Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brou, Eduardo; Instituto Politécnico de Tomar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/149
Resumo: O presente estudo pretende contribuir para o enriquecimento da Teoria da Estratégia Empresarial, através da ligação entre a Teoria da Firma e as escolhas de gestão autónomas. Para tal revê um importante enquadramento dinâmico sobre a Teoria da Estratégia Empresarial em que as escolhas de gestão são, naturalmente, uma variável fundamental. Sustentando que as puras escolhas de gestão (“autónomas”) podem explicar-se no âmbito do conceito da Teoria da Firma, analisa elementos relevantes desta teoria, identificando as dimensões que influenciam as puras escolhas de gestão, integrando dedutivamente a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial.
id RCAP_4d9e7550603eb3653ad66c94ba0294ef
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia EmpresarialIntegrating the theory of the firm in the theory of strategyTeoria da firma; teoria da estratégia; escolhas de gestão; quadros mentais dos gestoresTheory of the firm, theory of strategy, management choices, managers` mindsetsO presente estudo pretende contribuir para o enriquecimento da Teoria da Estratégia Empresarial, através da ligação entre a Teoria da Firma e as escolhas de gestão autónomas. Para tal revê um importante enquadramento dinâmico sobre a Teoria da Estratégia Empresarial em que as escolhas de gestão são, naturalmente, uma variável fundamental. Sustentando que as puras escolhas de gestão (“autónomas”) podem explicar-se no âmbito do conceito da Teoria da Firma, analisa elementos relevantes desta teoria, identificando as dimensões que influenciam as puras escolhas de gestão, integrando dedutivamente a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial.This study aims to contribute to the enrichment of the Theory of Corporate Strategy, through the connection between the Theory of the Firm and autonomous management choices. To this end, it reviews an important dynamic framework on the Theory of Strategy in which management choices are, naturally, a fundamental variable. By maintaining that pure (autonomous) management choices can be explained within the framework of the Theory of the Firm concept, it analyses relevant elements of this theory, identifying the dimensions that influence pure management choices and deductively integrating the Theory of the Firm into the Theory of Strategy.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/149Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 22-33Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 22-332182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/149https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/149/202Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrou, Eduardo; Instituto Politécnico de Tomar2024-01-27T07:46:00Zoai:ojs.dosalgarves:article/149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:09.371580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial
Integrating the theory of the firm in the theory of strategy
title Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial
spellingShingle Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial
Brou, Eduardo; Instituto Politécnico de Tomar
Teoria da firma; teoria da estratégia; escolhas de gestão; quadros mentais dos gestores
Theory of the firm, theory of strategy, management choices, managers` mindsets
title_short Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial
title_full Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial
title_fullStr Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial
title_full_unstemmed Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial
title_sort Integrando a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial
author Brou, Eduardo; Instituto Politécnico de Tomar
author_facet Brou, Eduardo; Instituto Politécnico de Tomar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brou, Eduardo; Instituto Politécnico de Tomar
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da firma; teoria da estratégia; escolhas de gestão; quadros mentais dos gestores
Theory of the firm, theory of strategy, management choices, managers` mindsets
topic Teoria da firma; teoria da estratégia; escolhas de gestão; quadros mentais dos gestores
Theory of the firm, theory of strategy, management choices, managers` mindsets
description O presente estudo pretende contribuir para o enriquecimento da Teoria da Estratégia Empresarial, através da ligação entre a Teoria da Firma e as escolhas de gestão autónomas. Para tal revê um importante enquadramento dinâmico sobre a Teoria da Estratégia Empresarial em que as escolhas de gestão são, naturalmente, uma variável fundamental. Sustentando que as puras escolhas de gestão (“autónomas”) podem explicar-se no âmbito do conceito da Teoria da Firma, analisa elementos relevantes desta teoria, identificando as dimensões que influenciam as puras escolhas de gestão, integrando dedutivamente a Teoria da Firma na Teoria da Estratégia Empresarial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/149
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/149
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/149/202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 22-33
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 22-33
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137066965008384