Utilização do feedback para melhorar o desenvolvimento de produtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17436 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática |
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Utilização do feedback para melhorar o desenvolvimento de produtosIndústria 4.0Ambientes InteligentesTendências do ConsumidorSensorVirtual InteligenteInformáticaDissertação de Mestrado em Engenharia InformáticaAtualmente, a industria 4.0 está a revolucionar os processos e os produtos das organizações. A adoção de novas tecnologias permite um maior conhecimento interno, uma maior agilização de processos e personalização dos produtos. Com um maior foco nos consumidores, a revolução tem como objetivo a sua aproximação com a indústria. As organizações têm a necessidade de conhecer melhor os consumidores, identificar a sua personalidade, os seus comportamentos, necessidades, opiniões e preferências que podem contribuir para a melhoria dos processos de fabrico. Motivado pela quantidade de dados disponíveis online, a personalização é um fator diferenciador. Ao olhar para as organizações como Smart Environments, é possível melhorar o comportamento global de um sistema, fornecendo funcionalidades de alto nível. Em Smart Environments existe a necessidade de obtenção de conhecimento que possa ser utilizado no momento de interação com o mesmo. Esse conhecimento poderá ser obtido através de fontes externas, através da recolha de dados sobre os consumidores. A obtenção desse conhecimento permite às organizações conhecer melhor os seus consumidores, bem como utilizá-lo nos mais variados processos internos de tomada de decisão. Para a obtenção do conhecimento dos consumidores, é proposto um modelo de um sensor virtual inteligente capaz de recolher dados relativos aos consumidores que permitam identificar a sua personalidade, os seus comportamentos, necessidades, preferências e opiniões de forma a relacioná-los com a indústria. É utilizado um caso real que realça de que forma é que o conhecimento acerca dos consumidores pode ser utilizado nos processos internos de forma a melhorar a qualidade do produto final.Industry 4.0 is currently revolutionizing organizations’ processes and products. The adoption of new technologies allows greater internal knowledge, greater streamlining of processes and customization of products. With greater focus on consumers, the revolution aims to bring them closer to the industry. Organizations have the need to know consumers better, identify their personality, their behaviors, needs, opinions and preferences that can contribute to the improvement of manufacturing processes. Motivated by the amount of data available online, personalization is a differentiating factor. By looking at organizations like Smart Environments, it is possible to improve the overall behavior of a system by providing high level functionality. In Smart Environments there is a need to obtain knowledge that can be used when interacting with it. This knowledge can be obtained through external sources, through the collection of consumers data. By obtaining this knowledge organizations get to know their consumers better as well as to use it in the most varied internal decision-making processes. To obtain consumers’ knowledge, a model of an intelligent virtual sensor is proposed, capable of collecting data related to consumers, allowing them to identify their personality, their behaviors, needs, preferences and opinions in order to relate them to the industry. A real case is used that highlights how knowledge about consumers can be used in internal processes in order to improve the quality of the final product.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e GestãoSantos, Ricardo Jorge da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMacedo, Mário Jorge Teixeira de2021-03-11T15:17:38Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17436TID:202655849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:04.411370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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