Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2705 |
Resumo: | Neste trabalho, a autora estabelece dois objectivos. Por um lado, apresentar um breve historial dos principais procedimentos de treino ou aconselhamento parental, assim como conclusões mais significativas do estudo desenvolvimentista das crenças de pais. Por outro lado, definir um modelo alternativo, de cariz construtivista e dialéctico, visando o desenvolvimento das crenças ou significações parentais, subjacentes a acções educacionais adaptativas e eficazes. |
id |
RCAP_4e3b0354828816ffe6d8300f9aebc35b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentaisNeste trabalho, a autora estabelece dois objectivos. Por um lado, apresentar um breve historial dos principais procedimentos de treino ou aconselhamento parental, assim como conclusões mais significativas do estudo desenvolvimentista das crenças de pais. Por outro lado, definir um modelo alternativo, de cariz construtivista e dialéctico, visando o desenvolvimento das crenças ou significações parentais, subjacentes a acções educacionais adaptativas e eficazes.ABSTRACT: In this article the author follows two goals. On one side, to present a brief history of the main procedures of parent training and counseling, as well as the conclusions of the most relevant developmental research on parent beliefs. On the other side, to define as alternative, a constructivist and diaiecticai model, aiming at the development of parent beliefs and meanings, underlying adaptative and effective educational atitudes.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPABarros, Luísa2014-03-15T14:04:14Z1992-01-01T00:00:00Z1992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2705porAnálise Psicológica, 10, 5-170870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:39.661498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais |
title |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais |
spellingShingle |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais Barros, Luísa |
title_short |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais |
title_full |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais |
title_fullStr |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais |
title_full_unstemmed |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais |
title_sort |
Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentais |
author |
Barros, Luísa |
author_facet |
Barros, Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Luísa |
description |
Neste trabalho, a autora estabelece dois objectivos. Por um lado, apresentar um breve historial dos principais procedimentos de treino ou aconselhamento parental, assim como conclusões mais significativas do estudo desenvolvimentista das crenças de pais. Por outro lado, definir um modelo alternativo, de cariz construtivista e dialéctico, visando o desenvolvimento das crenças ou significações parentais, subjacentes a acções educacionais adaptativas e eficazes. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-01-01T00:00:00Z 1992-01-01T00:00:00Z 2014-03-15T14:04:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2705 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 10, 5-17 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130067600670720 |