Pessoas divorciadas que voltaram a casar : problemática teológica e pastoral : do Sínodo de 1980 à Amoris Laetitia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Luís Miguel de Castro Larcher Castela dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25652
Resumo: Partindo da doutrina da indissolubilidade, houve um longo percurso no debate sobre o tema dos divorciados recasados. O que permitiu focalizar o tema, ter uma abordagem abrangente e centrada na pessoa, conciliar opiniões, avançar com novas propostas pastorais, desenvolver modelos de formação para os sacerdotes, equipas de casais e comunidades, aplicar processos de acompanhamento e discernimento dos casais, e introduzir alterações na disciplina da Igreja. Os Sínodos sobre a Família de 1980, 2014 e 2015 tiveram um grande impacto no interior da Igreja, com a criação de uma nova mentalidade e de novas atitudes. Lançaram novos desafios às comunidades, na missão de acompanhamento e integração destes fiéis, aos sacerdote que acompanham o processo de discernimento, para o eventual acesso aos sacramentos, e propuseram novos conceitos e uma nova linguagem. A Exortação Amoris Laetitia, acolhe os novos caminhos que partem da realidade concretas das famílias em situação de fragilidade, propondo uma nova abordagem: discernimento, acompanhamento, integração e reconciliação. Cada caso é um caso e o Papa Francisco, pela nota 351, defende que, em certos casos, poderia haver também a ajuda dos sacramentos, recordando que a Eucaristia “não é um prémio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos”. O Papa declarou a interpretação do Capítulo VIII da Amoris Laetitia, feita pelos bispos da Região de Buenos Aires, como Magistério Autêntico. Está dado o mote para a sua aplicação em todas as dioceses e definidos os critérios a serem utilizados no processo de discernimento e no acesso aos Sacramentos da Eucaristia e da Penitência.
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