Aprendizaje colaborativo y formación de asesores en matemáticas: Análisis de un caso
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22804 |
Resumo: | Neste estudo analisamos como professores do ensino primário atribuem sentido à informação procedente da àrea da Didáctica da Matemática num curso de orientadores, quando envolvidos num ambiente de aprendizagem interactiva. Este ambiente articula-se em torno da reflexão sobre um problema profissional e mediante a participação em debates virtuais e presenciais. Os problemas profissionais em que incidiu a reflexão foram: diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino primário e planificar uma intervenção focando o ensino do algoritmo da divisão tendo em conta as causas dessas dificuldades. Os resultados obtidos indicam que os professores fazem um uso progressivo da informação teórica sobre a aprendizagem matemática quando descrevem e justificam as dificuldades que os alunos têm com esse algoritmo. Neste contexto, a construção do conhecimento profissional evidencia-se pelo modo como os professores negociavam o significado das ideias teórias e o modo como relacionavam as diferentes ideias para explicar as dificuldades dos alunos. Uma implicação destes resultados é que a interacção colaborativa entre professores na resolução de problemas profissionais é um apoio à operacionalização das ideias teóricas e à sua aprendizagem. |
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Aprendizaje colaborativo y formación de asesores en matemáticas: Análisis de un casoAprendizaje colaborativo y formación de asesores en matemáticas: Análisis de un casoArtigosNeste estudo analisamos como professores do ensino primário atribuem sentido à informação procedente da àrea da Didáctica da Matemática num curso de orientadores, quando envolvidos num ambiente de aprendizagem interactiva. Este ambiente articula-se em torno da reflexão sobre um problema profissional e mediante a participação em debates virtuais e presenciais. Os problemas profissionais em que incidiu a reflexão foram: diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino primário e planificar uma intervenção focando o ensino do algoritmo da divisão tendo em conta as causas dessas dificuldades. Os resultados obtidos indicam que os professores fazem um uso progressivo da informação teórica sobre a aprendizagem matemática quando descrevem e justificam as dificuldades que os alunos têm com esse algoritmo. Neste contexto, a construção do conhecimento profissional evidencia-se pelo modo como os professores negociavam o significado das ideias teórias e o modo como relacionavam as diferentes ideias para explicar as dificuldades dos alunos. Uma implicação destes resultados é que a interacção colaborativa entre professores na resolução de problemas profissionais é um apoio à operacionalização das ideias teóricas e à sua aprendizagem.This study analyses how primary teachers making sense the information from Didactics of Mathematics as a evidence of the building professional knowledge. 65 primary teachers enrolled in a professional program of education leader training participated in an interactive learning environment designed in the mathematics education subject. An goal of the learning environment was to solve professional problems using online discussions and face-to face debates. The professional problems used in the interactive learning environment were to diagnostic primary students’ learning difficulties and to design an instructional intervention focused on the teaching of the division algorithm taking in account the origin of primary students’ difficulties. The findings indicate primary teachers were able to use progressively the information on how primary students come to understand the ten-based numeration system when noticing and interpreting the difficulties of primary students about algorithm of division. In this context, building professional knowledge was evidenced by the way in which primary teachers interacting when negotiating the meanings of theoretical information and connected these ideas to justify their interpretations of primary students’ difficulties. This findings suggest that collaborative interaction among primary teachers when solving professional problems supported the instrumentalization of theoretical ideas and so their learningAPM - Associação de Professores de Matemática2006-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22804por2183-28380872-3915Rey, CarolinaPenalva, CarmenLlinares, Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.150459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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