Obesidade e Excesso de Peso: Caracterização de uma População Escolar do Concelho de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Carla, Madruga, Margarida, Broeiro, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2004.5009
Resumo: A obesidade é um problema das sociedades actuais, tanto em populações adultas, como em crianças e adolescentes. Sabendo-se que a obesidade infantil é um factor preditivo da obesidade na idade adulta, os autores procederam à caracterização somatométrica da população escolar da área do Centro de Saúde do Lumiar, de modo a avaliar se este é um problema nessa população. Foram incluídas no estudo, crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos, inclusivé, matriculados durante o ano de 2000 nas escolas do ensino público da área de influência do referido Centro. A amostra consistiu em 951 crianças e adolescentes (17% do número total de alunos inscritos). Para cada aluno foram estudadas as variáveis: sexo, idade, peso, altura e índice de Massa Corporal. Para a definição de excesso de peso e obesidade foram usados os valores de referência para o índice de Massa Corporal da International Obesity Task Force.Dos resultados obtidos, salienta-se que: 31.4% das crianças e adolescentes estudados eram obesos ou tinham excesso de peso; a prevalência global de obesidade foi de 9.6%, sendo ligeiramente maior no sexo feminino (10.2%) do que no sexo masculino (8.8%); a prevalência global de excesso de peso foi de 21.9%, sendo igualmente maior no sexo feminino (23%) do que no masculino (20.6%); as prevalências mais elevadas de obesidade e excesso de peso, em ambos os sexos, registaram-se acima dos nove anos. Os resultados encontrados neste estudo vão de encontro a outros já anteriormente publicados na literatura que alertam para o facto da obesidade e do excesso de peso serem problemas importantes em crianças e adolescentes em idade escolar. Os autores chamam, por isso, a atenção para a necessidade de adoptar estratégias que visem prevenir e minorar o impacto deste problema.
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