Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8095 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio é composto por duas partes, a saber: Parte I referente a uma reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto da Prática de Ensino Supervisionada e competências profissionais desenvolvidas, no âmbito da lecionação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica (2.º CEB).Relativamente à Parte II, apresentamos o Trabalho de Investigação que visa perceber quais os contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo, através de uma investigação qualitativa, mediante um Estudo de Caso de sujeito único. Tendo em conta os objetivos inicias do presente estudo, concluímos que dificuldades de motricidade fina, cansaço físico e algumas dificuldades no trabalho colaborativo, foram as principais dificuldades apontadas. Relativamente aos métodos, recursos ou materiais que melhor contribuíram para a aprendizagem do aluno, o cuidado com a linguagem, as adaptações de atividades, a gamificação e o contacto com novos materiais, foram os que se destacaram. A nível da contribuição da disciplina de Educação Tecnológica para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, ajudou no controlo do receio/medo de usar alguns equipamentos, da autonomia e frustração. Contribuiu também para a compreensão da utilidade das ferramentas e equipamentos, como o computador e estimulou a motricidade fina. Por fim, a socialização, a negociação, o incentivo da participação oral e o contacto com os colegas, propício da disciplina, foram as principais potencialidades observadas para a promoção da participação, comunicação e inclusão do aluno em estudo. |
id |
RCAP_4dccdd65e47e11152f544f3378473362 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8095 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de casoEducação TecnológicaEstudo de CasoPerturbação do Espetro do AutismoAutism Spectrum DisorderCase studyTechnological EducationO presente Relatório Final de Estágio é composto por duas partes, a saber: Parte I referente a uma reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto da Prática de Ensino Supervisionada e competências profissionais desenvolvidas, no âmbito da lecionação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica (2.º CEB).Relativamente à Parte II, apresentamos o Trabalho de Investigação que visa perceber quais os contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo, através de uma investigação qualitativa, mediante um Estudo de Caso de sujeito único. Tendo em conta os objetivos inicias do presente estudo, concluímos que dificuldades de motricidade fina, cansaço físico e algumas dificuldades no trabalho colaborativo, foram as principais dificuldades apontadas. Relativamente aos métodos, recursos ou materiais que melhor contribuíram para a aprendizagem do aluno, o cuidado com a linguagem, as adaptações de atividades, a gamificação e o contacto com novos materiais, foram os que se destacaram. A nível da contribuição da disciplina de Educação Tecnológica para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, ajudou no controlo do receio/medo de usar alguns equipamentos, da autonomia e frustração. Contribuiu também para a compreensão da utilidade das ferramentas e equipamentos, como o computador e estimulou a motricidade fina. Por fim, a socialização, a negociação, o incentivo da participação oral e o contacto com os colegas, propício da disciplina, foram as principais potencialidades observadas para a promoção da participação, comunicação e inclusão do aluno em estudo.The present Final Internship Report consists of two parts, namely: Part I, which refers to a critical reflection on the practices carried out within the Supervised Teaching Practice context and the professional skills developed, in the scope of teaching Visual Education and Technological Education subjects (2nd Cycle of Basic Education). As for Part II, we present the Research Work that aims to understand the contributions of Technological Education to the learning of students with Autism Spectrum Disorder through qualitative research, based on a single-subject Case Study. Considering the initial objectives of this study, we concluded that difficulties in fine motor skills, physical fatigue, and some challenges in collaborative work were the main difficulties identified. Regarding the methods, resources, or materials that contributed the most to the student's learning, careful attention to language, activity adaptations, gamification, and exposure to new materials stood out. In terms of the contribution of Technological Education to the student's learning and development, it helped in overcoming the fear or hesitation in using certain equipment, fostered autonomy, and addressed frustration. It also contributed to understanding the usefulness of tools and equipment, such as computers, and stimulated fine motor skills. Lastly, socialization, negotiation, encouragement of oral participation, and interaction with classmates, inherent to the discipline, were the main strengths observed for promoting the student's participation, communication, and inclusion in the study.Melo, Ana Luísa Pinto De SoutoFelizardo, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRibeiro, Abel Saraiva2023-11-28T13:32:25Z2023-10-302023-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8095TID:203407270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T02:30:31Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:37.106738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso |
title |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso |
spellingShingle |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso Ribeiro, Abel Saraiva Educação Tecnológica Estudo de Caso Perturbação do Espetro do Autismo Autism Spectrum Disorder Case study Technological Education |
title_short |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso |
title_full |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso |
title_fullStr |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso |
title_sort |
Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo de caso |
author |
Ribeiro, Abel Saraiva |
author_facet |
Ribeiro, Abel Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Ana Luísa Pinto De Souto Felizardo, Sara Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Abel Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnológica Estudo de Caso Perturbação do Espetro do Autismo Autism Spectrum Disorder Case study Technological Education |
topic |
Educação Tecnológica Estudo de Caso Perturbação do Espetro do Autismo Autism Spectrum Disorder Case study Technological Education |
description |
O presente Relatório Final de Estágio é composto por duas partes, a saber: Parte I referente a uma reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto da Prática de Ensino Supervisionada e competências profissionais desenvolvidas, no âmbito da lecionação das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica (2.º CEB).Relativamente à Parte II, apresentamos o Trabalho de Investigação que visa perceber quais os contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo, através de uma investigação qualitativa, mediante um Estudo de Caso de sujeito único. Tendo em conta os objetivos inicias do presente estudo, concluímos que dificuldades de motricidade fina, cansaço físico e algumas dificuldades no trabalho colaborativo, foram as principais dificuldades apontadas. Relativamente aos métodos, recursos ou materiais que melhor contribuíram para a aprendizagem do aluno, o cuidado com a linguagem, as adaptações de atividades, a gamificação e o contacto com novos materiais, foram os que se destacaram. A nível da contribuição da disciplina de Educação Tecnológica para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, ajudou no controlo do receio/medo de usar alguns equipamentos, da autonomia e frustração. Contribuiu também para a compreensão da utilidade das ferramentas e equipamentos, como o computador e estimulou a motricidade fina. Por fim, a socialização, a negociação, o incentivo da participação oral e o contacto com os colegas, propício da disciplina, foram as principais potencialidades observadas para a promoção da participação, comunicação e inclusão do aluno em estudo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28T13:32:25Z 2023-10-30 2023-10-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8095 TID:203407270 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8095 |
identifier_str_mv |
TID:203407270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136311295082496 |