Educação ambiental e conservação da biodiversidade na floresta angolana. Um caso de estudo: Comunas do Cuíma e da Catata (Município da Caála, Província do Huambo)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13098 |
Resumo: | Mestrado em Agronomia e Recursos Naturais - Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade José Eduardo dos Santos / Instituto Superior de Agronomia |
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Educação ambiental e conservação da biodiversidade na floresta angolana. Um caso de estudo: Comunas do Cuíma e da Catata (Município da Caála, Província do Huambo)educação ambientalbiodiversidadegestão florestalAngolaMestrado em Agronomia e Recursos Naturais - Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade José Eduardo dos Santos / Instituto Superior de AgronomiaEsta dissertação centra-se na importância da biodiversidade e da sua conservação na floresta. O objectivo deste trabalho consiste em caracterizar a situação actual da floresta no Planalto Central de Angola e perspectivar a evolução da actividade dos exploradores da florestal e da biodiversidade florestal nesta região, tomando como caso de estudo as comunas do Cuíma e da Catata. A vegetação angolana, muito diversificada compreende desde a densa floresta tropical até à ausência de vegetação no deserto, o que favorece a existência de uma elevada diversidade biológica. A floresta angolana é um ecossistema repleto de biodiversidade cuja importância é reconhecida e, como tal foram definidas políticas e instrumentos de gestão florestal que contemplam a preservação dessa biodiversidade. A biodiversidade é de extrema importância para o homem; no entanto as diversas actividades humanas, principalmente nas últimas décadas, têm contribuído fortemente para a diminuição dessa biodiversidade, bem como para a extinção de algumas espécies. A dissertação divide-se em duas partes: uma reflexão teórica sobre a problemática, focando a atenção na biodiversidade, na floresta angolana, na qualidade de vida, na educação e sustentabilidade ambiental na situação em Angola em termos de ambiente, e educação ambiental e legislação, e nos actores intervenientes, e uma segunda parte de carácter prático, onde se analisa e discute as diferentes percepções dos exploradores florestais relativamente à biodiversidade, relação floresta/biodiversidade, estado actual e evolução no passado da floresta na Zona de Estudo e o futuro da floresta. A Zona de Estudo corresponde à área de jurisdição das comunas do Cuima e da Catata, áreas de floresta exótica (floresta de eucalipto e pinheiro, floresta aberta e savana de bosque e savana arborizada), região de reconhecida insustentabilidade florestal. O inquérito realizado evidencia que: i) a generalidade dos inquiridos reconhece a importância da floresta apenas como fonte de rendimento e não possui conhecimentos básicos no domínio da educação ambiental; ii) a maioria dos inquiridos afirma haver diminuição da área florestal, bem como das árvores das espécies das florestas exótica e natural e a redução do número das aves e mamíferos; iii) os inquiridos entendem que, a pressão exercida sobre a floresta depende mais do nível económico das populações do que do crescimento populacional. No que concerne ao futuro da floresta numa perspectiva ambiental, a maioria revela o desconhecimento do ambiente e dos problemas ambientais; iv) os incentivos e apoios aos exploradores florestais através da melhoria do acesso ao crédito bancário, foram apontadas pelos inquiridos como uma das formas de melhorar a agricultura e atenuar a pressão sobre a floresta; v) Na sua generalidade, os inquiridos desvalorizam a preservação ambiental face ao interesse imediato pela exploração da floresta, não tendo em consideração a desflorestação e a extinção da floresta; vi) cerca de um terço dos inquiridos não tem qualquer plano para a sua intervenção na exploração da floresta no futuro; vii) os inquiridos aspiram no futuro por uma floresta semelhante à que existia no passado, com diversidade de espécies de plantas e de animais. Para a preservação da floresta e da biodiversidade, é imprescindível a adopção de adequadas práticas de gestão florestal e de eficazes sistemas de educação ambientalUniversidade José Eduardo dos SantosPinto, Francisco CardosoCosta, José CarlosRepositório da Universidade de LisboaSantos, Manuel António dos2017-02-01T16:18:30Z2015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://hdl.handle.net/10400.5/13098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:08.086743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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