Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/13495 |
Resumo: | No que concerne ao ensino-aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras) tem-se verificado, ao longo dos anos, um crescente reconhecimento da multiplicidade e complexidade de fatores que envolve a sua lecionação. Posto isto, novas correntes pedagógicas e metodológicas vieram, assim, aportar ao ensino outras perspetivas que levaram à necessidade de se alterarem práticas antes existentes. Nesse sentido, apresentarei, no presente Relatório Científico, uma reflexão sobre as minhas opções metodológicas, aquando da minha Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta os pressupostos da abordagem comunicativa e da metodologia de tarefas, que procuram estabelecer uma ligação entre o meio e a escola, reconceptualizando o papel do aluno como foco central da aprendizagem. Deste modo, analisarei, de uma forma detalhada, as estratégias, as atividades e os materiais elaborados, com o intuito de demonstrar em que medida se pode tornar a aula de línguas mais dinâmica e motivadora, potenciadora de aprendizagens significativas e duradouras. |
id |
RCAP_4d2890e10d175d221e4e05e6772ce3cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)Abordagem comunicativaMetodologia de tarefasPrática reflexivaEnsino centrado no alunoAprendizagens significativasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo que concerne ao ensino-aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras) tem-se verificado, ao longo dos anos, um crescente reconhecimento da multiplicidade e complexidade de fatores que envolve a sua lecionação. Posto isto, novas correntes pedagógicas e metodológicas vieram, assim, aportar ao ensino outras perspetivas que levaram à necessidade de se alterarem práticas antes existentes. Nesse sentido, apresentarei, no presente Relatório Científico, uma reflexão sobre as minhas opções metodológicas, aquando da minha Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta os pressupostos da abordagem comunicativa e da metodologia de tarefas, que procuram estabelecer uma ligação entre o meio e a escola, reconceptualizando o papel do aluno como foco central da aprendizagem. Deste modo, analisarei, de uma forma detalhada, as estratégias, as atividades e os materiais elaborados, com o intuito de demonstrar em que medida se pode tornar a aula de línguas mais dinâmica e motivadora, potenciadora de aprendizagens significativas e duradouras.Guerra, JoaquimRabadan, MercedesSapientiaMendes, Sofia Mestre2020-02-11T10:48:10Z2015-10-232015-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13495TID:201458691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:40.131801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM) |
title |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM) |
spellingShingle |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM) Mendes, Sofia Mestre Abordagem comunicativa Metodologia de tarefas Prática reflexiva Ensino centrado no aluno Aprendizagens significativas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM) |
title_full |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM) |
title_fullStr |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM) |
title_full_unstemmed |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM) |
title_sort |
Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM) |
author |
Mendes, Sofia Mestre |
author_facet |
Mendes, Sofia Mestre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerra, Joaquim Rabadan, Mercedes Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Sofia Mestre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem comunicativa Metodologia de tarefas Prática reflexiva Ensino centrado no aluno Aprendizagens significativas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Abordagem comunicativa Metodologia de tarefas Prática reflexiva Ensino centrado no aluno Aprendizagens significativas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No que concerne ao ensino-aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras) tem-se verificado, ao longo dos anos, um crescente reconhecimento da multiplicidade e complexidade de fatores que envolve a sua lecionação. Posto isto, novas correntes pedagógicas e metodológicas vieram, assim, aportar ao ensino outras perspetivas que levaram à necessidade de se alterarem práticas antes existentes. Nesse sentido, apresentarei, no presente Relatório Científico, uma reflexão sobre as minhas opções metodológicas, aquando da minha Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta os pressupostos da abordagem comunicativa e da metodologia de tarefas, que procuram estabelecer uma ligação entre o meio e a escola, reconceptualizando o papel do aluno como foco central da aprendizagem. Deste modo, analisarei, de uma forma detalhada, as estratégias, as atividades e os materiais elaborados, com o intuito de demonstrar em que medida se pode tornar a aula de línguas mais dinâmica e motivadora, potenciadora de aprendizagens significativas e duradouras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-23 2015-10-23T00:00:00Z 2020-02-11T10:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/13495 TID:201458691 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/13495 |
identifier_str_mv |
TID:201458691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133284237574144 |