Avaliação e Promoção da Consciência Fonológica em Crianças Pré-Escolares, com e sem problemas de linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12698 |
Resumo: | Neste estudo de intervenção avaliou-se o nível de desenvolvimento da consciência fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem, e mediu-se o impacto de um programa de promoção daquela competência metalinguística. Os estudos mostram que os programas de promoção da consciência fonológica são exequíveis e implementáveis antes da iniciação formal à leitura e escrita (Capovilla & Capovilla, 2000; Nunes, 2009; Sim-Sim, Duarte, Barbeito & Pereira (2010) e especialmente necessários para potenciar o desenvolvimento de crianças com problemas de linguagem (Freitas, Alves & Costa, 2007; Mota & Silva, 2007; Soeiro, 2007). Neste estudo participaram 62 crianças de cinco e seis anos de idade, a frequentar sete estabelecimentos de ensino pré-escolar, divididas em três condições experimentais: 1) Grupo de Intervenção I (crianças sem problemas de linguagem); 2) Grupo de Intervenção II (crianças com problemas de linguagem); 3) Grupo de Controlo (crianças sem problemas de linguagem). Todas as crianças realizaram, individualmente, um pré e um pós-teste através da aplicação das Provas de Segmentação Linguística (Jiménez e Ortiz, 1995) e de um teste de especificidade da intervenção (Aritmética - WISC III). Os dois grupos de intervenção participaram em oito sessões desenhadas para potenciar o desenvolvimento da consciência fonológica, de acordo com um programa desenvolvido originalmente por Silva (2002). Os três grupos eram equivalentes no préteste, em consciência fonológica total. Os resultados revelaram uma significativa superioridade das crianças dos dois grupos de intervenção em importantes sub-competências da consciência fonológica, quando comparadas com o grupo de controlo. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era específico. Em conclusão, o nível de desenvolvimento atual da consciência fonológica de crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem, pode ser significativamente potenciado, antes da iniciação formal à leitura e à escrita. |
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Avaliação e Promoção da Consciência Fonológica em Crianças Pré-Escolares, com e sem problemas de linguagemAvaliação da consciência fonológicaDesenvolvimento da consciência fonológicaConsciência fonológicaProblemas de linguagemPhonological awareness assessmentPhonological awareness developmentPhonological awarenessLanguage delaysNeste estudo de intervenção avaliou-se o nível de desenvolvimento da consciência fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem, e mediu-se o impacto de um programa de promoção daquela competência metalinguística. Os estudos mostram que os programas de promoção da consciência fonológica são exequíveis e implementáveis antes da iniciação formal à leitura e escrita (Capovilla & Capovilla, 2000; Nunes, 2009; Sim-Sim, Duarte, Barbeito & Pereira (2010) e especialmente necessários para potenciar o desenvolvimento de crianças com problemas de linguagem (Freitas, Alves & Costa, 2007; Mota & Silva, 2007; Soeiro, 2007). Neste estudo participaram 62 crianças de cinco e seis anos de idade, a frequentar sete estabelecimentos de ensino pré-escolar, divididas em três condições experimentais: 1) Grupo de Intervenção I (crianças sem problemas de linguagem); 2) Grupo de Intervenção II (crianças com problemas de linguagem); 3) Grupo de Controlo (crianças sem problemas de linguagem). Todas as crianças realizaram, individualmente, um pré e um pós-teste através da aplicação das Provas de Segmentação Linguística (Jiménez e Ortiz, 1995) e de um teste de especificidade da intervenção (Aritmética - WISC III). Os dois grupos de intervenção participaram em oito sessões desenhadas para potenciar o desenvolvimento da consciência fonológica, de acordo com um programa desenvolvido originalmente por Silva (2002). Os três grupos eram equivalentes no préteste, em consciência fonológica total. Os resultados revelaram uma significativa superioridade das crianças dos dois grupos de intervenção em importantes sub-competências da consciência fonológica, quando comparadas com o grupo de controlo. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era específico. Em conclusão, o nível de desenvolvimento atual da consciência fonológica de crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem, pode ser significativamente potenciado, antes da iniciação formal à leitura e à escrita.Abstract: This intervention study aimed at evaluating phonological awareness development level in pre-school children, with or without language delays, and assess the impact of a programme designed to promoting that metalinguistic ability. Studies show that such programmes are feasible, can be implemented before formal instruction on reading and writing (Capovilla & Capovilla, 2000; Nunes, 2009; Sim-Sim, Duarte, Barbeito & Pereira (2010) and are especially necessary to potentiate the development of children showing language delays (Freitas, Alves & Costa, 2007; Mota & Silva, 2007; Soeiro, 2007). The participants were sixty two, five- and six-year-olds, attending seven pre-schools. They were allocated to three experimental conditions: 1) Intervention Group I - children with no language delay; 2) Intervention Group II - children with language delay; 3) Control Group - children with no language delay. Pre- and post-tests were individually administered to all children consisting of a battery of linguistic segmentation tests (Jiménez & Ortiz, 1995) and an intervention specificity test (Arithmetic - WISC III). The two intervention groups further participated in eight training sessions designed to enhance phonological awareness, according to a programme developed by Silva (2002). There were no significant pretest differences on total phonological awareness across the three groups. The two intervention groups significantly outperformed the control group on important phonological awareness sub-skills. The effect of the intervention was found to be specific. To conclude, the atual phonological awareness development level of pre-school children, with or without language delays, can be successfully improved, before formal literacy instruction.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLFernandes, TâniaRosa, João2021-01-26T11:37:43Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12698porFernandes, T. & Rosa, R. (2014). Avaliação e Promoção da Consciência Fonológica em Crianças Pré-Escolares, com e sem problemas de linguagem. In C. Tomás & C. Gonçalves (Org.). VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos (pp. 362-382). Lisboa: CIED972-989-98421info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:44.262885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste estudo de intervenção avaliou-se o nível de desenvolvimento da consciência fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem, e mediu-se o impacto de um programa de promoção daquela competência metalinguística. Os estudos mostram que os programas de promoção da consciência fonológica são exequíveis e implementáveis antes da iniciação formal à leitura e escrita (Capovilla & Capovilla, 2000; Nunes, 2009; Sim-Sim, Duarte, Barbeito & Pereira (2010) e especialmente necessários para potenciar o desenvolvimento de crianças com problemas de linguagem (Freitas, Alves & Costa, 2007; Mota & Silva, 2007; Soeiro, 2007). Neste estudo participaram 62 crianças de cinco e seis anos de idade, a frequentar sete estabelecimentos de ensino pré-escolar, divididas em três condições experimentais: 1) Grupo de Intervenção I (crianças sem problemas de linguagem); 2) Grupo de Intervenção II (crianças com problemas de linguagem); 3) Grupo de Controlo (crianças sem problemas de linguagem). Todas as crianças realizaram, individualmente, um pré e um pós-teste através da aplicação das Provas de Segmentação Linguística (Jiménez e Ortiz, 1995) e de um teste de especificidade da intervenção (Aritmética - WISC III). Os dois grupos de intervenção participaram em oito sessões desenhadas para potenciar o desenvolvimento da consciência fonológica, de acordo com um programa desenvolvido originalmente por Silva (2002). Os três grupos eram equivalentes no préteste, em consciência fonológica total. Os resultados revelaram uma significativa superioridade das crianças dos dois grupos de intervenção em importantes sub-competências da consciência fonológica, quando comparadas com o grupo de controlo. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era específico. Em conclusão, o nível de desenvolvimento atual da consciência fonológica de crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem, pode ser significativamente potenciado, antes da iniciação formal à leitura e à escrita. |
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