Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6402 |
Resumo: | O presente estudo tem como principal objectivo contribuir para o conhecimento de factores que podem afectar a eficácia da formação. Assim, após apresentar-se uma revisão bibliográfica aprofundada sobre esta temática, reforçou-se a importância de cinco factores, que na literatura, se demonstraram determinantes na avaliação da eficácia da formação e consequentemente da sua transferência para o local de trabalho – Percepção da validade do conteúdo; Design da transferência; Suporte Social; Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e Transferência positiva. Neste estudo participaram 202 colaboradores da Empresa AXA seguros Portugal, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, que tiveram formação nesta organização, e que ao responderem ao questionário de autopreenchimento proposto neste estudo, permitiram que, empiricamente, este evidencia-se a relação dos factores referidos anteriormente. Ou seja, a relação entre a Percepção da validade do conteúdo e o Design da transferência com a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem, sendo que nestas relações evidenciou-se também o papel mediador do Suporte Social; e a relação entre a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e a Transferência positiva. Os resultados obtidos através deste estudo permitem, assim, um enriquecimento da literatura e evidenciam estratégias que permitem aumentar a eficácia da formação nas organizações. |
id |
RCAP_4e263c48c03d3f7c2045fa97d64f8315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6402 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formaçãoAvaliaçãoFormaçãoEficáciaSuporte socialTrainingEvaluationEffectivenessSocial suportO presente estudo tem como principal objectivo contribuir para o conhecimento de factores que podem afectar a eficácia da formação. Assim, após apresentar-se uma revisão bibliográfica aprofundada sobre esta temática, reforçou-se a importância de cinco factores, que na literatura, se demonstraram determinantes na avaliação da eficácia da formação e consequentemente da sua transferência para o local de trabalho – Percepção da validade do conteúdo; Design da transferência; Suporte Social; Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e Transferência positiva. Neste estudo participaram 202 colaboradores da Empresa AXA seguros Portugal, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, que tiveram formação nesta organização, e que ao responderem ao questionário de autopreenchimento proposto neste estudo, permitiram que, empiricamente, este evidencia-se a relação dos factores referidos anteriormente. Ou seja, a relação entre a Percepção da validade do conteúdo e o Design da transferência com a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem, sendo que nestas relações evidenciou-se também o papel mediador do Suporte Social; e a relação entre a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e a Transferência positiva. Os resultados obtidos através deste estudo permitem, assim, um enriquecimento da literatura e evidenciam estratégias que permitem aumentar a eficácia da formação nas organizações.The present study has as main objective to contribute to the knowledge of factors that may affect the effectiveness of training. Thus, after presenting a thorough review of the literature on this subject, it was reinforced the importance of five factors, which in the literature proved to be crucial in assessing the effectiveness of training and hence its transfer to the workplace - Perception of the content validity, Transfer design, Social Support, Motivation to improve work through learning and positive transfer. This study involved 202 employees of the insurance company AXA Portugal, of both sexes and aged between 18 and 60, who had training in this organization and who responded to a self-report questionnaire proposed, which allowed that the study, empirically, shows the relationship of the factors mentioned above. That is the relationship between the perception of the validity of the content and transfer design with the motivation to improve work through learning. This relationship also demonstrates the mediating role of social support and the relationship between motivation to improve work through learning and positive transfer. Thusly, the results obtained in this study allow an enrichment of the literature and evidence strategies to increase the effectiveness of training in organizations.2014-02-06T17:43:02Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6402porAlvelos, Rita Margarida da Glóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:20.548734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação |
title |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação |
spellingShingle |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação Alvelos, Rita Margarida da Glória Avaliação Formação Eficácia Suporte social Training Evaluation Effectiveness Social suport |
title_short |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação |
title_full |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação |
title_fullStr |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação |
title_full_unstemmed |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação |
title_sort |
Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação |
author |
Alvelos, Rita Margarida da Glória |
author_facet |
Alvelos, Rita Margarida da Glória |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvelos, Rita Margarida da Glória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Formação Eficácia Suporte social Training Evaluation Effectiveness Social suport |
topic |
Avaliação Formação Eficácia Suporte social Training Evaluation Effectiveness Social suport |
description |
O presente estudo tem como principal objectivo contribuir para o conhecimento de factores que podem afectar a eficácia da formação. Assim, após apresentar-se uma revisão bibliográfica aprofundada sobre esta temática, reforçou-se a importância de cinco factores, que na literatura, se demonstraram determinantes na avaliação da eficácia da formação e consequentemente da sua transferência para o local de trabalho – Percepção da validade do conteúdo; Design da transferência; Suporte Social; Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e Transferência positiva. Neste estudo participaram 202 colaboradores da Empresa AXA seguros Portugal, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, que tiveram formação nesta organização, e que ao responderem ao questionário de autopreenchimento proposto neste estudo, permitiram que, empiricamente, este evidencia-se a relação dos factores referidos anteriormente. Ou seja, a relação entre a Percepção da validade do conteúdo e o Design da transferência com a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem, sendo que nestas relações evidenciou-se também o papel mediador do Suporte Social; e a relação entre a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e a Transferência positiva. Os resultados obtidos através deste estudo permitem, assim, um enriquecimento da literatura e evidenciam estratégias que permitem aumentar a eficácia da formação nas organizações. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2012-10 2014-02-06T17:43:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/6402 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/6402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134763692326912 |