O contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Rosa da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42931
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática Profissional I e Prática Profissional II, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório está dividido em duas partes: a primeira parte espelha as aprendizagens alcançadas nas áreas de instrumento-canto (M26) e classe de conjunto (M32), resultantes da Prática Profissional (PP), realizada no decorrer do ano letivo 2022-23 e a segunda parte diz respeito ao Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A prática de ensino supervisionada foi realizada no Curso de Música Silva Monteiro (CMSM), sob a orientação científica do Professor Doutor Cesário Costa e os orientadores cooperantes: Andreia Volta e Sousa Ramos, titular na disciplina de classe de conjunto-coro, e Sara Braga Simões, titular na disciplina de canto. O projeto de intervenção pedagógica, adstrito ao tema “o contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de música”, adotou uma metodologia de caráter qualitativo - Investigação-Ação (I-A). As técnicas de recolha de dados implementadas foram: a observação direta, os inquéritos por questionário, as notas de campo registadas em diário de bordo, entrevista estruturada e as gravações em vídeo. O projeto foi desenvolvido com a participação de uma turma do curso de iniciação musical e uma turma de curso básico da EMGS e uma turma de curso básico do CMSM. Os resultados obtidos evidenciaram o contributo positivo do PIP nas classes coletivas de coro, manifestado pelo aumento significativo da participação dos alunos, da sua predisposição para cantar no momento de aula e nas atuações com público. Constatou-se que a improvisação em contexto de classe conjunto coro é uma atividade importante para ser explorada em trabalhos e investigações futuras.
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