Cyberbullying, adição à internet, personalidade e sintomatologia psicopatológica em adolescentes e jovens adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Teresa Portilho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11021
Resumo: A evolução tecnológica e os novos dispositivos de comunicação são positivos, mas são também uma preocupação em termos de exposição e desenvolvimento de comportamentos de risco associados ao seu uso, tais como: adição à Internet e cyberbullying. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a adição à Internet (medida através do Internet Addiction Test- IAT), a vitimização por cyberbullying (medido através do Cybervictimization Questionnaire- CYVIC) e agressão por cyberbullying (medido através do Cyber-aggression Questionnaire- CYBA). A amostra foi constituída por 553 adolescentes e jovens adultos, com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos. Observamos que 82.2% dos participantes apresenta adição leve a moderada à Internet. Os resultados sugerem diferenças ao nível das idades, sendo os adolescentes o grupo etário mais envolvido em cibervitimização. Explorou-se também a existência de diferenças na frequência de uso da Internet em relação ao uso adicto da Internet, verificando-se que mais horas de utilização diária da Internet estão relacionadas com o uso adicto à mesma. Foi, possível, ainda, apurar que a adição à Internet está positivamente associada à cibervitimização e à ciberagressão e, ainda, foi constatada uma associação positiva entre a cibervitimização e a ciberagressão. Por último, os resultados sugerem um efeito preditor da adição à Internet sobre as duas formas de cyberbullying (vitimização e agressão). Verificou-se que a adição à Internet é uma problemática com associações ao cyberbullying, destacando a necessidade de maior atenção por parte dos profissionais de saúde relativamente às problemáticas que surgem no mundo virtual.
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