Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Maria da Graça
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Moreira,Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003
Resumo: A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental.
id RCAP_4ce92bb61e1ed60b070acd15d3eaa6a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82312000000400003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anosPromoção da saúdetoxicodependênciaintervenção em escolas primáriasA investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental.ISPA-Instituto Universitário2000-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003Análise Psicológica v.18 n.4 2000reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003Pereira,Maria da GraçaMoreira,Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T16:59:50Zoai:scielo:S0870-82312000000400003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:15:57.762751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
title Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
spellingShingle Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
Pereira,Maria da Graça
Promoção da saúde
toxicodependência
intervenção em escolas primárias
title_short Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
title_full Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
title_fullStr Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
title_full_unstemmed Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
title_sort Prevenção primária das toxicodependências: avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
author Pereira,Maria da Graça
author_facet Pereira,Maria da Graça
Moreira,Paulo
author_role author
author2 Moreira,Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Maria da Graça
Moreira,Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
toxicodependência
intervenção em escolas primárias
topic Promoção da saúde
toxicodependência
intervenção em escolas primárias
description A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. "Crescer a Brincar" é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente "Sede de Viver", instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312000000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.18 n.4 2000
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137258171793408