O contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42931 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática Profissional I e Prática Profissional II, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório está dividido em duas partes: a primeira parte espelha as aprendizagens alcançadas nas áreas de instrumento-canto (M26) e classe de conjunto (M32), resultantes da Prática Profissional (PP), realizada no decorrer do ano letivo 2022-23 e a segunda parte diz respeito ao Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A prática de ensino supervisionada foi realizada no Curso de Música Silva Monteiro (CMSM), sob a orientação científica do Professor Doutor Cesário Costa e os orientadores cooperantes: Andreia Volta e Sousa Ramos, titular na disciplina de classe de conjunto-coro, e Sara Braga Simões, titular na disciplina de canto. O projeto de intervenção pedagógica, adstrito ao tema “o contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de música”, adotou uma metodologia de caráter qualitativo - Investigação-Ação (I-A). As técnicas de recolha de dados implementadas foram: a observação direta, os inquéritos por questionário, as notas de campo registadas em diário de bordo, entrevista estruturada e as gravações em vídeo. O projeto foi desenvolvido com a participação de uma turma do curso de iniciação musical e uma turma de curso básico da EMGS e uma turma de curso básico do CMSM. Os resultados obtidos evidenciaram o contributo positivo do PIP nas classes coletivas de coro, manifestado pelo aumento significativo da participação dos alunos, da sua predisposição para cantar no momento de aula e nas atuações com público. Constatou-se que a improvisação em contexto de classe conjunto coro é uma atividade importante para ser explorada em trabalhos e investigações futuras. |
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O contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de músicaClasse conjunto-coroImprovisaçãoAprendizagemAtuaçãoCriatividadeChoral ensemble classImprovisationLearningPerformanceCreativityDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática Profissional I e Prática Profissional II, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório está dividido em duas partes: a primeira parte espelha as aprendizagens alcançadas nas áreas de instrumento-canto (M26) e classe de conjunto (M32), resultantes da Prática Profissional (PP), realizada no decorrer do ano letivo 2022-23 e a segunda parte diz respeito ao Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). A prática de ensino supervisionada foi realizada no Curso de Música Silva Monteiro (CMSM), sob a orientação científica do Professor Doutor Cesário Costa e os orientadores cooperantes: Andreia Volta e Sousa Ramos, titular na disciplina de classe de conjunto-coro, e Sara Braga Simões, titular na disciplina de canto. O projeto de intervenção pedagógica, adstrito ao tema “o contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de música”, adotou uma metodologia de caráter qualitativo - Investigação-Ação (I-A). As técnicas de recolha de dados implementadas foram: a observação direta, os inquéritos por questionário, as notas de campo registadas em diário de bordo, entrevista estruturada e as gravações em vídeo. O projeto foi desenvolvido com a participação de uma turma do curso de iniciação musical e uma turma de curso básico da EMGS e uma turma de curso básico do CMSM. Os resultados obtidos evidenciaram o contributo positivo do PIP nas classes coletivas de coro, manifestado pelo aumento significativo da participação dos alunos, da sua predisposição para cantar no momento de aula e nas atuações com público. Constatou-se que a improvisação em contexto de classe conjunto coro é uma atividade importante para ser explorada em trabalhos e investigações futuras.This report was developed within the scope of the curricular units of Professional Practice I and Professional Practice II, part of the master’s in music teaching at the Catholic University of Portugal - Porto. The report is divided into two different parts: the first part reflects the learning achieved in the areas of instrument-singing (M26) and ensemble class (M32), resulting from the Professional Practice (PP) that was carried out during the school year of 2022-23, while the second part presents the Pedagogical Intervention Project (PIP). The supervised teaching practice was carried out in the Silva Monteiro Music Course (CMSM), under the scientific guidance of Professor Cesário Costa and the cooperating supervisors: Andreia Volta e Sousa, teacher of the subject of ensemble-chorus class, and Sara Braga Simões, teacher of the subject of singing. The pedagogical intervention project, attached to the theme "the contribution of improvisation as a pedagogical practice in collective choir classes in the beginning course and basic music course", adopted a qualitative methodology - Action-Research (A-R). The data collection techniques implemented were direct observation, questionnaire surveys, field notes recorded in a logbook, structured interview, and video recordings. The project was developed with the participation of a class from the music initiation course and a class from the basic course of EMGS and a class from the basic course of CMSM. The results obtained showed a positive contribution in the collective choir classes, which contributed to a significant increase in the students' participation, in their predisposition to sing in class and in performances with the public and reveals to be an object of future works.Costa, Cesário Alberto Ferreira Barbosa daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Ana Rosa da Silva2023-07-182023-072024-04-01T00:00:00Z2023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42931TID:203354761porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-07T01:33:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:09.742268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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