Crowdsourcing e as regras do jornalismo online : o projecto P3 e o impacto da participação dos utilizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Helena Laura Dias de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Frias, Paulo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/71175
Resumo: Os media e os utilizadores contemporâneos participam activamente na evolução do jornalismo online, particularmente pela aparente liberdade de acesso à informação, velocidade e interactividade, que impulsionam a vontade de colaborar e partilhar. No entanto, a interacção anunciada como um dos aspectos mais relevantes por parte dos teóricos, empresas e utilizadores está ainda longe das expectativas iniciais, o que resulta numa aparente dicotomia: a participação na esfera pública é globalmente desejada, mas os jornalistas tendem a manter as suas prerrogativas profissionais, nomeadamente a função de gatekeepers. Quando o valor intrínseco de muitas notícias prefigura um novo estado na interacção entre os media e o público, e o 'jornalismo participativo' ou 'jornalismo cidadão' ganham um novo significado, parece ser incontornável que o crowdsourcing se assuma como um fenómeno que conduz à transformação do papel dos jornalistas, dando o gatekeeper lugar ao jornalista gatewatcher, com novas funções editoriais nomeadamente de curadoria. Nesta comunicação propõe-se um estudo do caso P3, um projecto noticioso online com uma abordagem diferente neste domínio e com um perfil e um design inovadores dedicado a uma audiência jovem e urbana, que permitirá equacionar: • Será possível identificar uma nova forma de participação pública efectiva? • Quais são os UGCs (user generated contents) permitidos e quais os modelos de participação que o P3 sugere aos nativos digitais?
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