Avaliação experimental da influência do condutor no desempenho energético-ambiental de um veículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Fernando Miguel Atanásio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16862
Resumo: Um dos pontos fulcrais do sector de transportes prende-se com o comportamento do condutor perante o ambiente rodoviário e o próprio veículo. Portanto, torna-se essencial corroborar uma ampla análise tanto da dinâmica do veículo e emissões poluentes como em termos de comportamento dos condutores relativamente à condução. A presente Dissertação de Mestrado tem como finalidade avaliar experimentalmente a influência de condutores no desempenho energético-ambiental do veículo. A fase inicial do trabalho consistiu na obtenção de dados dinâmicos do veículo com o dispositivo GPS e com o auxílio de duas câmaras de filmar, para avaliar o comportamento do condutor mediante alterações no tráfego, a bordo de uma viatura híbrida. Por outro lado, avaliou-se os comportamentos do condutor perante os trajetos e veículo com o auxílio do dispositivo VitalJacket em circuito urbano, em estrada nacional e autoestrada. A seleção dos trajetos diferenciados (urbano, autoestrada e estrada nacional) é relevante para a influência do tipo de via no comportamento dos condutores e no desempenho da viatura. O estudo efetuado possibilitou observar que condutores com frequências cardíacas elevadas (condutor3 com 108bpm em média e condutor2 com 97bpm em média) possuem maior preponderância para velocidades elevadas, acelerações/desacelerações mais bruscas e padrões de velocidade com maior variação relativamente ao trajeto3. O trajeto composto por um circuito urbano e em estrada nacional, trajeto2, deteve os valores mais elevados para as emissões de gases poluentes e, o percurso urbano, trajeto1, com os valores mais elevados em termos de consumo de combustível por quilómetro. Contudo, tal facto deveria ter sido verificado no circuito em autoestrada mas, por via dos modos VSP do trajeto2 e suas acelerações/desacelerações mais elevadas, não se constatou. De referir que, que as frequências cardíacas elevadas ocorrem em situações distintas, por vezes em tráfego, em interseções rodoviárias e tanto em velocidades elevadas e baixas (por via do congestionamento do tráfego). Conclui-se com as análises efetuadas que o condutor é influenciado tanto pelos trajetos (com maior influência), como pelo fluxo de tráfego, contribuindo para as variações dos consumos energéticos e dinâmica do veículo.
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Por outro lado, avaliou-se os comportamentos do condutor perante os trajetos e veículo com o auxílio do dispositivo VitalJacket em circuito urbano, em estrada nacional e autoestrada. A seleção dos trajetos diferenciados (urbano, autoestrada e estrada nacional) é relevante para a influência do tipo de via no comportamento dos condutores e no desempenho da viatura. O estudo efetuado possibilitou observar que condutores com frequências cardíacas elevadas (condutor3 com 108bpm em média e condutor2 com 97bpm em média) possuem maior preponderância para velocidades elevadas, acelerações/desacelerações mais bruscas e padrões de velocidade com maior variação relativamente ao trajeto3. O trajeto composto por um circuito urbano e em estrada nacional, trajeto2, deteve os valores mais elevados para as emissões de gases poluentes e, o percurso urbano, trajeto1, com os valores mais elevados em termos de consumo de combustível por quilómetro. Contudo, tal facto deveria ter sido verificado no circuito em autoestrada mas, por via dos modos VSP do trajeto2 e suas acelerações/desacelerações mais elevadas, não se constatou. De referir que, que as frequências cardíacas elevadas ocorrem em situações distintas, por vezes em tráfego, em interseções rodoviárias e tanto em velocidades elevadas e baixas (por via do congestionamento do tráfego). Conclui-se com as análises efetuadas que o condutor é influenciado tanto pelos trajetos (com maior influência), como pelo fluxo de tráfego, contribuindo para as variações dos consumos energéticos e dinâmica do veículo.One of the focal points in the transport sector is related by to the driver's behavior in the road environment and also by the vehicle. Therefore, it is essential to confirm a wide analysis of the dynamics of the vehicle and pollutant emissions in terms of driver´s behavior. This Master's Thesis evaluate the influence of drivers in the energy and environmental performance of the vehicle. The initial work was to (on-board of a hybrid car) form the GPS device with the help of two video cameras to evaluate the driver´s behavior according to the traffic changes. Furthermore, the behavior of the driver along the vehicle paths with the help of VitalJacket device in urban circuit in national and highway road was assessed. The selection of different paths (urban, highway and national road) is relevant to the influence of the type of a road on driver´s behavior and vehicle’s performance. The study establish that drivers with high heart rates (driver3 with 108bpm and driver2 with an average of 97bpm) have tendency to high speeds, more abrupt acceleration/decelerations and speed patterns with greater variation in the route3. The route composed by a circuit both urban and national road, route2, had higher values of the fuel consumption and the urban route, route1, with the higher values of emissions of polluting gases. However, the last route in a highway should have got a high level of emissions and consumes but because of the number of VSP mode and accelerations/decelerations higher of the route2, this don´t happened. It is noted that elevated heart rate occurred in different situations, sometimes in less traffic flowing in both signs, road speeds and either high or low via the traffic congestion. It can be concluded with the tests performed that the driver is influenced by the routes and by traffic volumes, contributing to the variations in the energy consumption, emissions and vehicle dynamics.Universidade de Aveiro2017-02-21T16:25:24Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16862TID:201574683porCouto, Fernando Miguel Atanásioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:18Zoai:ria.ua.pt:10773/16862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:09.999389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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