Perfeccionismo, Burnout e as Atividades Extracurriculares nos Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101508 https://doi.org/10.20344/amp.12083 |
Resumo: | Introdução: A participação em atividades extracurriculares reduz a importância atribuída a alguns motivos para o perfeccionismo que influenciam a prevalência de burnout nos estudantes de medicina. Este estudo visou investigar de que forma esta relação se processa e de que fatores depende, de forma a pensar estratégias direcionadas a estes potenciais alvos de atuação. Material e Métodos: Elaborou-se um questionário capaz de avaliar a prática de atividades extracurriculares que incluiu um inquérito dos motivos para o perfeccionismo e parte do Copenhagen Burnout Inventory adapted for students. À sua aplicação, via online, aos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, seguiu-se a análise estatística e inferencial dos dados obtidos. Resultados: Numa amostra de 360 alunos, 40% pontuaram elevados níveis de burnout pessoal e 28,1% de burnout relacionado com os estudos, tendo 22,2% obtido elevados níveis nas duas componentes. Alunos que praticavam atividades extracurriculares estiveram menos frequentemente associados a altos valores de burnout pessoal e relacionado com os estudos, simultaneamente (p = 0,013). O tipo de atividade extracurricular escolhido não mostrou relação com a prevalência de burnout. Discussão: Apenas 53,9% dos alunos participam numa atividade extracurricular, fator associado a uma menor prevalência de burnout, especialmente nos alunos que a realizam várias vezes por semana. A escolha de um tipo de atividade em detrimento de outro não parece influenciar a prevalência desta síndrome, estando todos associados a benefícios em diferentes domínios. Conclusão: Verificou-se menor prevalência de burnout em estudantes que praticavam atividades extracurriculares. Será necessária a realização de estudos que nesta relação permitam inferir causalidade, de forma a formular soluções efetivas e específicas do contexto do curso médico. |
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Perfeccionismo, Burnout e as Atividades Extracurriculares nos Estudantes de Medicina da Universidade de CoimbraPerfectionism, Burnout and Extracurricular Activities Among Medical Students from the University of CoimbraAtividades de LazerEsgotamento ProfissionalEstudantes de MedicinaInquéritos e QuestionáriosPerfeccionismoPortugalStress PsicológicoBurnout, ProfessionalLeisure ActivitiesPerfectionismPortugal;Students, MedicalStress, PsychologicalSurveys and QuestionnairesAdaptation, PsychologicalAdolescentAdultBurnout, PsychologicalFemaleHuman ActivitiesHumansMalePortugalPrevalenceSelf ReportStudents, MedicalYoung AdultPerfectionismIntrodução: A participação em atividades extracurriculares reduz a importância atribuída a alguns motivos para o perfeccionismo que influenciam a prevalência de burnout nos estudantes de medicina. Este estudo visou investigar de que forma esta relação se processa e de que fatores depende, de forma a pensar estratégias direcionadas a estes potenciais alvos de atuação. Material e Métodos: Elaborou-se um questionário capaz de avaliar a prática de atividades extracurriculares que incluiu um inquérito dos motivos para o perfeccionismo e parte do Copenhagen Burnout Inventory adapted for students. À sua aplicação, via online, aos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, seguiu-se a análise estatística e inferencial dos dados obtidos. Resultados: Numa amostra de 360 alunos, 40% pontuaram elevados níveis de burnout pessoal e 28,1% de burnout relacionado com os estudos, tendo 22,2% obtido elevados níveis nas duas componentes. Alunos que praticavam atividades extracurriculares estiveram menos frequentemente associados a altos valores de burnout pessoal e relacionado com os estudos, simultaneamente (p = 0,013). O tipo de atividade extracurricular escolhido não mostrou relação com a prevalência de burnout. Discussão: Apenas 53,9% dos alunos participam numa atividade extracurricular, fator associado a uma menor prevalência de burnout, especialmente nos alunos que a realizam várias vezes por semana. A escolha de um tipo de atividade em detrimento de outro não parece influenciar a prevalência desta síndrome, estando todos associados a benefícios em diferentes domínios. Conclusão: Verificou-se menor prevalência de burnout em estudantes que praticavam atividades extracurriculares. Será necessária a realização de estudos que nesta relação permitam inferir causalidade, de forma a formular soluções efetivas e específicas do contexto do curso médico.Introduction: The participation in extracurricular activities reduces the attributed importance to some causes of perfectionism, which influences the prevalence of burnout in medical students. This study aimed to investigate how this relationship occurs and which factors it is dependent on, in order to create strategies directed at these potential targets. Material and Methods: We developed a questionnaire that assesses the participation in extracurricular activities, including a survey regarding the reasons for perfectionism and part of the Copenhagen Burnout Inventory adapted for students. The questionnaire’s application to medical students of the Masters Degree in Medicine of the Faculty of Medicine, University of Coimbra was followed by statistical analysis. Results: In a sample of 360 students, 40% ranked highly in personal burnout, and 28.1% in study-related burnout, while 22.2% showed high levels of burnout in both components. Students who participated in extracurricular activities were less frequently associated with simultaneous personal-related and study-related high levels of burnout (p = 0.013). The kind of chosen extracurricular activity was not associated with the prevalence of burnout. Discussion: Only 53.9% of students participate in extracurricular activities. Such participation is associated with a lower prevalence of burnout if it is practiced several times per week. The choice of one kind of activity over another does not seem to influence the prevalence of this syndrome, all of which are associated with benefits in different domains. Conclusion: We observed a lower prevalence of burnout among students that engaged in extracurricular activities. Further studies that can infer causality in this relationship are needed, in order to establish effective solutions specific to the medical course context.2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/101508http://hdl.handle.net/10316/101508https://doi.org/10.20344/amp.12083por1646-07580870-399XDinis, TomásSantiago, Luiz MiguelCaetano, Inês RosendoMarôco, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-29T20:39:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:41.193386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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