Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grade, Helena Isabel Ponces
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22189
Resumo: MESTRADO EM: ECONOMIA E GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
id RCAP_4df12f9b39e0dce1fc4a7e035918c53c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN)sector das IPSFLligação universidade-indústria; Ciência e Tecnologia (C&T)inovaçãomarketingScientific and Technological portuguese systemnon-profit Institutions sectorconnection university-industryScience and Technology (S&T)marketinginnovationMESTRADO EM: ECONOMIA E GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.A presente dissertação teve como objectivo demonstrar a importância crescente da utilização de orientações de mercado na definição de estratégias científicas e tecnológicas conducentes à valorização económica dos resultados das Actividades de Ciência e Tecnologia (AC&T). Neste sentido procedeu-se à caracterização do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), através da apresentação e análise dos diversos sectores que integram este Sistema, à descrição dos Recursos Humanos com funções nas áreas da ciência e da tecnologia, bem como ao estudo do processo de internacionalização do mesmo, o que possibilitou a detecção de algumas debilidades que constituem traços característicos dos congéneres dos países em vias de desenvolvimento, apesar do esforço evidenciado na melhoria das infra-estruturas de base do Sistema. A análise da evolução recente do SCTN, baseada na apresentação dos principais indicadores de desempenho no período de 1982 a 95, constituiu também matéria de reflexão, permitindo salientar o impacto significativo que a adesão de Portugal à Comunidade Europeia reflectiu ao nível do investimento em Investigação e Desenvolvimento Experimental (I&DE). Na medida em que a implementação de orientações de mercado pressupõe o recurso a conhecimentos no âmbito do marketing, foram apresentados, e enquadrados no contexto das AC&T, alguns dos principais conceitos desta disciplina. Neste contexto, foram, ainda, assinaladas as principais razões que justificam a concretização de uma parcela dos resultados das AC&T em inovações, no quadro sócio-económico actual, bem como algumas linhas de acção para a implementação de políticas de marketing das AC&T. A avaliação da importância que o marketing possui actualmente no desenvolvimento de actividades de ciência e tecnologia, foi fundamentada na análise dos resultados obtidos através de um inquérito realizado junto das Instituições do sector das Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL), tendo-se concluído que a sensibilização para a importância estratégica das orientações de mercado no planeamento e execução das AC&T, sobretudo ao nível deste sector, constitui um passo significativo para a valorização da actuação do SCTN no processo de desenvolvimento económico e social.This essay tried to demonstrate the increasing importance of using market orientation on the definition of scientific and technological (S&T) strategies, which lead to the economic valorization of S&T activities results. With this purpose, the S&T portuguese system was characterized, based on the analysis of the several sectors which compound this system, on the description of the human resources on Research and Development (R&D) area, and the study of the internationalization process, which made possible to identify some weaks that are characteristic of the developing countries S&T systems, despiting the notorious effort made on the improvement of the system infrastructures. The recent evolution of the S&T system was also studied, through the analysis of the major performance indexes during the period 1980 to 1995, pointing out the significant impact of the portuguese entry in the European Community on the R&D investment levei. Knowing that the implement of market orientations, needs some background on the marketing discipline, the main concepts on this area were presented and framed at the S&T levei. The main reasons that justify the traduction of a part of the S&T activities results in innovations, on the actual economic and social context, were also presented, as well as some contributions to the implementation of S&T market policies. The evaluation of the present marketing relevance on S&T activities was based on the analysis of the results obtained through a survey made to the non-profit sector Institutions, having concluded that the awareness to the strategic importance of market orientations in the planification and execution of S&T activities, specialy on this sector, is a significant step to the valorization of the S&T system in the economical and social developping process.ISEGGonçalves, FernandoRepositório da Universidade de LisboaGrade, Helena Isabel Ponces2021-10-11T10:52:23Z1997-101997-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22189porGrade, Helena Isabel Ponces (1997). " Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:40.506712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.
title Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.
spellingShingle Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.
Grade, Helena Isabel Ponces
Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN)
sector das IPSFL
ligação universidade-indústria; Ciência e Tecnologia (C&T)
inovação
marketing
Scientific and Technological portuguese system
non-profit Institutions sector
connection university-industry
Science and Technology (S&T)
marketing
innovation
title_short Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.
title_full Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.
title_fullStr Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.
title_full_unstemmed Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.
title_sort Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento.
author Grade, Helena Isabel Ponces
author_facet Grade, Helena Isabel Ponces
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fernando
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Grade, Helena Isabel Ponces
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN)
sector das IPSFL
ligação universidade-indústria; Ciência e Tecnologia (C&T)
inovação
marketing
Scientific and Technological portuguese system
non-profit Institutions sector
connection university-industry
Science and Technology (S&T)
marketing
innovation
topic Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN)
sector das IPSFL
ligação universidade-indústria; Ciência e Tecnologia (C&T)
inovação
marketing
Scientific and Technological portuguese system
non-profit Institutions sector
connection university-industry
Science and Technology (S&T)
marketing
innovation
description MESTRADO EM: ECONOMIA E GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-10
1997-10-01T00:00:00Z
2021-10-11T10:52:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22189
url http://hdl.handle.net/10400.5/22189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grade, Helena Isabel Ponces (1997). " Marketing: um caminho para a valorização da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG
publisher.none.fl_str_mv ISEG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131159557308416