Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6781 |
Resumo: | O problema da pesquisa consiste na seguinte pergunta: como estruturar uma atividade de mediação da informação para se trabalhar com atividades de fãs e fandoms em bibliotecas escolares? Objetivou-se, assim, apresentar um modelo para a realização de atividades de fãs e fandoms em bibliotecas escolares. Para tanto, uma pesquisa exploratória, qualitativa-quantitativa e documental foi delineada. O método de pesquisa Análise de Conteúdo foi utilizado. Deste, recorreu-se a sua técnica de análise temática do conteúdo. Obteve-se como resultado um modelo para a realização de atividades de fãs e fandoms (atividade de recepção, atividade de crítica e interpretação, atividade ativista, atividade de produção cultural e atividade social) em bibliotecas escolares que foca a participação profissional multidisciplinar (bibliotecários, professores e demais profissionais da escola). Conclui que as atividades de fãs e fandoms podem ser encaradas como uma forma de comunicação mais estimulante com os estudantes. E nesse sentido foi proposto o Modelo. No entanto, para colocá-lo em prática é necessário que bibliotecários dominem habilidades engenhosas e inovadoras de mediação da informação. O reconhecimento da importância dessa ação por profissionais representa um passo significativo à geração de educação, cultura e conhecimento transformadores nos usuários da informação na ambiência escolar. Palavras-chave: Biblioteca escolar; Cultura de convergência; Fã; Fandom; Mediação da informação. |
id |
RCAP_4dbf170e4e6fa76b2c132ef7a4dc5da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/6781 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolarArtigosO problema da pesquisa consiste na seguinte pergunta: como estruturar uma atividade de mediação da informação para se trabalhar com atividades de fãs e fandoms em bibliotecas escolares? Objetivou-se, assim, apresentar um modelo para a realização de atividades de fãs e fandoms em bibliotecas escolares. Para tanto, uma pesquisa exploratória, qualitativa-quantitativa e documental foi delineada. O método de pesquisa Análise de Conteúdo foi utilizado. Deste, recorreu-se a sua técnica de análise temática do conteúdo. Obteve-se como resultado um modelo para a realização de atividades de fãs e fandoms (atividade de recepção, atividade de crítica e interpretação, atividade ativista, atividade de produção cultural e atividade social) em bibliotecas escolares que foca a participação profissional multidisciplinar (bibliotecários, professores e demais profissionais da escola). Conclui que as atividades de fãs e fandoms podem ser encaradas como uma forma de comunicação mais estimulante com os estudantes. E nesse sentido foi proposto o Modelo. No entanto, para colocá-lo em prática é necessário que bibliotecários dominem habilidades engenhosas e inovadoras de mediação da informação. O reconhecimento da importância dessa ação por profissionais representa um passo significativo à geração de educação, cultura e conhecimento transformadores nos usuários da informação na ambiência escolar. Palavras-chave: Biblioteca escolar; Cultura de convergência; Fã; Fandom; Mediação da informação.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2020-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6781por2183-66710873-5670Camillo, Everton da SilvaSilva, Bruna Daniele de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:42Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/6781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:34.637639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar |
title |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar |
spellingShingle |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar Camillo, Everton da Silva Artigos |
title_short |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar |
title_full |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar |
title_fullStr |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar |
title_sort |
Atividades de fãs e fandoms na biblioteca escolar: mediações alinhadas aos programas e atividades das diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar |
author |
Camillo, Everton da Silva |
author_facet |
Camillo, Everton da Silva Silva, Bruna Daniele de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bruna Daniele de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camillo, Everton da Silva Silva, Bruna Daniele de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O problema da pesquisa consiste na seguinte pergunta: como estruturar uma atividade de mediação da informação para se trabalhar com atividades de fãs e fandoms em bibliotecas escolares? Objetivou-se, assim, apresentar um modelo para a realização de atividades de fãs e fandoms em bibliotecas escolares. Para tanto, uma pesquisa exploratória, qualitativa-quantitativa e documental foi delineada. O método de pesquisa Análise de Conteúdo foi utilizado. Deste, recorreu-se a sua técnica de análise temática do conteúdo. Obteve-se como resultado um modelo para a realização de atividades de fãs e fandoms (atividade de recepção, atividade de crítica e interpretação, atividade ativista, atividade de produção cultural e atividade social) em bibliotecas escolares que foca a participação profissional multidisciplinar (bibliotecários, professores e demais profissionais da escola). Conclui que as atividades de fãs e fandoms podem ser encaradas como uma forma de comunicação mais estimulante com os estudantes. E nesse sentido foi proposto o Modelo. No entanto, para colocá-lo em prática é necessário que bibliotecários dominem habilidades engenhosas e inovadoras de mediação da informação. O reconhecimento da importância dessa ação por profissionais representa um passo significativo à geração de educação, cultura e conhecimento transformadores nos usuários da informação na ambiência escolar. Palavras-chave: Biblioteca escolar; Cultura de convergência; Fã; Fandom; Mediação da informação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6781 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-6671 0873-5670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554266214105088 |