Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Cláudia Helena Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14437
Resumo: A acompanhar o desenvolvimento tecnológico atual na área editorial, assistimos a uma grande variedade de estilos de ilustrações. Considerando a ilustração infantil uma forma de expressão gráfica que acompanha e integra o desenvolvimento da personalidade da criança, interessou abordar esta temática, no âmbito de uma turma do 12º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária do distrito de Aveiro, na disciplina de Expressão Plástica. O objeto deste estudo prende-se com a análise da importância na expressão artística, da identidade pessoal e das emoções e, como estas podem influenciar o trabalho da autoria. Paralelamente estudou-se a relação da narrativa oral com a narrativa visual. A metodologia da presente investigação teve início com uma pesquisa das referências bibliográficas pertinentes para o seu desenvolvimento. Optou-se por uma investigação qualitativa, cujos dados emergiram do trabalho prático realizado pelas alunas e da elaboração de dois questionários. Os questionários permitiram-nos aferir as referências às quais as alunas recorrem para comunicar visualmente, assim como analisar se as alunas foram influenciadas pelas emoções implícitas na narrativa oral dos seus contos infantis. Considerando as hipóteses de investigação e a abordagem metodológica utilizada, foi possível obter uma perspetiva conjunta de duas áreas distintas, mas que se intersetam e complementam: a área artística e a área da psicologia. Estas áreas apresentam um grande caráter de subjetividade, que foi minimizado através dos dados obtidos no projeto de investigação. Esta investigação dará respostas dirigidas aos professores, aos alunos, ilustradores de contos infantis, aos artistas plásticos e também poderá ser relevante na área da psicologia. Na conclusão desta futura investigação, pretende-se constatar a influência das emoções e referências da autoria, em evidência nos meios de expressão e comunicação visual.
id RCAP_4cc373e75ccf1433e7d4349bee918140
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocionalEducação artísticaArtes visuaisIlustração - TécnicasLiteratura infantil - IlustraçãoDesenvolvimento das criançasDesenvolvimento da personalidadeEmoçõesA acompanhar o desenvolvimento tecnológico atual na área editorial, assistimos a uma grande variedade de estilos de ilustrações. Considerando a ilustração infantil uma forma de expressão gráfica que acompanha e integra o desenvolvimento da personalidade da criança, interessou abordar esta temática, no âmbito de uma turma do 12º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária do distrito de Aveiro, na disciplina de Expressão Plástica. O objeto deste estudo prende-se com a análise da importância na expressão artística, da identidade pessoal e das emoções e, como estas podem influenciar o trabalho da autoria. Paralelamente estudou-se a relação da narrativa oral com a narrativa visual. A metodologia da presente investigação teve início com uma pesquisa das referências bibliográficas pertinentes para o seu desenvolvimento. Optou-se por uma investigação qualitativa, cujos dados emergiram do trabalho prático realizado pelas alunas e da elaboração de dois questionários. Os questionários permitiram-nos aferir as referências às quais as alunas recorrem para comunicar visualmente, assim como analisar se as alunas foram influenciadas pelas emoções implícitas na narrativa oral dos seus contos infantis. Considerando as hipóteses de investigação e a abordagem metodológica utilizada, foi possível obter uma perspetiva conjunta de duas áreas distintas, mas que se intersetam e complementam: a área artística e a área da psicologia. Estas áreas apresentam um grande caráter de subjetividade, que foi minimizado através dos dados obtidos no projeto de investigação. Esta investigação dará respostas dirigidas aos professores, aos alunos, ilustradores de contos infantis, aos artistas plásticos e também poderá ser relevante na área da psicologia. Na conclusão desta futura investigação, pretende-se constatar a influência das emoções e referências da autoria, em evidência nos meios de expressão e comunicação visual.Along with the present technological development in the publishing area, there is a wide variety of graphics styles. Considering the childlike illustration a form of graphic expression that follows and integrates the development of the child personality, it is interesting to address this issue in the context of a 12th grade class of a secondary school in the district of Aveiro, in the discipline of Artistic Expression . The object of this study concerns the analysis of the importance of the artistic expression in the personal identity and emotions and how these may influence the author work. At the same time, we studied the relationship between oral narrative and visual