A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Miguel da Silva Coelho dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11367
Resumo: Estão as Forças Armadas Portuguesas a fazer um uso das redes sociais, enquanto ferramenta de Comunicação Institucional, de acordo com as boas-práticas? Através de entrevistas realizadas com os Serviços de Relações Públicas dos três ramos militares das Forças Armadas Portuguesas e da observação direta das suas páginas oficiais nas redes sociais online procurou responder-se a essa questão com esta Dissertação de Mestrado em Competitive Intelligence / Guerra da Informação na Academia Militar. Assumindo atualmente um papel relevante na forma de interação dos cidadãos uns com os outros e dos cidadãos com as mais variadas Instituições, as redes sociais online são uma ferramenta de comunicação que não pode ser ignorada por quem pretenda fazer chegar a sua mensagem junto de vastas franjas da população. Este estudo analisou a utilização deste recurso no âmbito da Comunicação Institucional e aplicou essa análise à prática quotidiana do Exército, Força Aérea e Marinha. Perante a necessidade de melhorar a comunicação estratégica das Forças Armadas e de promover o conhecimento e a utilidade da organização militar e dos restantes instrumentos da estratégia de segurança e defesa nacional, pretendeu-se concluir de que forma a presença nestes novos media está a contribuir para que esses objetivos sejam alcançados. Are the Portuguese military making use of social networks, as an institutional communication tool, according to the good practices? Through interviews with the Public Relations Services of the three military branches of the Portuguese Armed Forces and the direct observation of their official pages on online social networks, this Dissertation in Competitive Intelligence / Information Warfare in Military Academy sought to respond to this question. Currently taking an important role in how people interact with each other and with the most diverse institutions, social networks are a communication tool that can not be ignored by those who want to send their message along vast sections of the population. This study analyzed the importance of using this resource within the Corporate Communications and applied this analysis to the daily practice of the Army, Air Force and Navy. Given the need to improve the strategic communication of the armed forces and to promote the knowledge and the usefulness of the military organization and other instruments of national security and defense strategy, this work intended to conclude how this new media presence is contributing to achievement of these objectives.
id RCAP_4c95f4e18e6ba5136d624fd0b4d75e06
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11367
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucionalForças ArmadasRedes sociaisComunicação institucionalInternetDefesa NacionalEstão as Forças Armadas Portuguesas a fazer um uso das redes sociais, enquanto ferramenta de Comunicação Institucional, de acordo com as boas-práticas? Através de entrevistas realizadas com os Serviços de Relações Públicas dos três ramos militares das Forças Armadas Portuguesas e da observação direta das suas páginas oficiais nas redes sociais online procurou responder-se a essa questão com esta Dissertação de Mestrado em Competitive Intelligence / Guerra da Informação na Academia Militar. Assumindo atualmente um papel relevante na forma de interação dos cidadãos uns com os outros e dos cidadãos com as mais variadas Instituições, as redes sociais online são uma ferramenta de comunicação que não pode ser ignorada por quem pretenda fazer chegar a sua mensagem junto de vastas franjas da população. Este estudo analisou a utilização deste recurso no âmbito da Comunicação Institucional e aplicou essa análise à prática quotidiana do Exército, Força Aérea e Marinha. Perante a necessidade de melhorar a comunicação estratégica das Forças Armadas e de promover o conhecimento e a utilidade da organização militar e dos restantes instrumentos da estratégia de segurança e defesa nacional, pretendeu-se concluir de que forma a presença nestes novos media está a contribuir para que esses objetivos sejam alcançados. Are the Portuguese military making use of social networks, as an institutional communication tool, according to the good practices? Through interviews with the Public Relations Services of the three military branches of the Portuguese Armed Forces and the direct observation of their official pages on online social networks, this Dissertation in Competitive Intelligence / Information Warfare in Military Academy sought to respond to this question. Currently taking an important role in how people interact with each other and with the most diverse institutions, social networks are a communication tool that can not be ignored by those who want to send their message along vast sections of the population. This study analyzed the importance of using this resource within the Corporate Communications and applied this analysis to the daily practice of the Army, Air Force and Navy. Given the need to improve the strategic communication of the armed forces and to promote the knowledge and the usefulness of the military organization and other instruments of national security and defense strategy, this work intended to conclude how this new media presence is contributing to achievement of these objectives.Academia MilitarRepositório ComumSantos, Pedro Miguel da Silva Coelho dos2016-02-16T11:18:55Z2016-02-17T00:00:00Z2016-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:19.465867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional
title A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional
spellingShingle A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional
Santos, Pedro Miguel da Silva Coelho dos
Forças Armadas
Redes sociais
Comunicação institucional
Internet
Defesa Nacional
title_short A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional
title_full A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional
title_fullStr A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional
title_full_unstemmed A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional
title_sort A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucional
author Santos, Pedro Miguel da Silva Coelho dos
author_facet Santos, Pedro Miguel da Silva Coelho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Miguel da Silva Coelho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Forças Armadas
Redes sociais
Comunicação institucional
Internet
Defesa Nacional
topic Forças Armadas
Redes sociais
Comunicação institucional
Internet
Defesa Nacional
description Estão as Forças Armadas Portuguesas a fazer um uso das redes sociais, enquanto ferramenta de Comunicação Institucional, de acordo com as boas-práticas? Através de entrevistas realizadas com os Serviços de Relações Públicas dos três ramos militares das Forças Armadas Portuguesas e da observação direta das suas páginas oficiais nas redes sociais online procurou responder-se a essa questão com esta Dissertação de Mestrado em Competitive Intelligence / Guerra da Informação na Academia Militar. Assumindo atualmente um papel relevante na forma de interação dos cidadãos uns com os outros e dos cidadãos com as mais variadas Instituições, as redes sociais online são uma ferramenta de comunicação que não pode ser ignorada por quem pretenda fazer chegar a sua mensagem junto de vastas franjas da população. Este estudo analisou a utilização deste recurso no âmbito da Comunicação Institucional e aplicou essa análise à prática quotidiana do Exército, Força Aérea e Marinha. Perante a necessidade de melhorar a comunicação estratégica das Forças Armadas e de promover o conhecimento e a utilidade da organização militar e dos restantes instrumentos da estratégia de segurança e defesa nacional, pretendeu-se concluir de que forma a presença nestes novos media está a contribuir para que esses objetivos sejam alcançados. Are the Portuguese military making use of social networks, as an institutional communication tool, according to the good practices? Through interviews with the Public Relations Services of the three military branches of the Portuguese Armed Forces and the direct observation of their official pages on online social networks, this Dissertation in Competitive Intelligence / Information Warfare in Military Academy sought to respond to this question. Currently taking an important role in how people interact with each other and with the most diverse institutions, social networks are a communication tool that can not be ignored by those who want to send their message along vast sections of the population. This study analyzed the importance of using this resource within the Corporate Communications and applied this analysis to the daily practice of the Army, Air Force and Navy. Given the need to improve the strategic communication of the armed forces and to promote the knowledge and the usefulness of the military organization and other instruments of national security and defense strategy, this work intended to conclude how this new media presence is contributing to achievement of these objectives.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16T11:18:55Z
2016-02-17T00:00:00Z
2016-02-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11367
url http://hdl.handle.net/10400.26/11367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Militar
publisher.none.fl_str_mv Academia Militar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130410229170176