Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19079 |
Resumo: | A proliferação de novas plataformas de acesso de conteúdos audiovisuais online, a par das novas soluções tecnológicas disponibilizadas pelos operadores televisivos, tem permitido a criação de um novo ecossistema para o consumo, em alguns casos interativos, de conteúdos audiovisuais em múltiplas plataformas e múltiplos dispositivos. O presente estudo visa compreender como é feita a apropriação das novas tecnologias no consumo de conteúdos audiovisuais por parte dos jovens e jovensadultos. Para tal, pretende-se identificar hábitos de consumo, os dispositivos utilizados e os tipos de serviços (interativos), televisivo ou online através dos quais os jovens visualizam e/ou interagem com os conteúdos audiovisuais. Procurou-se compreender estes comportamentos de forma próxima, através da elaboração de entrevistas, observação direta e recolha de imagens em contexto de uso e apresentar os resultados sobre a forma de um documentário segmentado em categorias de análise. Descreve-se todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do documentário e a construção do sítio web de suporte. Finalmente, apresentam-se os resultados da avaliação final realizada junto de uma amostra de utilizadores do documentário. Estes referiram a relevância deste meio para a divulgação deste tipo de conteúdo. |
id |
RCAP_4db4612cb0e73850d3b01fe22a06bbf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/19079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documentalTelevisão interactivaHábitos de consumo - TelevisãoJovens - Meios audiovisuaisComunicação multimédiaA proliferação de novas plataformas de acesso de conteúdos audiovisuais online, a par das novas soluções tecnológicas disponibilizadas pelos operadores televisivos, tem permitido a criação de um novo ecossistema para o consumo, em alguns casos interativos, de conteúdos audiovisuais em múltiplas plataformas e múltiplos dispositivos. O presente estudo visa compreender como é feita a apropriação das novas tecnologias no consumo de conteúdos audiovisuais por parte dos jovens e jovensadultos. Para tal, pretende-se identificar hábitos de consumo, os dispositivos utilizados e os tipos de serviços (interativos), televisivo ou online através dos quais os jovens visualizam e/ou interagem com os conteúdos audiovisuais. Procurou-se compreender estes comportamentos de forma próxima, através da elaboração de entrevistas, observação direta e recolha de imagens em contexto de uso e apresentar os resultados sobre a forma de um documentário segmentado em categorias de análise. Descreve-se todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do documentário e a construção do sítio web de suporte. Finalmente, apresentam-se os resultados da avaliação final realizada junto de uma amostra de utilizadores do documentário. Estes referiram a relevância deste meio para a divulgação deste tipo de conteúdo.The proliferation of new access platforms of online audiovisual content, along with the new technological solutions made available by the television operators, has allowed the creation of a new consumption ecosystem, in some cases interactive, of audiovisual content in multiple platforms and devices. The present study aims to understand how the appropriation of the new technologies is made in the consumption of audiovisual contents by teenagers and young adults. Therefore, the goal is to identify consumption habits, used devices and the type of services (interactive), through television or online means with which young people watch and/or interact with audiovisual content. Furthermore, these behaviors were studied in proximity through interviews, direct observation and image recording in context of usage and the results were presented on a documentary divided in categories of analysis. The entire process of pre-production, production and post-production of the documentary as well as the construction of the website are described. Finally, the results of the evaluation made with a sample of users of the documentary are presented. These stated the relevance of this means of diffusion of this type of content.Universidade de Aveiro2017-11-30T11:14:37Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19079TID:201593203porFerreira, Sara Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:57Zoai:ria.ua.pt:10773/19079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:53.324854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental |
title |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental |
spellingShingle |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental Ferreira, Sara Marques Televisão interactiva Hábitos de consumo - Televisão Jovens - Meios audiovisuais Comunicação multimédia |
title_short |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental |
title_full |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental |
title_fullStr |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental |
title_full_unstemmed |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental |
title_sort |
Hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais dos jovens: uma perspetiva documental |
author |
Ferreira, Sara Marques |
author_facet |
Ferreira, Sara Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sara Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão interactiva Hábitos de consumo - Televisão Jovens - Meios audiovisuais Comunicação multimédia |
topic |
Televisão interactiva Hábitos de consumo - Televisão Jovens - Meios audiovisuais Comunicação multimédia |
description |
A proliferação de novas plataformas de acesso de conteúdos audiovisuais online, a par das novas soluções tecnológicas disponibilizadas pelos operadores televisivos, tem permitido a criação de um novo ecossistema para o consumo, em alguns casos interativos, de conteúdos audiovisuais em múltiplas plataformas e múltiplos dispositivos. O presente estudo visa compreender como é feita a apropriação das novas tecnologias no consumo de conteúdos audiovisuais por parte dos jovens e jovensadultos. Para tal, pretende-se identificar hábitos de consumo, os dispositivos utilizados e os tipos de serviços (interativos), televisivo ou online através dos quais os jovens visualizam e/ou interagem com os conteúdos audiovisuais. Procurou-se compreender estes comportamentos de forma próxima, através da elaboração de entrevistas, observação direta e recolha de imagens em contexto de uso e apresentar os resultados sobre a forma de um documentário segmentado em categorias de análise. Descreve-se todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do documentário e a construção do sítio web de suporte. Finalmente, apresentam-se os resultados da avaliação final realizada junto de uma amostra de utilizadores do documentário. Estes referiram a relevância deste meio para a divulgação deste tipo de conteúdo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-11-30T11:14:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/19079 TID:201593203 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/19079 |
identifier_str_mv |
TID:201593203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137590549413888 |