O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56955 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
id |
RCAP_4d3a7d47d631d29305581175edfc24b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56955 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência domésticaThe importance of communication actions in non-profit organizations: the perceptions from victims of domestic violenceOrganizações sem fins lucrativosComunicaçãoViolência domésticaAPAVNon-profit organizationsCommunicationDomestic violenceCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaOs problemas sociais estão em constante desenvolvimento e a violência doméstica ainda está muito presente na sociedade. Para combater esta problemática surgem as organizações sem fins lucrativos que desenvolvem ações de comunicação para alterar comportamentos e sensibilizar a sociedade. Este trabalho tem como objetivo principal compreender qual a perceção das vítimas de violência doméstica relativamente à comunicação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. No presente estudo, participaram oito vítimas de violência doméstica e a equipa de comunicação e marketing da APAV. Os resultados mostram que o discurso da amostra e da associação estão em concordância relativamente à comunicação utilizada. A demonstração da realidade foi defendida pelas vítimas, que revelam que expor a vida privada é um dos maiores receios. Ainda assim já existe mais comunicação sobre este tema mas é necessário sensibilizar e educar para alcançar efeitos mais positivos. Por último, os objetivos foram respondidos, as limitações e as recomendações de pesquisa futura foram identificadas.Social problems are constantly evolving and domestic violence is still present in our society. In order to fight this problem, non-profit organizations started to develop strategies and communication actions to change behaviors and raise awareness of society. The main objective of this study is to understand the victims perception of domestic violence in relation to the communication of the Portuguese Association for Victim Support. To make this study possible, eight victims of domestic violence and the APAV communication and marketing team participated. The results show that the speech of the sample and the association actions are in agreement with the communication used. The demonstration of reality was defended by the victims, who reveal that exposing privacy is one of their biggest fears. Nevertheless, today there is more awareness and communication on this topic, but it is necessary to keep sensitize and educate to achieve more positive effects. Finally, the objectives were answered, the limitations and recommendations of future research were identified.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoFigueiredo, Raquel Sofia Gouveia20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56955por202016170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:58.893909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica The importance of communication actions in non-profit organizations: the perceptions from victims of domestic violence |
title |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica |
spellingShingle |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica Figueiredo, Raquel Sofia Gouveia Organizações sem fins lucrativos Comunicação Violência doméstica APAV Non-profit organizations Communication Domestic violence Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica |
title_full |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica |
title_fullStr |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica |
title_full_unstemmed |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica |
title_sort |
O papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica |
author |
Figueiredo, Raquel Sofia Gouveia |
author_facet |
Figueiredo, Raquel Sofia Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Cláudia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Raquel Sofia Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizações sem fins lucrativos Comunicação Violência doméstica APAV Non-profit organizations Communication Domestic violence Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Organizações sem fins lucrativos Comunicação Violência doméstica APAV Non-profit organizations Communication Domestic violence Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/56955 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/56955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202016170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133012908048384 |