Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sara Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19079
Resumo: A proliferação de novas plataformas de acesso de conteúdos audiovisuais online, a par das novas soluções tecnológicas disponibilizadas pelos operadores televisivos, tem permitido a criação de um novo ecossistema para o consumo, em alguns casos interativos, de conteúdos audiovisuais em múltiplas plataformas e múltiplos dispositivos. O presente estudo visa compreender como é feita a apropriação das novas tecnologias no consumo de conteúdos audiovisuais por parte dos jovens e jovensadultos. Para tal, pretende-se identificar hábitos de consumo, os dispositivos utilizados e os tipos de serviços (interativos), televisivo ou online através dos quais os jovens visualizam e/ou interagem com os conteúdos audiovisuais. Procurou-se compreender estes comportamentos de forma próxima, através da elaboração de entrevistas, observação direta e recolha de imagens em contexto de uso e apresentar os resultados sobre a forma de um documentário segmentado em categorias de análise. Descreve-se todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do documentário e a construção do sítio web de suporte. Finalmente, apresentam-se os resultados da avaliação final realizada junto de uma amostra de utilizadores do documentário. Estes referiram a relevância deste meio para a divulgação deste tipo de conteúdo.
id RCAP_4db4612cb0e73850d3b01fe22a06bbf7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/19079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documentalTelevisão interactivaHábitos de consumo - TelevisãoJovens - Meios audiovisuaisComunicação multimédiaA proliferação de novas plataformas de acesso de conteúdos audiovisuais online, a par das novas soluções tecnológicas disponibilizadas pelos operadores televisivos, tem permitido a criação de um novo ecossistema para o consumo, em alguns casos interativos, de conteúdos audiovisuais em múltiplas plataformas e múltiplos dispositivos. O presente estudo visa compreender como é feita a apropriação das novas tecnologias no consumo de conteúdos audiovisuais por parte dos jovens e jovensadultos. Para tal, pretende-se identificar hábitos de consumo, os dispositivos utilizados e os tipos de serviços (interativos), televisivo ou online através dos quais os jovens visualizam e/ou interagem com os conteúdos audiovisuais. Procurou-se compreender estes comportamentos de forma próxima, através da elaboração de entrevistas, observação direta e recolha de imagens em contexto de uso e apresentar os resultados sobre a forma de um documentário segmentado em categorias de análise. Descreve-se todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do documentário e a construção do sítio web de suporte. Finalmente, apresentam-se os resultados da avaliação final realizada junto de uma amostra de utilizadores do documentário. Estes referiram a relevância deste meio para a divulgação deste tipo de conteúdo.The proliferation of new access platforms of online audiovisual content, along with the new technological solutions made available by the television operators, has allowed the creation of a new consumption ecosystem, in some cases interactive, of audiovisual content in multiple platforms and devices. The present study aims to understand how the appropriation of the new technologies is made in the consumption of audiovisual contents by teenagers and young adults. Therefore, the goal is to identify consumption habits, used devices and the type of services (interactive), through television or online means with which young people watch and/or interact with audiovisual content. Furthermore, these behaviors were studied in proximity through interviews, direct observation and image recording in context of usage and the results were presented on a documentary divided in categories of analysis. The entire process of pre-production, production and post-production of the documentary as well as the construction of the website are described. Finally, the results of the evaluation made with a sample of users of the documentary are presented. These stated the relevance of this means of diffusion of this type of content.Universidade de Aveiro2017-11-30T11:14:37Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19079TID:201593203porFerreira, Sara Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:57Zoai:ria.ua.pt:10773/19079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:53.324854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
title Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
spellingShingle Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
Ferreira, Sara Marques
Televisão interactiva
Hábitos de consumo - Televisão
Jovens - Meios audiovisuais
Comunicação multimédia
title_short Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
title_full Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
title_fullStr Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
title_full_unstemmed Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
title_sort Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
author Ferreira, Sara Marques
author_facet Ferreira, Sara Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sara Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão interactiva
Hábitos de consumo - Televisão
Jovens - Meios audiovisuais
Comunicação multimédia
topic Televisão interactiva
Hábitos de consumo - Televisão
Jovens - Meios audiovisuais
Comunicação multimédia
description A proliferação de novas plataformas de acesso de conteúdos audiovisuais online, a par das novas soluções tecnológicas disponibilizadas pelos operadores televisivos, tem permitido a criação de um novo ecossistema para o consumo, em alguns casos interativos, de conteúdos audiovisuais em múltiplas plataformas e múltiplos dispositivos. O presente estudo visa compreender como é feita a apropriação das novas tecnologias no consumo de conteúdos audiovisuais por parte dos jovens e jovensadultos. Para tal, pretende-se identificar hábitos de consumo, os dispositivos utilizados e os tipos de serviços (interativos), televisivo ou online através dos quais os jovens visualizam e/ou interagem com os conteúdos audiovisuais. Procurou-se compreender estes comportamentos de forma próxima, através da elaboração de entrevistas, observação direta e recolha de imagens em contexto de uso e apresentar os resultados sobre a forma de um documentário segmentado em categorias de análise. Descreve-se todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do documentário e a construção do sítio web de suporte. Finalmente, apresentam-se os resultados da avaliação final realizada junto de uma amostra de utilizadores do documentário. Estes referiram a relevância deste meio para a divulgação deste tipo de conteúdo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-11-30T11:14:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/19079
TID:201593203
url http://hdl.handle.net/10773/19079
identifier_str_mv TID:201593203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137590549413888