O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Bruno
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Monteiro, Joana, Vieira, Ágata, Brochado, Gabriela, Oliveira, Pedro, Ferreira, Sara, Lopes, Sofia
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25846
Resumo: As lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho afetam trabalhadores, resultando em dor, limitações funcionais e redução da produtividade podendo interferir na qualidade do sono. Caracterizar os trabalhadores de uma empresa e analisar a associação entre a sintomatologia músculoesquelética e a qualidade do sono. Estudo observacional analítico transversal com 47 trabalhadores de uma empresa de etiquetas, que preencheram um questionário de caracterização da amostra, o Questionário Nórdico Músculo-Esquelético e o Índice de Sono de Pittsburgh. 93,6% trabalhadores realizava movimentos repetitivos e 89,4% deles relataram que a região das mãos era a mais afetada. A sintomatologia na região lombar foi a maior responsável pela interrupção das atividades (37,8%) tendo sido autoreportada com maior intensidade de dor no grupo com pobre qualidade de sono. O coeficiente de correlação de Spearman entre a qualidade de sono e a dor lombar, mostrou uma correlação positiva, não estatisticamente significativa (p=0,290). A maioria dos trabalhadores é do sexo feminino, trabalha na posição de pé e mais de metade apresenta excesso de peso. A sintomatologia da região lombar foi a mais autoreportada, sendo a qualidade de sono pobre na maioria dos trabalhadores. A fisioterapia permite reduzir gastos, absenteísmo e aumentar a eficiência do trabalho.
id RCAP_4d8f8738c4f129ce296fa362b43c3a12
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabrisDoença profissionalDorErgonomiaPosturaAs lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho afetam trabalhadores, resultando em dor, limitações funcionais e redução da produtividade podendo interferir na qualidade do sono. Caracterizar os trabalhadores de uma empresa e analisar a associação entre a sintomatologia músculoesquelética e a qualidade do sono. Estudo observacional analítico transversal com 47 trabalhadores de uma empresa de etiquetas, que preencheram um questionário de caracterização da amostra, o Questionário Nórdico Músculo-Esquelético e o Índice de Sono de Pittsburgh. 93,6% trabalhadores realizava movimentos repetitivos e 89,4% deles relataram que a região das mãos era a mais afetada. A sintomatologia na região lombar foi a maior responsável pela interrupção das atividades (37,8%) tendo sido autoreportada com maior intensidade de dor no grupo com pobre qualidade de sono. O coeficiente de correlação de Spearman entre a qualidade de sono e a dor lombar, mostrou uma correlação positiva, não estatisticamente significativa (p=0,290). A maioria dos trabalhadores é do sexo feminino, trabalha na posição de pé e mais de metade apresenta excesso de peso. A sintomatologia da região lombar foi a mais autoreportada, sendo a qualidade de sono pobre na maioria dos trabalhadores. A fisioterapia permite reduzir gastos, absenteísmo e aumentar a eficiência do trabalho.Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO)Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, BrunoMonteiro, JoanaVieira, ÁgataBrochado, GabrielaOliveira, PedroFerreira, SaraLopes, Sofia2024-07-29T15:06:32Z2024-072024-07-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25846porMachado, B., Monteiro, J., Vieiea, Á., Brochado, G., Oliveira, P., Ferreira, S., & Lopes, S. (2024). O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris. International Symposium on Occupational Safety and Hygiene: Proceedings Book of the SHO2024, 1, 9–16.978-989-54863-5-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-31T01:48:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-31T01:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris
title O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris
spellingShingle O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris
Machado, Bruno
Doença profissional
Dor
Ergonomia
Postura
title_short O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris
title_full O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris
title_fullStr O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris
title_full_unstemmed O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris
title_sort O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris
author Machado, Bruno
author_facet Machado, Bruno
Monteiro, Joana
Vieira, Ágata
Brochado, Gabriela
Oliveira, Pedro
Ferreira, Sara
Lopes, Sofia
author_role author
author2 Monteiro, Joana
Vieira, Ágata
Brochado, Gabriela
Oliveira, Pedro
Ferreira, Sara
Lopes, Sofia
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Bruno
Monteiro, Joana
Vieira, Ágata
Brochado, Gabriela
Oliveira, Pedro
Ferreira, Sara
Lopes, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Doença profissional
Dor
Ergonomia
Postura
topic Doença profissional
Dor
Ergonomia
Postura
description As lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho afetam trabalhadores, resultando em dor, limitações funcionais e redução da produtividade podendo interferir na qualidade do sono. Caracterizar os trabalhadores de uma empresa e analisar a associação entre a sintomatologia músculoesquelética e a qualidade do sono. Estudo observacional analítico transversal com 47 trabalhadores de uma empresa de etiquetas, que preencheram um questionário de caracterização da amostra, o Questionário Nórdico Músculo-Esquelético e o Índice de Sono de Pittsburgh. 93,6% trabalhadores realizava movimentos repetitivos e 89,4% deles relataram que a região das mãos era a mais afetada. A sintomatologia na região lombar foi a maior responsável pela interrupção das atividades (37,8%) tendo sido autoreportada com maior intensidade de dor no grupo com pobre qualidade de sono. O coeficiente de correlação de Spearman entre a qualidade de sono e a dor lombar, mostrou uma correlação positiva, não estatisticamente significativa (p=0,290). A maioria dos trabalhadores é do sexo feminino, trabalha na posição de pé e mais de metade apresenta excesso de peso. A sintomatologia da região lombar foi a mais autoreportada, sendo a qualidade de sono pobre na maioria dos trabalhadores. A fisioterapia permite reduzir gastos, absenteísmo e aumentar a eficiência do trabalho.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-29T15:06:32Z
2024-07
2024-07-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25846
url http://hdl.handle.net/10400.22/25846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, B., Monteiro, J., Vieiea, Á., Brochado, G., Oliveira, P., Ferreira, S., & Lopes, S. (2024). O impacto das lesões músculoesqueléticas na qualidade de sono, em trabalhadores fabris. International Symposium on Occupational Safety and Hygiene: Proceedings Book of the SHO2024, 1, 9–16.
978-989-54863-5-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546612785807360