Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sueli de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar contribuições de estudantes de meios populares para a formação do professor da escola básica. O trabalho teve como principal objetivo investigar quais relações os estudantes entre 11 e 15 anos estabelecem com os saberes escolares. Foi desenvolvido com base no pensamento de Charlot (2000), especialmente suas formulações sobre leitura positiva e fracasso escolar. A pesquisa teve como referência metodológica o Grupo Dialogal, que, em muitos aspectos, relaciona-se com o Grupo Focal Kincheloe e Berry (2007), atendendo às exigências éticas instituídas por pesquisadores brasileiros. Foram realizados cinco encontros ao longo de 14 meses. Os campos teóricos foram estruturados em torno dos temas os jovens e o saber, os sentidos do estudar e as práticas pedagógicas. Buscou-se compreender o estudante como sujeito de direito, como parte integrante de um processo e não como alguém que necessita da escola para “tornar-se alguém” (Garcia e Moreira, 2006).  Os resultados nos informam que todas as relações que estabelecem nas escolas são determinantes para suas aprendizagens e que vivenciam experiências contraditórias nas escolas, o que nos levou a questionar as relações entre ensinar e aprender. Estas contribuições foram examinadas em diálogo com Paro (2003) quando debate a naturalização do “fracasso escolar”, e Almeida (2012), que nos questiona quanto à valorização da dimensão pedagógica nas licenciaturas. O trabalho indica duas dimensões que nos desafiam na formação de professores: formar para escolas democráticas e formar professores para não naturalizar o fracasso escolar.
id RCAP_4e04cba538f69df4cf69c3089cfa6165
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogosO objetivo deste estudo é apresentar contribuições de estudantes de meios populares para a formação do professor da escola básica. O trabalho teve como principal objetivo investigar quais relações os estudantes entre 11 e 15 anos estabelecem com os saberes escolares. Foi desenvolvido com base no pensamento de Charlot (2000), especialmente suas formulações sobre leitura positiva e fracasso escolar. A pesquisa teve como referência metodológica o Grupo Dialogal, que, em muitos aspectos, relaciona-se com o Grupo Focal Kincheloe e Berry (2007), atendendo às exigências éticas instituídas por pesquisadores brasileiros. Foram realizados cinco encontros ao longo de 14 meses. Os campos teóricos foram estruturados em torno dos temas os jovens e o saber, os sentidos do estudar e as práticas pedagógicas. Buscou-se compreender o estudante como sujeito de direito, como parte integrante de um processo e não como alguém que necessita da escola para “tornar-se alguém” (Garcia e Moreira, 2006).  Os resultados nos informam que todas as relações que estabelecem nas escolas são determinantes para suas aprendizagens e que vivenciam experiências contraditórias nas escolas, o que nos levou a questionar as relações entre ensinar e aprender. Estas contribuições foram examinadas em diálogo com Paro (2003) quando debate a naturalização do “fracasso escolar”, e Almeida (2012), que nos questiona quanto à valorização da dimensão pedagógica nas licenciaturas. O trabalho indica duas dimensões que nos desafiam na formação de professores: formar para escolas democráticas e formar professores para não naturalizar o fracasso escolar.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2019-03-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/177Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 100-113Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 100-113Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 100-113Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 100-1132182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177/283https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177/308Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Sueli de2022-09-22T10:36:34Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:33.283278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos
title Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos
spellingShingle Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos
Lima, Sueli de
title_short Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos
title_full Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos
title_fullStr Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos
title_full_unstemmed Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos
title_sort Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos
author Lima, Sueli de
author_facet Lima, Sueli de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sueli de
description O objetivo deste estudo é apresentar contribuições de estudantes de meios populares para a formação do professor da escola básica. O trabalho teve como principal objetivo investigar quais relações os estudantes entre 11 e 15 anos estabelecem com os saberes escolares. Foi desenvolvido com base no pensamento de Charlot (2000), especialmente suas formulações sobre leitura positiva e fracasso escolar. A pesquisa teve como referência metodológica o Grupo Dialogal, que, em muitos aspectos, relaciona-se com o Grupo Focal Kincheloe e Berry (2007), atendendo às exigências éticas instituídas por pesquisadores brasileiros. Foram realizados cinco encontros ao longo de 14 meses. Os campos teóricos foram estruturados em torno dos temas os jovens e o saber, os sentidos do estudar e as práticas pedagógicas. Buscou-se compreender o estudante como sujeito de direito, como parte integrante de um processo e não como alguém que necessita da escola para “tornar-se alguém” (Garcia e Moreira, 2006).  Os resultados nos informam que todas as relações que estabelecem nas escolas são determinantes para suas aprendizagens e que vivenciam experiências contraditórias nas escolas, o que nos levou a questionar as relações entre ensinar e aprender. Estas contribuições foram examinadas em diálogo com Paro (2003) quando debate a naturalização do “fracasso escolar”, e Almeida (2012), que nos questiona quanto à valorização da dimensão pedagógica nas licenciaturas. O trabalho indica duas dimensões que nos desafiam na formação de professores: formar para escolas democráticas e formar professores para não naturalizar o fracasso escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-28T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/177
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177/283
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177/308
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 100-113
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 100-113
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 100-113
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 100-113
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453088665600