Anúncio de dividendos: a reacção do mercado de capitais português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cecilia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/543
Resumo: Dissertação de Mestrado em Finanças Empresariais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
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spelling Anúncio de dividendos: a reacção do mercado de capitais portuguêsAnúncios de dividendosEuronext LisboaPolítica de dividendosReacções do mercado de capitaisRendibilidade anormalVolume de transacções anormalDissertação de Mestrado em Finanças Empresariais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.Este estudo aborda o tema política de dividendos, mais especificamente o impacto dos anúncios de dividendos no mercado de capitais português. Perante o vasto leque de teorias existentes e das diversas reacções expectáveis, propusemo-nos encontrar evidência empírica da(s) que melhor se enquadra(m) no cenário bolsista nacional entre 2005 e 2009. O objectivo é analisar se os anúncios de dividendos são interpretados como informação nova e valiosa capaz de alterar as expectativas dos investidores e influenciar a revisão de carteiras dos mesmos. No trabalho empírico desenvolvido tratamos os anúncios de dividendos das empresas cotadas na Euronext Lisboa, pertencentes ao PSI Geral a 31/12/2009. Tendo por base os critérios especificados ao longo do estudo, a amostra engloba 21 empresas, que se traduzem em 94 anúncios de dividendos. A reacção do mercado aos anúncios de aumento, diminuição e manutenção dos dividendos é verificada pela análise da rendibilidade anormal e do volume de transacções anormal, para dois períodos de análise: 5 e 21 dias. Constatamos que no mercado nacional existe reacção aos anúncios de dividendos quer ao nível do volume de transacções, quer em termos de oscilações nas cotações, não se encontrando suporte para a teoria da irrelevância dos dividendos. Embora a teoria da preferência fiscal, a existir, não seja a predominante no mercado de capitais português, não se revela possível concluir qual a teoria que mais se evidencia, se a teoria de catering, se as teorias da sinalização e da agência.IC-OnlineLopes, Cecilia2012-06-14T14:51:20Z2012-06-142012-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:27Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:33.038524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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