DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.16159 |
Resumo: | O presente artigo analisa as representações de estudantes do ensino médio noturno sobre Direitos Humanos na escola, a partir da produção dos dados, em uma abordagem qualitativa, de 59 estudantes do ensino médio noturno de duas escolas localizadas na cidade de Curitiba-PR. Para sistematizar e analisar os dados, inicialmente fizemos uso da análise de conteúdo (Bardin, 2011), criando categoria e subcategorias de análise e, na sequência, com o auxílio do software Iramuteq (Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 2009) obtivemos um árvore de similitude que possibilitou a triangulação dos dados e interpretação, com o aporte da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978; Jodelet, 2001). Os depoimentos dos estudantes evidenciam como a consolidação dos Direitos Humanos na escola é ainda precária, pois em suas representações são importantes, mas nem sempre efetivada, reproduzindo e aprofundando desigualdades presentes na sociedade. Apesar de acordos internacionais ratificados pelo Brasil com vista à garantia de políticas públicas educacionais, que incluam nos currículos escolares a educação em/para os Direitos Humanos, no país elas não estão efetivadas em todos os espaços e tempos escolares, como evidenciam as falas dos estudantes desta pesquisa. A efetivação e consolidação desses direitos urgem para que não se aprofundem as desigualdades no Brasil. |
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DIREITOS HUMANOS NA ESCOLAArtigosO presente artigo analisa as representações de estudantes do ensino médio noturno sobre Direitos Humanos na escola, a partir da produção dos dados, em uma abordagem qualitativa, de 59 estudantes do ensino médio noturno de duas escolas localizadas na cidade de Curitiba-PR. Para sistematizar e analisar os dados, inicialmente fizemos uso da análise de conteúdo (Bardin, 2011), criando categoria e subcategorias de análise e, na sequência, com o auxílio do software Iramuteq (Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 2009) obtivemos um árvore de similitude que possibilitou a triangulação dos dados e interpretação, com o aporte da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978; Jodelet, 2001). Os depoimentos dos estudantes evidenciam como a consolidação dos Direitos Humanos na escola é ainda precária, pois em suas representações são importantes, mas nem sempre efetivada, reproduzindo e aprofundando desigualdades presentes na sociedade. Apesar de acordos internacionais ratificados pelo Brasil com vista à garantia de políticas públicas educacionais, que incluam nos currículos escolares a educação em/para os Direitos Humanos, no país elas não estão efetivadas em todos os espaços e tempos escolares, como evidenciam as falas dos estudantes desta pesquisa. A efetivação e consolidação desses direitos urgem para que não se aprofundem as desigualdades no Brasil.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-12-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.16159por1646-2335de Oliveira, José LuisEns, Romilda TeodoraRibas, Marciele StieglerPacheco, Eduardo Felipe Hennerichinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.328170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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