Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Luísa
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2705
Resumo: Neste trabalho, a autora estabelece dois objectivos. Por um lado, apresentar um breve historial dos principais procedimentos de treino ou aconselhamento parental, assim como conclusões mais significativas do estudo desenvolvimentista das crenças de pais. Por outro lado, definir um modelo alternativo, de cariz construtivista e dialéctico, visando o desenvolvimento das crenças ou significações parentais, subjacentes a acções educacionais adaptativas e eficazes.
id RCAP_4e3b0354828816ffe6d8300f9aebc35b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentaisNeste trabalho, a autora estabelece dois objectivos. Por um lado, apresentar um breve historial dos principais procedimentos de treino ou aconselhamento parental, assim como conclusões mais significativas do estudo desenvolvimentista das crenças de pais. Por outro lado, definir um modelo alternativo, de cariz construtivista e dialéctico, visando o desenvolvimento das crenças ou significações parentais, subjacentes a acções educacionais adaptativas e eficazes.ABSTRACT: In this article the author follows two goals. On one side, to present a brief history of the main procedures of parent training and counseling, as well as the conclusions of the most relevant developmental research on parent beliefs. On the other side, to define as alternative, a constructivist and diaiecticai model, aiming at the development of parent beliefs and meanings, underlying adaptative and effective educational atitudes.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPABarros, Luísa2014-03-15T14:04:14Z1992-01-01T00:00:00Z1992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2705porAnálise Psicológica, 10, 5-170870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:39.661498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
title Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
spellingShingle Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
Barros, Luísa
title_short Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
title_full Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
title_fullStr Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
title_full_unstemmed Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
title_sort Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
author Barros, Luísa
author_facet Barros, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Luísa
description Neste trabalho, a autora estabelece dois objectivos. Por um lado, apresentar um breve historial dos principais procedimentos de treino ou aconselhamento parental, assim como conclusões mais significativas do estudo desenvolvimentista das crenças de pais. Por outro lado, definir um modelo alternativo, de cariz construtivista e dialéctico, visando o desenvolvimento das crenças ou significações parentais, subjacentes a acções educacionais adaptativas e eficazes.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-01-01T00:00:00Z
1992-01-01T00:00:00Z
2014-03-15T14:04:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2705
url http://hdl.handle.net/10400.12/2705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 10, 5-17
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130067600670720