A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Maria Alexandra Gago da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Carlos Louzeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10768
Resumo: Durante o reinado de D. João V, as festividades relacionadas com o modelo processional atingiram um esplendor inusitado que, associado às manifestações da arte efémera, muito contribuiu para a formulação global que esta estética pretendia. Reveste-se por isso de singular importância o conjunto cerâmico reproduzindo o desfile solene da tomada de posse do Papa Inocêncio XIII em Roma, inserido nos ciclos azulejares do terraço dos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora. Tratando-se de uma manifestação exclusiva das práticas e ritos cerimoniais romanos2 (a Cavalcata di Possesso), a sua transposição para o meio português, veiculada por uma disciplina artística tão representativa como o azulejo narrativo a azul e branco, significava a exaltação das possibilidades da Festa barroca, a par da sua concretização em ambiente português. Tendo passado quase despercebida a existência deste núcleo, mencionado por José Queirós (1856-1920) e João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) — este no seu Corpus sobre a Azulejaria Portuguesa do século XVIII —, temos vindo sobre ele a desenvolver uma investigação que nos permitiu identificar já as fontes gráficas e a provável autoria da sua execução, para além das riquíssimas implicações e cruzamentos culturais entre o barroco romano e a conjuntura artística portuguesa.
id RCAP_4e4af5406da8c842a2ea92dc52918a83
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent XFesta BarrocaCavalcata di possessoAzulejoMosteiro de São Vicente de ForaBaroque feastAzulejo (glazed tile)Monastery of São Vicente de ForaDurante o reinado de D. João V, as festividades relacionadas com o modelo processional atingiram um esplendor inusitado que, associado às manifestações da arte efémera, muito contribuiu para a formulação global que esta estética pretendia. Reveste-se por isso de singular importância o conjunto cerâmico reproduzindo o desfile solene da tomada de posse do Papa Inocêncio XIII em Roma, inserido nos ciclos azulejares do terraço dos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora. Tratando-se de uma manifestação exclusiva das práticas e ritos cerimoniais romanos2 (a Cavalcata di Possesso), a sua transposição para o meio português, veiculada por uma disciplina artística tão representativa como o azulejo narrativo a azul e branco, significava a exaltação das possibilidades da Festa barroca, a par da sua concretização em ambiente português. Tendo passado quase despercebida a existência deste núcleo, mencionado por José Queirós (1856-1920) e João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) — este no seu Corpus sobre a Azulejaria Portuguesa do século XVIII —, temos vindo sobre ele a desenvolver uma investigação que nos permitiu identificar já as fontes gráficas e a provável autoria da sua execução, para além das riquíssimas implicações e cruzamentos culturais entre o barroco romano e a conjuntura artística portuguesa.During the reign of King John V, and considering the Baroque context, the festivities related to the processional model reached an unusual splendour. Such splendour, associated to ephemeral art forms, greatly contributed to the overall formulation envisaged by this kind of aesthetic. The case of the procession of Corpus Christi, which has already been studied in this context, is perhaps the most representative of this trend, along with the artistic patterns it is based on within the religious domain. The ceramic panel reproducing the solemn parade of the inauguration of Pope Innocent XIII, in Rome, is therefore particularly important. This panel is part in the azulejo cycles found on the terrace of the cloisters of the monastery of São Vicente de Fora a visual document based on a specific celebration of Papal Rome, the main reference of King John V pomp. Since it amounts to an exclusive demonstration of Roman practices and ceremonial rites (the Cavalcata di Possesso), its transposition to the Portuguese context, conveyed by an art form as representative as blue and white azulejos, meant the exaltation of the possibilities of the Baroque feast and its reenactment in the Portuguese context. The existence of this tile panel has gone almost unnoticed, although briefly mentioned by José Queirós [1856-1920] and João Miguel dos Santos Simões [1907-1972] in his Corpus of 18th century Portuguese Azulejos. The research we have been developing has already allowed us to identify the decoration’s