Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galhanas, Dulce Cristina Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29959
Resumo: A pessoa com Lesão Cerebral Adquirida (LCA) enfrenta demasiados obstáculos no processo de recuperação. Tendo em conta que se encontra numa situação nova, desconhecida, muitas vezes constrangedora e de dependência, podendo restringir e afetar a qualidade da sua participação na reabilitação. O processo de aprendizagem pode ser utilizado em vários componentes da reabilitação, mas é particularmente intrínseco na reabilitação cognitiva, uma vez que a cognição desempenha um papel fundamental sobre a capacidade de aprender e reaprender. São diversos os autores que constatam o quanto é difícil e pouco produtivo o treino atencional na fase aguda e pós-aguda, contudo podem ser utilizadas algumas estratégias que envolvam esse treino com o objetivo de chegar a outras funções cognitivas. A memória por outro lado foi um dos conceitos mais treinados, que foi verificado mais vezes, e onde se conseguiu trabalhar mais isoladamente. Por fim, as funções executivas acabam por beneficiar maioritariamente do treino de memória e atenção, implícitos nesta função. O principal objetivo deste relatório consiste na análise das atividades desenvolvidas em estágio para o desenvolvimento de competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e comuns de Enfermeiro Especialista (EE), preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Tendo em conta estas premissas, os restantes objetivos prendem-se com a aplicação de algumas estratégias de reabilitação cognitiva em pessoas com LCA, com base no processo de aprendizagem, incorporando os conceitos de alteração da atenção, memória e/ou funções executivas enquanto principais funções afetadas. Este relatório conta com um carácter descritivo e reflexivo sobre as atividades desenvolvidas nos locais de estágio, por forma a retratar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas em contexto da comunidade e hospitalar.
id RCAP_4c30f38db476b837eed83616cacea527
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquiridaEnfermagem em reabilitaçãoReabilitação cognitivaProcesso de aprendizagemLesão cerebral--reabilitaçãoA pessoa com Lesão Cerebral Adquirida (LCA) enfrenta demasiados obstáculos no processo de recuperação. Tendo em conta que se encontra numa situação nova, desconhecida, muitas vezes constrangedora e de dependência, podendo restringir e afetar a qualidade da sua participação na reabilitação. O processo de aprendizagem pode ser utilizado em vários componentes da reabilitação, mas é particularmente intrínseco na reabilitação cognitiva, uma vez que a cognição desempenha um papel fundamental sobre a capacidade de aprender e reaprender. São diversos os autores que constatam o quanto é difícil e pouco produtivo o treino atencional na fase aguda e pós-aguda, contudo podem ser utilizadas algumas estratégias que envolvam esse treino com o objetivo de chegar a outras funções cognitivas. A memória por outro lado foi um dos conceitos mais treinados, que foi verificado mais vezes, e onde se conseguiu trabalhar mais isoladamente. Por fim, as funções executivas acabam por beneficiar maioritariamente do treino de memória e atenção, implícitos nesta função. O principal objetivo deste relatório consiste na análise das atividades desenvolvidas em estágio para o desenvolvimento de competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e comuns de Enfermeiro Especialista (EE), preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Tendo em conta estas premissas, os restantes objetivos prendem-se com a aplicação de algumas estratégias de reabilitação cognitiva em pessoas com LCA, com base no processo de aprendizagem, incorporando os conceitos de alteração da atenção, memória e/ou funções executivas enquanto principais funções afetadas. Este relatório conta com um carácter descritivo e reflexivo sobre as atividades desenvolvidas nos locais de estágio, por forma a retratar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas em contexto da comunidade e hospitalar.Pinto, Vanda MarquesRepositório ComumGalhanas, Dulce Cristina Moreira2019-10-16T13:56:36Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29959TID:202286568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:11:03.326576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
title Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
spellingShingle Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
Galhanas, Dulce Cristina Moreira
Enfermagem em reabilitação
Reabilitação cognitiva
Processo de aprendizagem
Lesão cerebral--reabilitação
title_short Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
title_full Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
title_fullStr Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
title_full_unstemmed Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
title_sort Processo de aprendizagem na reabilitação cognitiva da pessoa com lesão cerebral adquirida
author Galhanas, Dulce Cristina Moreira
author_facet Galhanas, Dulce Cristina Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Vanda Marques
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Galhanas, Dulce Cristina Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem em reabilitação
Reabilitação cognitiva
Processo de aprendizagem
Lesão cerebral--reabilitação
topic Enfermagem em reabilitação
Reabilitação cognitiva
Processo de aprendizagem
Lesão cerebral--reabilitação
description A pessoa com Lesão Cerebral Adquirida (LCA) enfrenta demasiados obstáculos no processo de recuperação. Tendo em conta que se encontra numa situação nova, desconhecida, muitas vezes constrangedora e de dependência, podendo restringir e afetar a qualidade da sua participação na reabilitação. O processo de aprendizagem pode ser utilizado em vários componentes da reabilitação, mas é particularmente intrínseco na reabilitação cognitiva, uma vez que a cognição desempenha um papel fundamental sobre a capacidade de aprender e reaprender. São diversos os autores que constatam o quanto é difícil e pouco produtivo o treino atencional na fase aguda e pós-aguda, contudo podem ser utilizadas algumas estratégias que envolvam esse treino com o objetivo de chegar a outras funções cognitivas. A memória por outro lado foi um dos conceitos mais treinados, que foi verificado mais vezes, e onde se conseguiu trabalhar mais isoladamente. Por fim, as funções executivas acabam por beneficiar maioritariamente do treino de memória e atenção, implícitos nesta função. O principal objetivo deste relatório consiste na análise das atividades desenvolvidas em estágio para o desenvolvimento de competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) e comuns de Enfermeiro Especialista (EE), preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Tendo em conta estas premissas, os restantes objetivos prendem-se com a aplicação de algumas estratégias de reabilitação cognitiva em pessoas com LCA, com base no processo de aprendizagem, incorporando os conceitos de alteração da atenção, memória e/ou funções executivas enquanto principais funções afetadas. Este relatório conta com um carácter descritivo e reflexivo sobre as atividades desenvolvidas nos locais de estágio, por forma a retratar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridas em contexto da comunidade e hospitalar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-16T13:56:36Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29959
TID:202286568
url http://hdl.handle.net/10400.26/29959
identifier_str_mv TID:202286568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129980476588032