Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvelos, Rita Margarida da Glória
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6402
Resumo: O presente estudo tem como principal objectivo contribuir para o conhecimento de factores que podem afectar a eficácia da formação. Assim, após apresentar-se uma revisão bibliográfica aprofundada sobre esta temática, reforçou-se a importância de cinco factores, que na literatura, se demonstraram determinantes na avaliação da eficácia da formação e consequentemente da sua transferência para o local de trabalho – Percepção da validade do conteúdo; Design da transferência; Suporte Social; Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e Transferência positiva. Neste estudo participaram 202 colaboradores da Empresa AXA seguros Portugal, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, que tiveram formação nesta organização, e que ao responderem ao questionário de autopreenchimento proposto neste estudo, permitiram que, empiricamente, este evidencia-se a relação dos factores referidos anteriormente. Ou seja, a relação entre a Percepção da validade do conteúdo e o Design da transferência com a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem, sendo que nestas relações evidenciou-se também o papel mediador do Suporte Social; e a relação entre a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e a Transferência positiva. Os resultados obtidos através deste estudo permitem, assim, um enriquecimento da literatura e evidenciam estratégias que permitem aumentar a eficácia da formação nas organizações.
id RCAP_4e263c48c03d3f7c2045fa97d64f8315
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formaçãoAvaliaçãoFormaçãoEficáciaSuporte socialTrainingEvaluationEffectivenessSocial suportO presente estudo tem como principal objectivo contribuir para o conhecimento de factores que podem afectar a eficácia da formação. Assim, após apresentar-se uma revisão bibliográfica aprofundada sobre esta temática, reforçou-se a importância de cinco factores, que na literatura, se demonstraram determinantes na avaliação da eficácia da formação e consequentemente da sua transferência para o local de trabalho – Percepção da validade do conteúdo; Design da transferência; Suporte Social; Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e Transferência positiva. Neste estudo participaram 202 colaboradores da Empresa AXA seguros Portugal, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, que tiveram formação nesta organização, e que ao responderem ao questionário de autopreenchimento proposto neste estudo, permitiram que, empiricamente, este evidencia-se a relação dos factores referidos anteriormente. Ou seja, a relação entre a Percepção da validade do conteúdo e o Design da transferência com a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem, sendo que nestas relações evidenciou-se também o papel mediador do Suporte Social; e a relação entre a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e a Transferência positiva. Os resultados obtidos através deste estudo permitem, assim, um enriquecimento da literatura e evidenciam estratégias que permitem aumentar a eficácia da formação nas organizações.The present study has as main objective to contribute to the knowledge of factors that may affect the effectiveness of training. Thus, after presenting a thorough review of the literature on this subject, it was reinforced the importance of five factors, which in the literature proved to be crucial in assessing the effectiveness of training and hence its transfer to the workplace - Perception of the content validity, Transfer design, Social Support, Motivation to improve work through learning and positive transfer. This study involved 202 employees of the insurance company AXA Portugal, of both sexes and aged between 18 and 60, who had training in this organization and who responded to a self-report questionnaire proposed, which allowed that the study, empirically, shows the relationship of the factors mentioned above. That is the relationship between the perception of the validity of the content and transfer design with the motivation to improve work through learning. This relationship also demonstrates the mediating role of social support and the relationship between motivation to improve work through learning and positive transfer. Thusly, the results obtained in this study allow an enrichment of the literature and evidence strategies to increase the effectiveness of training in organizations.2014-02-06T17:43:02Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6402porAlvelos, Rita Margarida da Glóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:20.548734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
title Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
spellingShingle Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
Alvelos, Rita Margarida da Glória
Avaliação
Formação
Eficácia
Suporte social
Training
Evaluation
Effectiveness
Social suport
title_short Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
title_full Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
title_fullStr Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
title_full_unstemmed Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
title_sort Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
author Alvelos, Rita Margarida da Glória
author_facet Alvelos, Rita Margarida da Glória
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvelos, Rita Margarida da Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Formação
Eficácia
Suporte social
Training
Evaluation
Effectiveness
Social suport
topic Avaliação
Formação
Eficácia
Suporte social
Training
Evaluation
Effectiveness
Social suport
description O presente estudo tem como principal objectivo contribuir para o conhecimento de factores que podem afectar a eficácia da formação. Assim, após apresentar-se uma revisão bibliográfica aprofundada sobre esta temática, reforçou-se a importância de cinco factores, que na literatura, se demonstraram determinantes na avaliação da eficácia da formação e consequentemente da sua transferência para o local de trabalho – Percepção da validade do conteúdo; Design da transferência; Suporte Social; Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e Transferência positiva. Neste estudo participaram 202 colaboradores da Empresa AXA seguros Portugal, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, que tiveram formação nesta organização, e que ao responderem ao questionário de autopreenchimento proposto neste estudo, permitiram que, empiricamente, este evidencia-se a relação dos factores referidos anteriormente. Ou seja, a relação entre a Percepção da validade do conteúdo e o Design da transferência com a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem, sendo que nestas relações evidenciou-se também o papel mediador do Suporte Social; e a relação entre a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e a Transferência positiva. Os resultados obtidos através deste estudo permitem, assim, um enriquecimento da literatura e evidenciam estratégias que permitem aumentar a eficácia da formação nas organizações.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-10
2014-02-06T17:43:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6402
url http://hdl.handle.net/10071/6402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134763692326912