Prova de conceito de um coletor de admissão com comprimento variável acionado por vácuo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Guilherme Calado Claro Chaves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/147478
Resumo: Com vista ao cumprimento do Acordo de Paris adotado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que visa reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (The Paris Agreement | UNFCCC), é importante arranjar métodos alternativos de produção de energia face aos combustíveis comuns. Neste sentido, existe o objetivo comum de maximizar a eficiência dos motores de combustão interna (CI), principalmente de ciclo OTTO, para desta forma garantir que, aliado ao combustível sintético, seja possível cumprir as normas pretendidas. Uma das formas de aumentar a eficiência dos motores em questão passa por garantir as condições ideais em todo o regime de funcionamento, ou seja, obter um aumento da eficiência numa gama o mais alargada possível de operação dos motores de combustão interna, que são sobretudo aplicados em situações requerendo uma gama larga de operação. Para este fim, o estudo de um sistema de admissão com comprimento variável para implementação nos carros de série apresenta-se com especial relevância, para que se possa fornecer para toda e qualquer velocidade de rotação do motor as condições ideias à queima de combustível, com o objetivo de reduzir as emissões de gases poluentes como NOx, CO, UHC (unburnt hydrocarbons) e aumentar a eficiência térmica do motor. Visto que, muito sucintamente o coletor de admissão dum automóvel tem um comprimento fixo o que restringe a quantidade de fluxo que se consegue induzir para a câmara de combustão, com base nesta ideia se a curva de eficiência do motor tende a ter picos consoante o comprimento e a rotação do motor é possível alterar e, por sua vez, aumentar esses picos alterando o comprimento a cada instante.  Portanto, nesta dissertação, criou-se um coletor de admissão com comprimento variável autossuficiente que utiliza para fazer variar o seu comprimento os próprios recursos que o motor de ciclo OTTO gera. Por fim, a implementação desta solução conduz ao aumento da eficiência volumétrica na ordem dos 20% a 25% em todo o regime, à obtenção de eficiência volumétrica na ordem dos 95% a baixas velocidades de rotação, ideal para implementação em carros de dia a dia, visto que no quotidiano se utiliza uma faixa de rotação reduzida e, maximizando a energia fornecida ao motor por parte do combustível, reduzindo, assim, as emissões de NOx, CO e UHC para a atmosfera e aumentando o binário produzido pelo motor, assim como a potência ao longo do regime de funcionamento do motor.
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Uma das formas de aumentar a eficiência dos motores em questão passa por garantir as condições ideais em todo o regime de funcionamento, ou seja, obter um aumento da eficiência numa gama o mais alargada possível de operação dos motores de combustão interna, que são sobretudo aplicados em situações requerendo uma gama larga de operação. Para este fim, o estudo de um sistema de admissão com comprimento variável para implementação nos carros de série apresenta-se com especial relevância, para que se possa fornecer para toda e qualquer velocidade de rotação do motor as condições ideias à queima de combustível, com o objetivo de reduzir as emissões de gases poluentes como NOx, CO, UHC (unburnt hydrocarbons) e aumentar a eficiência térmica do motor. Visto que, muito sucintamente o coletor de admissão dum automóvel tem um comprimento fixo o que restringe a quantidade de fluxo que se consegue induzir para a câmara de combustão, com base nesta ideia se a curva de eficiência do motor tende a ter picos consoante o comprimento e a rotação do motor é possível alterar e, por sua vez, aumentar esses picos alterando o comprimento a cada instante.  Portanto, nesta dissertação, criou-se um coletor de admissão com comprimento variável autossuficiente que utiliza para fazer variar o seu comprimento os próprios recursos que o motor de ciclo OTTO gera. Por fim, a implementação desta solução conduz ao aumento da eficiência volumétrica na ordem dos 20% a 25% em todo o regime, à obtenção de eficiência volumétrica na ordem dos 95% a baixas velocidades de rotação, ideal para implementação em carros de dia a dia, visto que no quotidiano se utiliza uma faixa de rotação reduzida e, maximizando a energia fornecida ao motor por parte do combustível, reduzindo, assim, as emissões de NOx, CO e UHC para a atmosfera e aumentando o binário produzido pelo motor, assim como a potência ao longo do regime de funcionamento do motor.In order to comply with the Paris Agreement adopted under the United Nations Framework Convention on Climate Change, which aims to reduce the emission of greenhouse gases (The Paris Agreement | UNFCCC), it is important to find alternative methods of producing energy compared to ordinary fuels. In this sense, there is a common objective of maximizing the efficiency of internal combustion engines (IC), mainly the OTTO cycle, in order to guarantee that, combined with synthetic fuel, it is possible to comply with the intended standards. One of the ways to increase the efficiency of the engines in question is to guarantee the ideal conditions throughout the operating regime, that is, to obtain an increase in efficiency in the widest possible range of operation of internal combustion engines, which are mainly applied in situations requiring a wide range of operation. For this purpose, the study of an intake system with variable length for implementation in series cars is of particular relevance, so that ideal conditions for fuel burning can be provided for any and all engine rotation speeds, with the objective of reducing polluting gas emissions such as NOx, CO, UHC (unburnt hydrocarbons) and increasing the engine's thermal efficiency. Since, very briefly, the intake manifold of a car has a fixed length, which restricts the amount of flow that can be introduced into the combustion chamber, based on this idea, if the engine efficiency curve tends to have peaks depending on the length and engine speed it is possible to change and increase these peaks by changing the intake length at every instant.  Therefore, in this dissertation, a self-sufficient variable-length intake manifold was created, which uses the resources generated by the OTTO cycle engine to vary its length. Finally, the implementation of this solution leads to an increase in volumetric efficiency by 20% to 25% throughout the regime, obtaining volumetric efficiency in the order of 95% at low rotation speeds, ideal for implementation in daily cars, since in the quotidian a reduced speed range is used and maximizing the energy supplied to the engine by the fuel, will reduce NOx, CO and UHC emissions into the atmosphere and increase the torque produced by the engine, as well as power over the engine's operating range.Santos, AntónioRUNCosta, Guilherme Calado Claro Chaves2022-12-132025-12-13T00:00:00Z2022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/147478porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:28:38Zoai:run.unl.pt:10362/147478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:57.432493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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