A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.375 |
Resumo: | O presente trabalho gira em torno do conceito de percepção expresso nas obras de Merleau-Ponty e seus possíveis significados para a educação ambiental. Vários estudos no campo da educação ambiental têm envolvido o conceito de percepção por tomarem como base o fenômeno da percepção ambiental. Muitos destes estudos, no entanto, se resumem a levantamentos conceituais a respeito de problemas ambientais, deixando de considerar a complexidade do fenômeno da percepção. Embora muitos deles tomem como base teórica a fenomenologia, parece que as aproximações são feitas mais por semelhanças de idéias especulativas do que de clareza de fundamentos. Nesse sentido, o presente texto pretende ser a explanação de caminhos percorridos pela Fenomenologia da percepção e por obras estéticas de Merleau-Ponty, com o objetivo de elucidar possíveis desdobramentos para os estudos sobre percepção ambiental no campo e para uma revisão dos desafios da educação ambiental na atualidade. |
id |
RCAP_4e33f935c32f9d042484096ce89c93fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/375 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambientalNúmero 11 - Pesquisas em educação ambiental distantes do que se denomina “ciência normal”.O presente trabalho gira em torno do conceito de percepção expresso nas obras de Merleau-Ponty e seus possíveis significados para a educação ambiental. Vários estudos no campo da educação ambiental têm envolvido o conceito de percepção por tomarem como base o fenômeno da percepção ambiental. Muitos destes estudos, no entanto, se resumem a levantamentos conceituais a respeito de problemas ambientais, deixando de considerar a complexidade do fenômeno da percepção. Embora muitos deles tomem como base teórica a fenomenologia, parece que as aproximações são feitas mais por semelhanças de idéias especulativas do que de clareza de fundamentos. Nesse sentido, o presente texto pretende ser a explanação de caminhos percorridos pela Fenomenologia da percepção e por obras estéticas de Merleau-Ponty, com o objetivo de elucidar possíveis desdobramentos para os estudos sobre percepção ambiental no campo e para uma revisão dos desafios da educação ambiental na atualidade.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.375por1646-2335Marin, Andreia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:36.150692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental |
title |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental |
spellingShingle |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental Marin, Andreia Aparecida Número 11 - Pesquisas em educação ambiental distantes do que se denomina “ciência normal”. |
title_short |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental |
title_full |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental |
title_fullStr |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental |
title_full_unstemmed |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental |
title_sort |
A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental |
author |
Marin, Andreia Aparecida |
author_facet |
Marin, Andreia Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Andreia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 11 - Pesquisas em educação ambiental distantes do que se denomina “ciência normal”. |
topic |
Número 11 - Pesquisas em educação ambiental distantes do que se denomina “ciência normal”. |
description |
O presente trabalho gira em torno do conceito de percepção expresso nas obras de Merleau-Ponty e seus possíveis significados para a educação ambiental. Vários estudos no campo da educação ambiental têm envolvido o conceito de percepção por tomarem como base o fenômeno da percepção ambiental. Muitos destes estudos, no entanto, se resumem a levantamentos conceituais a respeito de problemas ambientais, deixando de considerar a complexidade do fenômeno da percepção. Embora muitos deles tomem como base teórica a fenomenologia, parece que as aproximações são feitas mais por semelhanças de idéias especulativas do que de clareza de fundamentos. Nesse sentido, o presente texto pretende ser a explanação de caminhos percorridos pela Fenomenologia da percepção e por obras estéticas de Merleau-Ponty, com o objetivo de elucidar possíveis desdobramentos para os estudos sobre percepção ambiental no campo e para uma revisão dos desafios da educação ambiental na atualidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.375 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130947290923008 |