A casa modular vista na perspetiva do engenheiro mecânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Mafalda Xavier
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16421
Resumo: A construção pré-fabricada em si remonta a 1624, quando uma casa desmontada foi enviada de Inglaterra para Cape Ann, em Massachusetts, de modo a abrigar uma frota de pesca utilizando técnicas inglesas de construção, familiar aos colonos que haviam acabado de chegar à América. Desde então existiu uma grande evolução desde as casas pré-fabricadas até às casas modulares. No entanto, apesar dos inúmeros desenvolvimentos registados, a grande maioria das casas modulares ainda baseiam o seu processo de fabrico e montagem num processo centrado no projeto, onde prevalece o desenvolvimento, construção e montagem baseados nos princípios da construção civil, onde cada casa é um caso. Sabe-se também que uma das limitações deste tipo de construção é o tamanho dos módulos e as limitações do peso com base no método de envio, onde as poupanças acumuladas desde o processo de fabrico são muitas vezes descompensadas pelos custos do transporte. O principal objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um módulo habitacional unifamiliar e sua otimização, aplicando ferramentas da engenharia mecânica, nomeadamente, na área do desenvolvimento do produto e da térmica de edifícios, tendo-se conciliado estas duas vertentes. Após uma análise bibliográfica optou-se por estruturas em painel que fossem modulares e fáceis de transportar em camião, reboque ou contentor marítimo e que fossem também fáceis de montar no local de montagem. Paralelamente foi feito um estudo para cinco climas diferentes, tendo-se efetuado simulação dinâmica de edifícios de modo a apurar as melhores soluções construtivas ao nível da envolvente opaca, envidraçados e mecanismos de sombreamento, tendo resultado em cinco produtos modulares e diferentes entre si. Com recurso à simulação dinâmica de edifícios foi possível obter casas modulares que cumprem com os níveis de conforto térmico adequados durante todo o ano. Foi também possível concluir que ao nível da eficiência energética, a única solução que cumpriu com as metas para ser considerada uma Casa Passiva foi a solução para o clima Dfb. Para o clima BSk a solução aproxima-se das metas. Para climas quentes e húmidos como é o caso dos climas Aw e Am as soluções ficaram longe de atingir valores de consumo energético pretendidos.
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Sabe-se também que uma das limitações deste tipo de construção é o tamanho dos módulos e as limitações do peso com base no método de envio, onde as poupanças acumuladas desde o processo de fabrico são muitas vezes descompensadas pelos custos do transporte. O principal objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um módulo habitacional unifamiliar e sua otimização, aplicando ferramentas da engenharia mecânica, nomeadamente, na área do desenvolvimento do produto e da térmica de edifícios, tendo-se conciliado estas duas vertentes. Após uma análise bibliográfica optou-se por estruturas em painel que fossem modulares e fáceis de transportar em camião, reboque ou contentor marítimo e que fossem também fáceis de montar no local de montagem. Paralelamente foi feito um estudo para cinco climas diferentes, tendo-se efetuado simulação dinâmica de edifícios de modo a apurar as melhores soluções construtivas ao nível da envolvente opaca, envidraçados e mecanismos de sombreamento, tendo resultado em cinco produtos modulares e diferentes entre si. Com recurso à simulação dinâmica de edifícios foi possível obter casas modulares que cumprem com os níveis de conforto térmico adequados durante todo o ano. Foi também possível concluir que ao nível da eficiência energética, a única solução que cumpriu com as metas para ser considerada uma Casa Passiva foi a solução para o clima Dfb. Para o clima BSk a solução aproxima-se das metas. Para climas quentes e húmidos como é o caso dos climas Aw e Am as soluções ficaram longe de atingir valores de consumo energético pretendidos.The prefabricated construction itself dates back to 1624, when an disassembled house was sent from England to Cape Ann in Massachusetts in order to shelter a fishing fleet using English construction techniques, familiar to the settlers who had just arrived to America. Since then there has been a major evolution from the pre-fabricated houses to the modular houses. However, despite the numerous developments, the vast majority of modular houses still base their manufacturing process and assembly in a process-centered design where development, construction and assembly prevails, based on the principles of construction, in which every house is a particular case. It is also known that one of the limitations of this type of construction is the size of the modules and weight limitations based on shipping method, where accumulated savings from the manufacturing process are often uncompensated by shipping costs. The main objective of this project was the development of a single-family housing module and its optimization by applying mechanical engineering tools, namely in the product development and thermal buildings fields, having been reconciled these two aspects. After a literature review the chosen solution was panel structures that were modular and easy to transport in truck, trailer or shipping container and they were also easy to assemble at the assembly site. Furthermore, a study was done for five different climates, in which dynamic simulation was done in order to determine the best design solutions in terms of opaque envelope, glazing and shading mechanisms, resulting in five modular products, different from each other. By using the dynamic simulation of buildings it was possible to obtain modular houses that meet the appropriate levels of thermal comfort throughout the year. It was also concluded that at the level of energy efficiency, the only solution that met the goals to be considered a Passive House was the solution to the Dfb climate. For the BSk climate the solution approaches the goals. For hot and humid climates such as Aw and Am climates, the solutions were far from reaching the desired energy consumption.Universidade de Aveiro2016-12-06T16:34:44Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16421TID:201583763porVarela, Mafalda Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:42Zoai:ria.ua.pt:10773/16421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:33.918914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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