storytelling. The methodology of this research began with a survey of relevant references for its development. We chose a qualitative research. The data emerged from the practical work performed by the students and by the development of two questionnaires. The questionnaires allowed us to measure the references to which students appeal to communicate visually as well as to examine if the students were influenced by implicit emotions in the oral narrative of their own fairy tales. Considering the research hypotheses and methodological approach, it was possible to obtain a global perspective of these two areas, that besides being distinct intersect and complement each other: the artistic area and the area of psychology. These areas have a large character of subjectivity, which was minimized by the data obtained in the research project. This research will provide answers to teachers, students, children's stories illustrators, artists and may also be relevant in the area of psychology. In the conclusion of this future research, we intend to observe the influence of emotions and author references in the means of expression and visual communication.Universidade de Aveiro2015-07-17T11:03:48Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14437TID:201570505porMaurício, Cláudia Helena Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:24Zoai:ria.ua.pt:10773/14437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:02.317142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
title Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
spellingShingle Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
Maurício, Cláudia Helena Santos
Educação artística
Artes visuais
Ilustração - Técnicas
Literatura infantil - Ilustração
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento da personalidade
Emoções
title_short Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
title_full Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
title_fullStr Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
title_full_unstemmed Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
title_sort Ilustrar-me : ilustração como meio de descoberta da expressão emocional
author Maurício, Cláudia Helena Santos
author_facet Maurício, Cláudia Helena Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício, Cláudia Helena Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Artes visuais
Ilustração - Técnicas
Literatura infantil - Ilustração
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento da personalidade
Emoções
topic Educação artística
Artes visuais
Ilustração - Técnicas
Literatura infantil - Ilustração
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento da personalidade
Emoções
description A acompanhar o desenvolvimento tecnológico atual na área editorial, assistimos a uma grande variedade de estilos de ilustrações. Considerando a ilustração infantil uma forma de expressão gráfica que acompanha e integra o desenvolvimento da personalidade da criança, interessou abordar esta temática, no âmbito de uma turma do 12º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária do distrito de Aveiro, na disciplina de Expressão Plástica. O objeto deste estudo prende-se com a análise da importância na expressão artística, da identidade pessoal e das emoções e, como estas podem influenciar o trabalho da autoria. Paralelamente estudou-se a relação da narrativa oral com a narrativa visual. A metodologia da presente investigação teve início com uma pesquisa das referências bibliográficas pertinentes para o seu desenvolvimento. Optou-se por uma investigação qualitativa, cujos dados emergiram do trabalho prático realizado pelas alunas e da elaboração de dois questionários. Os questionários permitiram-nos aferir as referências às quais as alunas recorrem para comunicar visualmente, assim como analisar se as alunas foram influenciadas pelas emoções implícitas na narrativa oral dos seus contos infantis. Considerando as hipóteses de investigação e a abordagem metodológica utilizada, foi possível obter uma perspetiva conjunta de duas áreas distintas, mas que se intersetam e complementam: a área artística e a área da psicologia. Estas áreas apresentam um grande caráter de subjetividade, que foi minimizado através dos dados obtidos no projeto de investigação. Esta investigação dará respostas dirigidas aos professores, aos alunos, ilustradores de contos infantis, aos artistas plásticos e também poderá ser relevante na área da psicologia. Na conclusão desta futura investigação, pretende-se constatar a influência das emoções e referências da autoria, em evidência nos meios de expressão e comunicação visual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-07-17T11:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14437
TID:201570505
url http://hdl.handle.net/10773/14437
identifier_str_mv TID:201570505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137550873395200