graphic sources and its likely authorship, as well as the very rich implications and cultural exchanges between the Roman Baroque and the Portuguese artistic environment. Considering the Lisbon of that time, where the Patriarch acted as the Supreme Pontiff, the inauguration parade of the former nuncio to the Portuguese court, now Pope Innocent XIII (1655-1724), was an event of the highest aesthetic, cultural, political and religious significance. An artistic fact inseparable from the notion of Baroque feast.Instituto de História da Arte da Universidade Nova de LisboaRepositório AbertoCâmara, Maria Alexandra Gago daMoura, Carlos Louzeiro2021-05-27T10:32:53Z2021-05-262021-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10768engCÂMARA, Maria Alexandra Trindade Gago da, e Carlos Louzeiro Moura. “A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon. The Tile Panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X. In International Congress – Baroque Festivals Between the Sacred and the Profane, Revista de História de Arte, Instituto de História de Arte, Lisboa, 2021, pp 13-24info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:36:50Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:18.660201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X
title A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X
spellingShingle A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X
Câmara, Maria Alexandra Gago da
Festa Barroca
Cavalcata di possesso
Azulejo
Mosteiro de São Vicente de Fora
Baroque feast
Azulejo (glazed tile)
Monastery of São Vicente de Fora
title_short A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X
title_full A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X
title_fullStr A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X
title_full_unstemmed A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X
title_sort A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon: the tile panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X
author Câmara, Maria Alexandra Gago da
author_facet Câmara, Maria Alexandra Gago da
Moura, Carlos Louzeiro
author_role author
author2 Moura, Carlos Louzeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Maria Alexandra Gago da
Moura, Carlos Louzeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Festa Barroca
Cavalcata di possesso
Azulejo
Mosteiro de São Vicente de Fora
Baroque feast
Azulejo (glazed tile)
Monastery of São Vicente de Fora
topic Festa Barroca
Cavalcata di possesso
Azulejo
Mosteiro de São Vicente de Fora
Baroque feast
Azulejo (glazed tile)
Monastery of São Vicente de Fora
description Durante o reinado de D. João V, as festividades relacionadas com o modelo processional atingiram um esplendor inusitado que, associado às manifestações da arte efémera, muito contribuiu para a formulação global que esta estética pretendia. Reveste-se por isso de singular importância o conjunto cerâmico reproduzindo o desfile solene da tomada de posse do Papa Inocêncio XIII em Roma, inserido nos ciclos azulejares do terraço dos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora. Tratando-se de uma manifestação exclusiva das práticas e ritos cerimoniais romanos2 (a Cavalcata di Possesso), a sua transposição para o meio português, veiculada por uma disciplina artística tão representativa como o azulejo narrativo a azul e branco, significava a exaltação das possibilidades da Festa barroca, a par da sua concretização em ambiente português. Tendo passado quase despercebida a existência deste núcleo, mencionado por José Queirós (1856-1920) e João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) — este no seu Corpus sobre a Azulejaria Portuguesa do século XVIII —, temos vindo sobre ele a desenvolver uma investigação que nos permitiu identificar já as fontes gráficas e a provável autoria da sua execução, para além das riquíssimas implicações e cruzamentos culturais entre o barroco romano e a conjuntura artística portuguesa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27T10:32:53Z
2021-05-26
2021-05-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10768
url http://hdl.handle.net/10400.2/10768
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv CÂMARA, Maria Alexandra Trindade Gago da, e Carlos Louzeiro Moura. “A Roman model of the Baroque Festival in Lisbon. The Tile Panel of the Monastery of São Vicente de Fora and the Cavalcata di Posssesso of Pope Innocent X. In International Congress – Baroque Festivals Between the Sacred and the Profane, Revista de História de Arte, Instituto de História de Arte, Lisboa, 2021, pp 13-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135090442240000