Análise térmica de um motor de indução sujeito a falhas de curto-circuito entre espiras dos enrolamentos estatóricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9920 |
Resumo: | O curto-circuito entre espiras apresenta-se como uma das mais severas avarias possíveis de ocorrer nos enrolamentos do estator das máquinas elétricas. Tratando-se de uma avaria com caracter evolutivo, caracteriza-se por, num estado inicial, envolver poucas espiras. A corrente elétrica, nas espiras curto-circuitadas assume um valor extremamente elevado provocando um incremento substancial da temperatura, na região da avaria, que rapidamente se estende para outras seções do enrolamento. Este trabalho tem como objetivo principal a análise térmica de um motor de indução trifásico com curto-circuitos entre espiras nos enrolamentos estatóricos. O comportamento eletromagnético e a dinâmica térmica são analisados tendo por base um modelo computacional, baseado no método de elementos finitos FEM (Finite Element Method), desenvolvido com ajuda do software Flux 2D®12.1. Os resultados obtidos em simulação serão confrontados com resultados experimentais para, assim, validar o modelo computacional desenvolvido. Adicionalmente, apresentam-se resultados obtidos em simulação, referentes a curto-circuitos elevados, visando ilustrar o impacte térmico da avaria em situações mais extremas, em que a avaliação experimental se apresenta inviável. |
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Análise térmica de um motor de indução sujeito a falhas de curto-circuito entre espiras dos enrolamentos estatóricosAnálise TérmicaCurto-Circuito Entre EspirasMotor AssíncronoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia EletromecânicaO curto-circuito entre espiras apresenta-se como uma das mais severas avarias possíveis de ocorrer nos enrolamentos do estator das máquinas elétricas. Tratando-se de uma avaria com caracter evolutivo, caracteriza-se por, num estado inicial, envolver poucas espiras. A corrente elétrica, nas espiras curto-circuitadas assume um valor extremamente elevado provocando um incremento substancial da temperatura, na região da avaria, que rapidamente se estende para outras seções do enrolamento. Este trabalho tem como objetivo principal a análise térmica de um motor de indução trifásico com curto-circuitos entre espiras nos enrolamentos estatóricos. O comportamento eletromagnético e a dinâmica térmica são analisados tendo por base um modelo computacional, baseado no método de elementos finitos FEM (Finite Element Method), desenvolvido com ajuda do software Flux 2D®12.1. Os resultados obtidos em simulação serão confrontados com resultados experimentais para, assim, validar o modelo computacional desenvolvido. Adicionalmente, apresentam-se resultados obtidos em simulação, referentes a curto-circuitos elevados, visando ilustrar o impacte térmico da avaria em situações mais extremas, em que a avaliação experimental se apresenta inviável.The short-circuit between turns is one of the most severe faults occurring in the stator windings of electrical machines. As this is an evolutionary malfunction, it is characterized by involving a few turns, at an initial state. The electric current in the short-circuited turns takes on an extremely high value causing a substantial increase in temperature in the region of the fault, which quickly extends to other sections of the winding. As the main objective of this work is the thermal analysis of a three-phase induction motor with short-circuits between turns of the stator windings. The electromagnetic behavior and the thermal dynamics are analyzed based on a computational model, based on the Finite Element Method (FEM), developed with the help of Flux 2D®12.1 software. The results obtained in simulation will be confronted with experimental results in order to validate the developed computational model. Additionally, results obtained in simulation, referring to high short circuits, are presented, aiming to illustrate the thermal impact of the malfunction in more extreme situations, in which the experimental evaluation is not feasible.Cardoso, António João MarquesFonseca, Davide Sérgio Baptista dauBibliorumMuxiri, Ananias da Conceição Pinheiro2020-03-10T17:15:47Z2018-10-22018-11-092018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9920TID:202355438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:00.475075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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