Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24585 |
Resumo: | O ruído produzido pelo tráfego rodoviário é a primeira causa de poluição sonora em meio urbano. Em Portugal, e em consonância com as tendências dos restantes países da União Europeia, esta situação encontra-se regulamentada por intermédio da publicação de legislação específica. Tal vem obrigar à consideração do ruído urbano em fase de planeamento, nomeadamente na elaboração de planos de ordenamento do território. A determinação dos níveis de ruído é conseguida de uma forma vantajosa com recurso a modelos de previsão que, em função do conhecimento do tráfego e das características físicas do meio, permitem a avaliação de diversos cenários e a quantificação do clima acústico de modo contínuo no espaço. É apresentada a aplicação de um destes modelos a um espaço verde urbano, sendo calculadosmapas acústicos para os cenários de tráfego presente e futuro e proposta uma solução para mitigação do ruído. |
id |
RCAP_4cedd259f53de697834725b143f9887b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24585 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbanoTráfego rodoviárioRuído ambientalRuídoO ruído produzido pelo tráfego rodoviário é a primeira causa de poluição sonora em meio urbano. Em Portugal, e em consonância com as tendências dos restantes países da União Europeia, esta situação encontra-se regulamentada por intermédio da publicação de legislação específica. Tal vem obrigar à consideração do ruído urbano em fase de planeamento, nomeadamente na elaboração de planos de ordenamento do território. A determinação dos níveis de ruído é conseguida de uma forma vantajosa com recurso a modelos de previsão que, em função do conhecimento do tráfego e das características físicas do meio, permitem a avaliação de diversos cenários e a quantificação do clima acústico de modo contínuo no espaço. É apresentada a aplicação de um destes modelos a um espaço verde urbano, sendo calculadosmapas acústicos para os cenários de tráfego presente e futuro e proposta uma solução para mitigação do ruído.The noise produced by road traffic is the first cause of acoustic pollution an urban environment. In Portugal as well as in most of the European Union countries, this problem is regulated through the publication of specific legislation. These regulations require the consideration of the outdoor noise levels in the planning process, namely in the elaboration of zoning plans. The calculation of the noise levels is carried out using simulation models which, based on traffic data and site physical characteristics, allow the evaluation of scenarios and the quantification of such levels in a continuous space. In this paper a noise simulation model is applied to an urban recreation park. Acoustic maps are calculated for present and future traffic scenarios, and a mitigation solution is developed for the noise levels generated.Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET)Universidade do MinhoSilva, Lígia TorresSilva, José Ferreira daMendes, José F. G.20022002-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24585porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:28:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:28:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano |
title |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano |
spellingShingle |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano Silva, Lígia Torres Tráfego rodoviário Ruído ambiental Ruído |
title_short |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano |
title_full |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano |
title_fullStr |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano |
title_full_unstemmed |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano |
title_sort |
Tráfego rodoviário e ruído ambiental: o caso dum parque urbano |
author |
Silva, Lígia Torres |
author_facet |
Silva, Lígia Torres Silva, José Ferreira da Mendes, José F. G. |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Ferreira da Mendes, José F. G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lígia Torres Silva, José Ferreira da Mendes, José F. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tráfego rodoviário Ruído ambiental Ruído |
topic |
Tráfego rodoviário Ruído ambiental Ruído |
description |
O ruído produzido pelo tráfego rodoviário é a primeira causa de poluição sonora em meio urbano. Em Portugal, e em consonância com as tendências dos restantes países da União Europeia, esta situação encontra-se regulamentada por intermédio da publicação de legislação específica. Tal vem obrigar à consideração do ruído urbano em fase de planeamento, nomeadamente na elaboração de planos de ordenamento do território. A determinação dos níveis de ruído é conseguida de uma forma vantajosa com recurso a modelos de previsão que, em função do conhecimento do tráfego e das características físicas do meio, permitem a avaliação de diversos cenários e a quantificação do clima acústico de modo contínuo no espaço. É apresentada a aplicação de um destes modelos a um espaço verde urbano, sendo calculadosmapas acústicos para os cenários de tráfego presente e futuro e proposta uma solução para mitigação do ruído. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24585 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545332015235072 |