Arte, visibilidade e interatividade: um novo jeito para a apreciação da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cleane da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9118
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar o potencial da inserção dos Museus Virtuais no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais nas escolas públicas de Roraima. As perguntas que nortearam as ações em campo foram as seguintes: Como as TIC podem contribuir para o ensino de Artes Visuais? Neste processo esse recurso me ensina em quê? Me ajuda em quê? Faz melhor do que outro em quê? Foram considerados, também, outros fatores como: custos, atratividade, acessibilidade e alternativas de usos em outros contextos. A hipótese que sustenta este trabalho corrobora para a promoção do ensino por meio das TIC em época da cultura digital. Buscamos compreender como a escola atual incentiva o uso das TIC durante o processo de ensino/aprendizagem. Assim, utilizamos a pesquisa qualitativa. Demonstramos no decorrer da pesquisa, como as TIC se mostram fortes aliadas à educação, contribuindo para que o aluno seja um sujeito ativo e reflexivo e que a partir dos ensinamentos sejam encaminhados para tomar uma postura crítica. Percebemos que a internet proporciona a criação de plataformas que coincidem com a promoção deste processo, sendo o espaço ideal para a criação de plataformas online, que podem ser disponibilizadas gratuitamente e que fazem parte do mundo atual dos alunos. O número de Museus Virtuais disponibilizados gratuitamente na web, é um ponto positivo no que concerne a possibilitar experiências inovadoras aos alunos, permitindo à eles uma aula diferenciada, interligando saberes da arte antiga por meio de tecnologias contemporâneas. Para além disso, são espaços que permitem o desenvolvimento do ensino/aprendizagem em vários níveis, dentre eles: emocional, cognitivo e socio-cultural. A interatividade que o espaço proporciona também é atrativa para os alunos, fazendo com que as experiências sejam mais um espaço lúdico e construtivo, e a partir disso, capazes de elevar o senso crítico e a expressão artística de cada um.
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