A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sofia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/15364
Resumo: As superfícies comerciais atualmente estão presentes no dia-a-dia de todos os consumidores, no entanto, os estudos realizados sobre estes locais têm-se manifestado como insuficientes para reconhecer o seu verdadeiro potencial nas perceções dos consumidores. A indústria do retalho é reconhecida pelo uso das mais variadas técnicas de marketing para fidelizar os seus consumidores, porém, foi encontrada uma lacuna nos estudos sobre esta temática. Apesar de existirem diversas investigações sobre os centros comerciais e o seu impacto nos consumidores, os investigadores não têm em conta o impacto dos parques de estacionamento. Assim, o objetivo central da presente investigação são os parques de estacionamento das superfícies comerciais e qual o seu impacto no processo de decisão do consumidor que a visita. A investigação começa por uma abordagem teórica onde são explorados vários temas que são considerados essenciais para a perceção da importância dos parques de estacionamento nos centros comerciais. Assim, destacam-se temas tais como customer experience, marketing experiencial e shopping experience. Como conclusão da revisão bibliográfica existe uma secção dedicada aos parques de estacionamento. Após a abordagem teórica, e de forma a responder aos objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Através de duas sessões de focus groups, com um total de 13 participantes, foi possível recolher dados que permitiu responder ao objetivo principal da investigação. Os resultados obtidos permitem concluir que os consumidores não consideram o parque de estacionamento um impedimento para visitar uma superfície comercial, no entanto, é possível perceber que existem entraves que os parques de estacionamento colocam aos consumidores aquando a sua visita. Ou seja, apesar de os consumidores afirmarem que não decidem qual a superfície a visitar consoante o parque, admitem que passam por uma certa ansiedade durante a experiencia de estacionamento e que isso condiciona o seu comportamento durante a sua visita à superfície comercial e a sua propensão para o consumo.
id RCAP_4d519e9197764d96c5b1e95522a0d982
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidorMarketing experiencialParques de estacionamentoCentros comerciaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs superfícies comerciais atualmente estão presentes no dia-a-dia de todos os consumidores, no entanto, os estudos realizados sobre estes locais têm-se manifestado como insuficientes para reconhecer o seu verdadeiro potencial nas perceções dos consumidores. A indústria do retalho é reconhecida pelo uso das mais variadas técnicas de marketing para fidelizar os seus consumidores, porém, foi encontrada uma lacuna nos estudos sobre esta temática. Apesar de existirem diversas investigações sobre os centros comerciais e o seu impacto nos consumidores, os investigadores não têm em conta o impacto dos parques de estacionamento. Assim, o objetivo central da presente investigação são os parques de estacionamento das superfícies comerciais e qual o seu impacto no processo de decisão do consumidor que a visita. A investigação começa por uma abordagem teórica onde são explorados vários temas que são considerados essenciais para a perceção da importância dos parques de estacionamento nos centros comerciais. Assim, destacam-se temas tais como customer experience, marketing experiencial e shopping experience. Como conclusão da revisão bibliográfica existe uma secção dedicada aos parques de estacionamento. Após a abordagem teórica, e de forma a responder aos objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Através de duas sessões de focus groups, com um total de 13 participantes, foi possível recolher dados que permitiu responder ao objetivo principal da investigação. Os resultados obtidos permitem concluir que os consumidores não consideram o parque de estacionamento um impedimento para visitar uma superfície comercial, no entanto, é possível perceber que existem entraves que os parques de estacionamento colocam aos consumidores aquando a sua visita. Ou seja, apesar de os consumidores afirmarem que não decidem qual a superfície a visitar consoante o parque, admitem que passam por uma certa ansiedade durante a experiencia de estacionamento e que isso condiciona o seu comportamento durante a sua visita à superfície comercial e a sua propensão para o consumo.Nogueira, MafaldaGomes, SandraRepositório ComumOliveira, Sofia2016-11-10T19:59:28Z2016-03-08T00:00:00Z2016-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15364201149982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:59.277237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor
title A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor
spellingShingle A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor
Oliveira, Sofia
Marketing experiencial
Parques de estacionamento
Centros comerciais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor
title_full A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor
title_fullStr A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor
title_full_unstemmed A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor
title_sort A influência dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiência de compra do consumidor
author Oliveira, Sofia
author_facet Oliveira, Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Mafalda
Gomes, Sandra
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing experiencial
Parques de estacionamento
Centros comerciais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing experiencial
Parques de estacionamento
Centros comerciais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description As superfícies comerciais atualmente estão presentes no dia-a-dia de todos os consumidores, no entanto, os estudos realizados sobre estes locais têm-se manifestado como insuficientes para reconhecer o seu verdadeiro potencial nas perceções dos consumidores. A indústria do retalho é reconhecida pelo uso das mais variadas técnicas de marketing para fidelizar os seus consumidores, porém, foi encontrada uma lacuna nos estudos sobre esta temática. Apesar de existirem diversas investigações sobre os centros comerciais e o seu impacto nos consumidores, os investigadores não têm em conta o impacto dos parques de estacionamento. Assim, o objetivo central da presente investigação são os parques de estacionamento das superfícies comerciais e qual o seu impacto no processo de decisão do consumidor que a visita. A investigação começa por uma abordagem teórica onde são explorados vários temas que são considerados essenciais para a perceção da importância dos parques de estacionamento nos centros comerciais. Assim, destacam-se temas tais como customer experience, marketing experiencial e shopping experience. Como conclusão da revisão bibliográfica existe uma secção dedicada aos parques de estacionamento. Após a abordagem teórica, e de forma a responder aos objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Através de duas sessões de focus groups, com um total de 13 participantes, foi possível recolher dados que permitiu responder ao objetivo principal da investigação. Os resultados obtidos permitem concluir que os consumidores não consideram o parque de estacionamento um impedimento para visitar uma superfície comercial, no entanto, é possível perceber que existem entraves que os parques de estacionamento colocam aos consumidores aquando a sua visita. Ou seja, apesar de os consumidores afirmarem que não decidem qual a superfície a visitar consoante o parque, admitem que passam por uma certa ansiedade durante a experiencia de estacionamento e que isso condiciona o seu comportamento durante a sua visita à superfície comercial e a sua propensão para o consumo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T19:59:28Z
2016-03-08T00:00:00Z
2016-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/15364
201149982
url http://hdl.handle.net/10400.26/15364
identifier_str_mv 201149982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130006660579328