Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : consciência fonológica em crianças da educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Renata Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Matos, Isabel Aires de, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2150
Resumo: Resumo O presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I e Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta experiência permitiu verificar que algumas crianças apresentavam dificuldades no desenvolvimento da linguagem, particularmente na fonologia. Partiu-se para a formulação de um problema que pretende colmatar lacunas ao nível do desenvolvimento da linguagem oral: “Que estratégias se poderão implementar para desenvolver a consciência fonológica?”. O objetivo principal deste estudo é perceber como se pode desenvolver a consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar, de modo a facilitar a entrada no 1.º CEB, nomeadamente no que respeita à iniciação à leitura e à escrita. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa com a metodologia de observação participante; os dados foram recolhidos no jardim de infância onde o investigador assumiu o papel principal de recolha dos dados. Os instrumentos utilizados durante a recolha de dados foram a observação participante e tarefas de consciência fonológica propostas às crianças. Os dados obtidos durante esta investigação permitiram concluir que é importante treinar e estimular a consciência fonológica na educação pré-escolar e que são várias as estratégias que o educador de infância pode utilizar.
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spelling Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : consciência fonológica em crianças da educação pré-escolarInvestigaçãoEducação Pré-escolarCriançasConsciência FonológicaResumo O presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I e Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta experiência permitiu verificar que algumas crianças apresentavam dificuldades no desenvolvimento da linguagem, particularmente na fonologia. Partiu-se para a formulação de um problema que pretende colmatar lacunas ao nível do desenvolvimento da linguagem oral: “Que estratégias se poderão implementar para desenvolver a consciência fonológica?”. O objetivo principal deste estudo é perceber como se pode desenvolver a consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar, de modo a facilitar a entrada no 1.º CEB, nomeadamente no que respeita à iniciação à leitura e à escrita. A metodologia adotada foi a investigação qualitativa com a metodologia de observação participante; os dados foram recolhidos no jardim de infância onde o investigador assumiu o papel principal de recolha dos dados. Os instrumentos utilizados durante a recolha de dados foram a observação participante e tarefas de consciência fonológica propostas às crianças. Os dados obtidos durante esta investigação permitiram concluir que é importante treinar e estimular a consciência fonológica na educação pré-escolar e que são várias as estratégias que o educador de infância pode utilizar.Abstract The present report was accomplished within the subject of Supervised Teaching Practice I and Supervised Teaching Practice II of the Master’s course in Pre-school Education. This experience allowed us to realise that some children had difficulties in oral language development, particularly concerning phonological awareness. To start this research study we had to formulate a problem, trying to identify the existing gaps in children’s development of oral language. So, the research question was: "What strategies can be implemented to develop phonological awareness?". Therefore, the main objective of this study is to understand how phonological awareness can be developed in children of pre-school age, in order to facilitate their transition to primary school, avoiding major difficulties in reading and writing later on. A qualitative research methodology with participant observation was adopted. Data were collected by the researcher in the nursery school. The instruments used for data collection were both participant observation and the tasks centred on phonological awareness proposed to the children. All the data obtained throughout this research study allowed us to conclude that it is important to train and stimulate phonological awareness in pre-school education and that there are several strategies that a pre-school teacher can use for that purpose.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlbuquerque, Renata SilvaMatos, Isabel Aires de, orient.2014-05-19T12:58:05Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2150porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.462227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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