Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria José Pessoa de Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6922
Resumo: Essa pesquisa aborda a origem, bem como as definições, os fatores, as consequências causadas no profissional e as causas da manifestação da Síndrome de Burnout focando a atividade docente. A Síndrome de Burnout foi associada à condição de esgotamento físico e mental por exaustão crônica, um processo que é construído por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Em cinco etapas progressivas: idealismo, realismo, estagnação e frustração, apatia e o fenómeno fênix. A Organização Mundial de Saúde a cataloga como um distúrbio psíquico e o Ministério da Saúde a inclui na Lista de Doenças Profissionais e Relacionadas ao Trabalho, pois a síndrome é a principal perturbação apresentada pelos profissionais de educação. Foram aplicados inquéritos a dez professoras da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria José Borba e a dois médicos do Programa Saúde da Família, localizado no município paraíbano de Juripiranga. Foram aplicados inquéritos a professores e a médicos, os resultados dos mesmos foram analisados de forma crítica recorrendo-se a uma metodologia qualitativa. De forma a podermos encontrar respostas à problemática em estudo: Por que os professores são suscetíveis a manifestarem a Síndrome de Burnout, associada à condição de esgotamento físico e mental por exaustão crônica: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho? A contribuição social dessa investigação está pautada na busca de ações de prevenção e combate dessa síndrome na vida de educadores, beneficiando não só a qualidade de vida desses profissionais, mas também a melhoria do ensino. As condições do ambiente físico de trabalho constituem uma das primeiras variáveis a serem analisadas.
id RCAP_4d574395f8d7a92f60dadabfb97d58d4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José BorbaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOQUALIDADE DO ENSINODISTÚRBIOS PSICOFISIOLÓGICOSPROFESSORESBURNOUTEDUCATIONTEACHING QUALITYPSYCHOPHYSIOLOGICAL DISORDERSTEACHERSBURNOUTEssa pesquisa aborda a origem, bem como as definições, os fatores, as consequências causadas no profissional e as causas da manifestação da Síndrome de Burnout focando a atividade docente. A Síndrome de Burnout foi associada à condição de esgotamento físico e mental por exaustão crônica, um processo que é construído por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Em cinco etapas progressivas: idealismo, realismo, estagnação e frustração, apatia e o fenómeno fênix. A Organização Mundial de Saúde a cataloga como um distúrbio psíquico e o Ministério da Saúde a inclui na Lista de Doenças Profissionais e Relacionadas ao Trabalho, pois a síndrome é a principal perturbação apresentada pelos profissionais de educação. Foram aplicados inquéritos a dez professoras da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria José Borba e a dois médicos do Programa Saúde da Família, localizado no município paraíbano de Juripiranga. Foram aplicados inquéritos a professores e a médicos, os resultados dos mesmos foram analisados de forma crítica recorrendo-se a uma metodologia qualitativa. De forma a podermos encontrar respostas à problemática em estudo: Por que os professores são suscetíveis a manifestarem a Síndrome de Burnout, associada à condição de esgotamento físico e mental por exaustão crônica: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho? A contribuição social dessa investigação está pautada na busca de ações de prevenção e combate dessa síndrome na vida de educadores, beneficiando não só a qualidade de vida desses profissionais, mas também a melhoria do ensino. As condições do ambiente físico de trabalho constituem uma das primeiras variáveis a serem analisadas.This research approaches the origin, the definitions, the factors, the consequences caused in the professional and the causes of the manifestation of burnout syndrome focusing on teaching activity. The Burnout syndrome was associated with the condition of physical and mental exhaustion from chronic exhaustion, a process built on three dimensions states: emotional exhaustion, depersonalization and low personal accomplishment. In five progressive stages: idealism, realism, stagnation and frustration, apathy and the phoenix phenomenon. The World Health Organization referred to it as being a psychic disorder and the Ministry of Health included it in the Occupational Diseases and Work-related Illnesses List because the syndrome is the main disturbance presented by education professionals. Surveys were applied to ten teachers of the Municipal School of Child Education and Fundamental Maria José Borba and two doctors of the Family Health Program, located in the city of Juripiranga, Paraíba. The applied methodology was the quantitative analysis of the of surveys. The social contribution of this research is guided in the search for prevention and combat of this syndrome in the lives of educators, benefiting not only the quality of educators' life, benefitting not only the quality of those professionals' life, but also the improvement of the teaching. The terms of the physical working environment is one of the first variables to be analyzed.2016-04-18T18:44:49Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6922porAraújo, Maria José Pessoa de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:54.474722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba
title Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba
spellingShingle Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba
Araújo, Maria José Pessoa de Andrade
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
QUALIDADE DO ENSINO
DISTÚRBIOS PSICOFISIOLÓGICOS
PROFESSORES
BURNOUT
EDUCATION
TEACHING QUALITY
PSYCHOPHYSIOLOGICAL DISORDERS
TEACHERS
BURNOUT
title_short Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba
title_full Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba
title_fullStr Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba
title_sort Síndrome de Burnout : estudo de caso com os professores da Escola Municipal Maria José Borba
author Araújo, Maria José Pessoa de Andrade
author_facet Araújo, Maria José Pessoa de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria José Pessoa de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
QUALIDADE DO ENSINO
DISTÚRBIOS PSICOFISIOLÓGICOS
PROFESSORES
BURNOUT
EDUCATION
TEACHING QUALITY
PSYCHOPHYSIOLOGICAL DISORDERS
TEACHERS
BURNOUT
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
QUALIDADE DO ENSINO
DISTÚRBIOS PSICOFISIOLÓGICOS
PROFESSORES
BURNOUT
EDUCATION
TEACHING QUALITY
PSYCHOPHYSIOLOGICAL DISORDERS
TEACHERS
BURNOUT
description Essa pesquisa aborda a origem, bem como as definições, os fatores, as consequências causadas no profissional e as causas da manifestação da Síndrome de Burnout focando a atividade docente. A Síndrome de Burnout foi associada à condição de esgotamento físico e mental por exaustão crônica, um processo que é construído por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Em cinco etapas progressivas: idealismo, realismo, estagnação e frustração, apatia e o fenómeno fênix. A Organização Mundial de Saúde a cataloga como um distúrbio psíquico e o Ministério da Saúde a inclui na Lista de Doenças Profissionais e Relacionadas ao Trabalho, pois a síndrome é a principal perturbação apresentada pelos profissionais de educação. Foram aplicados inquéritos a dez professoras da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria José Borba e a dois médicos do Programa Saúde da Família, localizado no município paraíbano de Juripiranga. Foram aplicados inquéritos a professores e a médicos, os resultados dos mesmos foram analisados de forma crítica recorrendo-se a uma metodologia qualitativa. De forma a podermos encontrar respostas à problemática em estudo: Por que os professores são suscetíveis a manifestarem a Síndrome de Burnout, associada à condição de esgotamento físico e mental por exaustão crônica: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho? A contribuição social dessa investigação está pautada na busca de ações de prevenção e combate dessa síndrome na vida de educadores, beneficiando não só a qualidade de vida desses profissionais, mas também a melhoria do ensino. As condições do ambiente físico de trabalho constituem uma das primeiras variáveis a serem analisadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-18T18:44:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6922
url http://hdl.handle.net/10437/6922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131246445461504