O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Inês Anjos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/96182
Resumo: O presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado (PES), integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico), lecionado na Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este pretende refletir sobre o papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento global da criança, através de uma revisão literária, e a prática desenvolvida ao longo do ano, enquanto estagiária, numa escola de 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, analisando criticamente o trabalho desenvolvido a nível pedagógico. O trabalho é composto por quatro capítulos. O primeiro capítulo reflete o papel do professor, tanto como docente como no ensino da música, e apresenta uma contextualização e reflexão sobre o ensino da música desde a primeira infância ao 3º ciclo, finalizando com uma fundamentação teórica relativamente ao tema proposto. Seguidamente, é realizada a descrição do contexto onde foi realizado o estágio, bem como a apresentação do Projeto Educativo e Atividades Extracurriculares e da Sala de Educação Musical. No terceiro capítulo, é apresentado, de forma descritiva e refletiva, o trabalho realizado no âmbito da PES, ao longo do ano, através da descrição e análise das aulas observadas e lecionadas. Por fim, é apresentado um resumo do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito da unidade curricular Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (SOPES).
id RCAP_4e248649da521dc35c1be93a974f702f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/96182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criançaEducação musicalPrática Musical de ConjuntoEnvolvimentoCantarDesenvolvimentoMetodologias PedagógicasMusic EducationGroup Music PracticeInvolvementSingingDevelopmentPedagogical MethodologiesDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado (PES), integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico), lecionado na Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este pretende refletir sobre o papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento global da criança, através de uma revisão literária, e a prática desenvolvida ao longo do ano, enquanto estagiária, numa escola de 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, analisando criticamente o trabalho desenvolvido a nível pedagógico. O trabalho é composto por quatro capítulos. O primeiro capítulo reflete o papel do professor, tanto como docente como no ensino da música, e apresenta uma contextualização e reflexão sobre o ensino da música desde a primeira infância ao 3º ciclo, finalizando com uma fundamentação teórica relativamente ao tema proposto. Seguidamente, é realizada a descrição do contexto onde foi realizado o estágio, bem como a apresentação do Projeto Educativo e Atividades Extracurriculares e da Sala de Educação Musical. No terceiro capítulo, é apresentado, de forma descritiva e refletiva, o trabalho realizado no âmbito da PES, ao longo do ano, através da descrição e análise das aulas observadas e lecionadas. Por fim, é apresentado um resumo do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito da unidade curricular Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (SOPES).The present report is produced within Prática de Ensino Supervisionado (PES), course of the Master in Teaching Musical Education in Elementary Education (2nd level of Basic Education), lectured in Faculdade de Ciências Socias e Humanas of Universidade Nova de Lisboa. It aims to reflect upon the role of group music practice in children global development, through a literary review, and the practice developed throughout the year, while an intern, in a 2nd and 3rd level school of Basic Education, critically analyzing the work developed in a pedagogical level. This paper is composed by four chapters. The first chapter reflects on the role of a professor and presents a contextualization and reflection on the music teaching from early childhood to the 3rd level, ending with a theoretical foundation regarding the proposed theme. Next, is presented the description of the context where the internship took place, as well as the presentation of the Educational Project and Extracurricular Activities and Music classroom. In the third chapter, it is presented, in a reflective and descriptive way, the work made in the scope of the PES, throughout the year, through the description and analysis of the observed and taught classes. Finally, is presented a summary of the work developed during the tear within the course Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (SOPES).Nogueira, JoãoFigueiredo, IsabelRUNGraça, Inês Anjos2020-04-15T10:51:55Z2020-02-282020-04-152020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/96182TID:202455297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:43:51Zoai:run.unl.pt:10362/96182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:28.987489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
title O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
spellingShingle O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
Graça, Inês Anjos
Educação musical
Prática Musical de Conjunto
Envolvimento
Cantar
Desenvolvimento
Metodologias Pedagógicas
Music Education
Group Music Practice
Involvement
Singing
Development
Pedagogical Methodologies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
title_full O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
title_fullStr O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
title_full_unstemmed O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
title_sort O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
author Graça, Inês Anjos
author_facet Graça, Inês Anjos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
Figueiredo, Isabel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Inês Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática Musical de Conjunto
Envolvimento
Cantar
Desenvolvimento
Metodologias Pedagógicas
Music Education
Group Music Practice
Involvement
Singing
Development
Pedagogical Methodologies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Educação musical
Prática Musical de Conjunto
Envolvimento
Cantar
Desenvolvimento
Metodologias Pedagógicas
Music Education
Group Music Practice
Involvement
Singing
Development
Pedagogical Methodologies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado (PES), integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico), lecionado na Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este pretende refletir sobre o papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento global da criança, através de uma revisão literária, e a prática desenvolvida ao longo do ano, enquanto estagiária, numa escola de 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, analisando criticamente o trabalho desenvolvido a nível pedagógico. O trabalho é composto por quatro capítulos. O primeiro capítulo reflete o papel do professor, tanto como docente como no ensino da música, e apresenta uma contextualização e reflexão sobre o ensino da música desde a primeira infância ao 3º ciclo, finalizando com uma fundamentação teórica relativamente ao tema proposto. Seguidamente, é realizada a descrição do contexto onde foi realizado o estágio, bem como a apresentação do Projeto Educativo e Atividades Extracurriculares e da Sala de Educação Musical. No terceiro capítulo, é apresentado, de forma descritiva e refletiva, o trabalho realizado no âmbito da PES, ao longo do ano, através da descrição e análise das aulas observadas e lecionadas. Por fim, é apresentado um resumo do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito da unidade curricular Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (SOPES).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15T10:51:55Z
2020-02-28
2020-04-15
2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/96182
TID:202455297
url http://hdl.handle.net/10362/96182
identifier_str_mv TID:202455297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138001107812352