Cantigas de roda: o resgate popular na formação sócio-cultural do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Benedita do Socorro Matos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14547
Resumo: Esta Pesquisa tem como objetivo analisar a temática: “Cantigas de Roda: O resgate popular na formação sócio-cultural do aluno”. A escola utilizada como campo de investigação foi a Creche Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada no Município de Santana-AP, que atua na modalidade da Educação Infantil. A coleta de dados envolveu professores, alunos, pais e pessoal de apoio e foi realizada mediante a aplicação de questionários e entrevistas, visando obter uma visão mais abrangente da temática abordada. O resultado de tal investigação mostra que as Cantigas de Roda poucas vezes são utilizadas no cotidiano escolar. Observou-se, também, a falta de motivação dos alunos e dos professores na hora de realizar atividades que envolvam as Cantigas de Roda. Foram utilizadas como foco norteador, análises bibliográficas de diferentes autores que abordam a temática das Cantigas de Roda na Formação Sócio-Cultural do aluno. Espera-se, com isso, contribuir de forma efetiva no sentido de resgatar a prática das Cantigas de Roda, tanto na Creche Nossa Senhora Rainha da Paz quanto em outras escolas da rede de ensino do Município de Santana-AP e quem sabe, do Estado do Amapá; ABSTRACT: This survey aims to analyze the theme: " Songs Wheel: Rehabilitation popular socio-cultural training of the student." The school used as a research field was the Crèche Our Lady Queen of Peace, located in the municipality of Santana-AP, which acts in the mode of early childhood education. Data collection involved: teachers, students, parents and support staff and was conducted by questionnaires and interviews, to obtain a more comprehensive view of the theme. The result of this investigation shows that the rhymes are rarely used in the classroom. It was noted, too, lack of motivation of students and teachers the time to perform activities that involve the Songs Wheel. Were used as a focus, Literature reviews by different authors that address the theme of the Nursery Rhymes in Socio-Cultural Formation of the student. It is hoped thereby to contribute effectively in order to rescue the practice of the Songs Wheel, both in the Nursery Our Lady Queen of Peace as in other schools of education in the city of Santana-AP and who knows the state of Amapá.
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