Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sofia Mestre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13495
Resumo: No que concerne ao ensino-aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras) tem-se verificado, ao longo dos anos, um crescente reconhecimento da multiplicidade e complexidade de fatores que envolve a sua lecionação. Posto isto, novas correntes pedagógicas e metodológicas vieram, assim, aportar ao ensino outras perspetivas que levaram à necessidade de se alterarem práticas antes existentes. Nesse sentido, apresentarei, no presente Relatório Científico, uma reflexão sobre as minhas opções metodológicas, aquando da minha Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta os pressupostos da abordagem comunicativa e da metodologia de tarefas, que procuram estabelecer uma ligação entre o meio e a escola, reconceptualizando o papel do aluno como foco central da aprendizagem. Deste modo, analisarei, de uma forma detalhada, as estratégias, as atividades e os materiais elaborados, com o intuito de demonstrar em que medida se pode tornar a aula de línguas mais dinâmica e motivadora, potenciadora de aprendizagens significativas e duradouras.
id RCAP_4d2890e10d175d221e4e05e6772ce3cb
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)Abordagem comunicativaMetodologia de tarefasPrática reflexivaEnsino centrado no alunoAprendizagens significativasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo que concerne ao ensino-aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras) tem-se verificado, ao longo dos anos, um crescente reconhecimento da multiplicidade e complexidade de fatores que envolve a sua lecionação. Posto isto, novas correntes pedagógicas e metodológicas vieram, assim, aportar ao ensino outras perspetivas que levaram à necessidade de se alterarem práticas antes existentes. Nesse sentido, apresentarei, no presente Relatório Científico, uma reflexão sobre as minhas opções metodológicas, aquando da minha Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta os pressupostos da abordagem comunicativa e da metodologia de tarefas, que procuram estabelecer uma ligação entre o meio e a escola, reconceptualizando o papel do aluno como foco central da aprendizagem. Deste modo, analisarei, de uma forma detalhada, as estratégias, as atividades e os materiais elaborados, com o intuito de demonstrar em que medida se pode tornar a aula de línguas mais dinâmica e motivadora, potenciadora de aprendizagens significativas e duradouras.Guerra, JoaquimRabadan, MercedesSapientiaMendes, Sofia Mestre2020-02-11T10:48:10Z2015-10-232015-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13495TID:201458691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:40.131801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
title Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
spellingShingle Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
Mendes, Sofia Mestre
Abordagem comunicativa
Metodologia de tarefas
Prática reflexiva
Ensino centrado no aluno
Aprendizagens significativas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
title_full Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
title_fullStr Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
title_full_unstemmed Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
title_sort Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
author Mendes, Sofia Mestre
author_facet Mendes, Sofia Mestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerra, Joaquim
Rabadan, Mercedes
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Sofia Mestre
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem comunicativa
Metodologia de tarefas
Prática reflexiva
Ensino centrado no aluno
Aprendizagens significativas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Abordagem comunicativa
Metodologia de tarefas
Prática reflexiva
Ensino centrado no aluno
Aprendizagens significativas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No que concerne ao ensino-aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras) tem-se verificado, ao longo dos anos, um crescente reconhecimento da multiplicidade e complexidade de fatores que envolve a sua lecionação. Posto isto, novas correntes pedagógicas e metodológicas vieram, assim, aportar ao ensino outras perspetivas que levaram à necessidade de se alterarem práticas antes existentes. Nesse sentido, apresentarei, no presente Relatório Científico, uma reflexão sobre as minhas opções metodológicas, aquando da minha Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta os pressupostos da abordagem comunicativa e da metodologia de tarefas, que procuram estabelecer uma ligação entre o meio e a escola, reconceptualizando o papel do aluno como foco central da aprendizagem. Deste modo, analisarei, de uma forma detalhada, as estratégias, as atividades e os materiais elaborados, com o intuito de demonstrar em que medida se pode tornar a aula de línguas mais dinâmica e motivadora, potenciadora de aprendizagens significativas e duradouras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-23
2015-10-23T00:00:00Z
2020-02-11T10:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/13495
TID:201458691
url http://hdl.handle.net/10400.1/13495
identifier_str_mv TID:201458691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133284237574144