As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alcina Silva Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/57324
Resumo: O objectivo da nossa investigação, que versa sobre «As flores, na pintura da Anunciação nos séculos XVI e XVII na simbologia Cristã e na Arte Decorativa», foi entender o modo como os pintores utilizaram as flores, tanto em termos simbólicos, como decorativos no período de tempo em análise. No estudo efectuado, socorremo-nos de cinco pinturas portuguesas do séc. XVI e outras cinco do séc. XVII, subordinadas ao tema da "Anunciação" a fim de compreender a razão da existência da jarra com a flor de Açucena, no século XVI, e a existência da mesma, no seculo XVII, adornada com outras espécies de flores, as quais, mesmo não perdendo a sua simbologia individual, surgem com realismo e naturalismo, decorando o espaço reservado a Virgem Maria. Verificamos que o simbolismo cristão do séc. XVI, foi, no século seguinte, complementado com o decorativismo elaborado pela mão humana, no qual foi dada particular atenção tanto à cor, como a composição e às proporções próprias da arte floral, aspectos que são devidamente esclarecidos. Esta alteração, que reflecte de certo modo, o ambiente religioso renovado pelas orientações e tratados pós-tridentinos, trouxe para as pinturas da Anunciação uma nova leitura da mensagem iconográfica: o momenta representado nas obras do séc. XVI sublinha, essencialmente, o anuncio do anjo (a Anuncia ao) ao passo que as do seculo seguinte reflectem também a Encama ao e a Adoração.
id RCAP_4d89c09ff647b4f940385015d6c11c4d
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/57324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativaPintura religiosa - Portugal - séc. 16-17O objectivo da nossa investigação, que versa sobre «As flores, na pintura da Anunciação nos séculos XVI e XVII na simbologia Cristã e na Arte Decorativa», foi entender o modo como os pintores utilizaram as flores, tanto em termos simbólicos, como decorativos no período de tempo em análise. No estudo efectuado, socorremo-nos de cinco pinturas portuguesas do séc. XVI e outras cinco do séc. XVII, subordinadas ao tema da "Anunciação" a fim de compreender a razão da existência da jarra com a flor de Açucena, no século XVI, e a existência da mesma, no seculo XVII, adornada com outras espécies de flores, as quais, mesmo não perdendo a sua simbologia individual, surgem com realismo e naturalismo, decorando o espaço reservado a Virgem Maria. Verificamos que o simbolismo cristão do séc. XVI, foi, no século seguinte, complementado com o decorativismo elaborado pela mão humana, no qual foi dada particular atenção tanto à cor, como a composição e às proporções próprias da arte floral, aspectos que são devidamente esclarecidos. Esta alteração, que reflecte de certo modo, o ambiente religioso renovado pelas orientações e tratados pós-tridentinos, trouxe para as pinturas da Anunciação uma nova leitura da mensagem iconográfica: o momenta representado nas obras do séc. XVI sublinha, essencialmente, o anuncio do anjo (a Anuncia ao) ao passo que as do seculo seguinte reflectem também a Encama ao e a Adoração.Porto : [Edição do Autor]20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/57324porSilva, Alcina Silva Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:11:47Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/57324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:17:50.692104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa
title As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa
spellingShingle As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa
Silva, Alcina Silva Santos
Pintura religiosa - Portugal - séc. 16-17
title_short As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa
title_full As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa
title_fullStr As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa
title_full_unstemmed As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa
title_sort As flores na pintura da "Anunciação" nos séculos XVI e XVII : a simbologia cristã e a arte decorativa
author Silva, Alcina Silva Santos
author_facet Silva, Alcina Silva Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alcina Silva Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura religiosa - Portugal - séc. 16-17
topic Pintura religiosa - Portugal - séc. 16-17
description O objectivo da nossa investigação, que versa sobre «As flores, na pintura da Anunciação nos séculos XVI e XVII na simbologia Cristã e na Arte Decorativa», foi entender o modo como os pintores utilizaram as flores, tanto em termos simbólicos, como decorativos no período de tempo em análise. No estudo efectuado, socorremo-nos de cinco pinturas portuguesas do séc. XVI e outras cinco do séc. XVII, subordinadas ao tema da "Anunciação" a fim de compreender a razão da existência da jarra com a flor de Açucena, no século XVI, e a existência da mesma, no seculo XVII, adornada com outras espécies de flores, as quais, mesmo não perdendo a sua simbologia individual, surgem com realismo e naturalismo, decorando o espaço reservado a Virgem Maria. Verificamos que o simbolismo cristão do séc. XVI, foi, no século seguinte, complementado com o decorativismo elaborado pela mão humana, no qual foi dada particular atenção tanto à cor, como a composição e às proporções próprias da arte floral, aspectos que são devidamente esclarecidos. Esta alteração, que reflecte de certo modo, o ambiente religioso renovado pelas orientações e tratados pós-tridentinos, trouxe para as pinturas da Anunciação uma nova leitura da mensagem iconográfica: o momenta representado nas obras do séc. XVI sublinha, essencialmente, o anuncio do anjo (a Anuncia ao) ao passo que as do seculo seguinte reflectem também a Encama ao e a Adoração.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/57324
url http://hdl.handle.net/10216/57324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136098136358912