Aplicações Informáticas B: produção de conteúdos multimédia recorrendo à metodologia de aprendizagem baseada em projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Isabel Maria da Silva Brandão da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9526
Resumo: O presente documento procura documentar a experiência pedagógica vivida no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, no âmbito da prática de ensino supervisionada incluída no plano de estudos para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de acordo com a portaria nº 1189/2010, regulamentado pelo Despacho n.º 6278/2013 com as alterações introduzidas pelo aviso n.º 5823/2016. Sendo a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), adiante referida como estágio profissional ou estágio, uma componente fulcral do plano de estudos, tanto pelo seu peso curricular como pela experiência oferecida, tentei proporcionar e transmitir aos “meus” alunos um conjunto de conhecimentos, captando o seu interesse, evitando o simples despejar de conceitos e teorias. Assim, com este objetivo, desenvolveu-se um plano de trabalho, no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, versando os temas de imagem e vídeo, procurando fornecer aos alunos um conjunto de competências básicas, que lhes permitam explorar e aprofundar as aplicações disponíveis no mercado. Esta abordagem construtivista, está intimamente relacionada com o tipo de professora que me proponho ser ao longo da minha carreira docente e sobre a qual é feita a reflexão no presente documento. A professora que me proponho ser apresentase como uma mediadora, que recorre, sempre que possível, ao "aprender fazendo”, que está atenta, quer ao desenrolar das atividades, quer à forma como os alunos estão a aprender, se estão a aprender, se estão a enfrentar dificuldades, colocando-lhes perguntas que os orientem para uma resposta a essas dificuldades.
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