Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003 |
Resumo: | A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental. |
id |
RCAP_4ce92bb61e1ed60b070acd15d3eaa6a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312000000400003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anosPromoção da saúdetoxicodependênciaintervenção em escolas primáriasA investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental.ISPA-Instituto Universitário2000-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003Análise Psicológica v.18 n.4 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003Pereira,Maria da GraçaMoreira,Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T16:59:50Zoai:scielo:S0870-82312000000400003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:15:57.762751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos |
title |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos |
spellingShingle |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos Pereira,Maria da Graça Promoção da saúde toxicodependência intervenção em escolas primárias |
title_short |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos |
title_full |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos |
title_fullStr |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos |
title_full_unstemmed |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos |
title_sort |
Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos |
author |
Pereira,Maria da Graça |
author_facet |
Pereira,Maria da Graça Moreira,Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Moreira,Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Maria da Graça Moreira,Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da saúde toxicodependência intervenção em escolas primárias |
topic |
Promoção da saúde toxicodependência intervenção em escolas primárias |
description |
A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-11-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.18 n.4 2000 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137258171793408 |