Análise térmica de um motor de indução sujeito a falhas de curto-circuito entre espiras dos enrolamentos estatóricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muxiri, Ananias da Conceição Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9920
Resumo: O curto-circuito entre espiras apresenta-se como uma das mais severas avarias possíveis de ocorrer nos enrolamentos do estator das máquinas elétricas. Tratando-se de uma avaria com caracter evolutivo, caracteriza-se por, num estado inicial, envolver poucas espiras. A corrente elétrica, nas espiras curto-circuitadas assume um valor extremamente elevado provocando um incremento substancial da temperatura, na região da avaria, que rapidamente se estende para outras seções do enrolamento. Este trabalho tem como objetivo principal a análise térmica de um motor de indução trifásico com curto-circuitos entre espiras nos enrolamentos estatóricos. O comportamento eletromagnético e a dinâmica térmica são analisados tendo por base um modelo computacional, baseado no método de elementos finitos FEM (Finite Element Method), desenvolvido com ajuda do software Flux 2D®12.1. Os resultados obtidos em simulação serão confrontados com resultados experimentais para, assim, validar o modelo computacional desenvolvido. Adicionalmente, apresentam-se resultados obtidos em simulação, referentes a curto-circuitos elevados, visando ilustrar o impacte térmico da avaria em situações mais extremas, em que a avaliação experimental se apresenta inviável.
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