De igual modo, entendemos ser relevante desde já afirmar que a filmografia de António Campos não é uma filmografia fechada quanto à leitura que sobre ela possamos lançar. Ao longo da nossa investigação apercebemo-nos que se trata de um realizador profícuo que ía muito para além do apenas “documentarista etnográfico” como, em geral, é conhecido. A sua filmografia abre a perspectiva de uma praxis cinematográfica onde o documentário não é apenas uma opção de realização, mas um modo de estar no panorama da criação de imagens em movimento e essa sua filmografia poderá servir de inspiração a novos realizadores e contribuir para discutir a especificidade da cinematografia portuguesa. [...]
id RCAP_4c2e4996b01e0b2265e913f9fe3c5887
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Paradigma do Documentário: António Campos, CineastaO texto aqui apresentado é uma parte da tese de Doutoramento realizada na Universidade da Beira Interior. O documentário foi o tema dessa investigação e a filmografia de António Campos (1922-1999) constitiu-se como nosso estudo de caso. Trata-se de um realizador que a História do cinema português tem como principal referência quando está em causa a realização sistemática de documentários. Apesar de termos explorado as opções de criação cinematográfica de António Campos é nossa maior convicção que a documentação (em especial, depoimentos e entrevistas ao realizador) recolhida no decorrer desta investigação poderá ser de grande utilidade a todos quantos se interessam pelo documentário português. De igual modo, entendemos ser relevante desde já afirmar que a filmografia de António Campos não é uma filmografia fechada quanto à leitura que sobre ela possamos lançar. Ao longo da nossa investigação apercebemo-nos que se trata de um realizador profícuo que ía muito para além do apenas “documentarista etnográfico” como, em geral, é conhecido. A sua filmografia abre a perspectiva de uma praxis cinematográfica onde o documentário não é apenas uma opção de realização, mas um modo de estar no panorama da criação de imagens em movimento e essa sua filmografia poderá servir de inspiração a novos realizadores e contribuir para discutir a especificidade da cinematografia portuguesa. [...]Livros LabComuBibliorumPenafria, Manuela2016-06-30T07:40:58Z20092016-06-29T11:29:43Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4218porPenafria, Manuela. O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta, ed. 1ª, ISBN: 978-989-654-013-5. LabCom: Livros LabCom, 2009.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:23.530104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
title O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
spellingShingle O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
Penafria, Manuela
title_short O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
title_full O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
title_fullStr O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
title_full_unstemmed O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
title_sort O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
author Penafria, Manuela
author_facet Penafria, Manuela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Penafria, Manuela
description O texto aqui apresentado é uma parte da tese de Doutoramento realizada na Universidade da Beira Interior. O documentário foi o tema dessa investigação e a filmografia de António Campos (1922-1999) constitiu-se como nosso estudo de caso. Trata-se de um realizador que a História do cinema português tem como principal referência quando está em causa a realização sistemática de documentários. Apesar de termos explorado as opções de criação cinematográfica de António Campos é nossa maior convicção que a documentação (em especial, depoimentos e entrevistas ao realizador) recolhida no decorrer desta investigação poderá ser de grande utilidade a todos quantos se interessam pelo documentário português. De igual modo, entendemos ser relevante desde já afirmar que a filmografia de António Campos não é uma filmografia fechada quanto à leitura que sobre ela possamos lançar. Ao longo da nossa investigação apercebemo-nos que se trata de um realizador profícuo que ía muito para além do apenas “documentarista etnográfico” como, em geral, é conhecido. A sua filmografia abre a perspectiva de uma praxis cinematográfica onde o documentário não é apenas uma opção de realização, mas um modo de estar no panorama da criação de imagens em movimento e essa sua filmografia poderá servir de inspiração a novos realizadores e contribuir para discutir a especificidade da cinematografia portuguesa. [...]
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2016-06-30T07:40:58Z
2016-06-29T11:29:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/4218
url http://hdl.handle.net/10400.6/4218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Penafria, Manuela. O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta, ed. 1ª, ISBN: 978-989-654-013-5. LabCom: Livros LabCom, 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Livros LabCom
publisher.none.fl_str_mv Livros LabCom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136351025627137